... já tô me perdendo nos tópicos... fiz uma tabela de passos do AC, e não estou localizando...
Bom, levantei as tensões e etapas do arrefecimento normal....
1-Liga com 1,6V, as duas ventoinhas em série (veloc. baixa ou 1ª velocidade)
2-Ventoinha 2, liga na velocidade alta com 1,45V...1 ou 2 segundos depois liga a ventoinha 1, também na velocidade alta.
3-O sistema vai refrigerando e a tensão volta a aumentar...
4-As ventoinhas voltam a velocidade 1 ou baixa, quando a tensão atinge 1,61V.
5-As ventoinhas desligam quando a tensão chega a 1,80V.
O teste foi feito colocando-se um potenciômetro (linear de fio, de 500Ohm), no lugar do sensor e simulando a variação de tensão que ele provoca quando varia sua resistência de frio (resistência maior), para quente (resistência menor), e retornando a frio, isto com o motor ligado e em ML.
De princípio reparei que o ventilador maior (de dentro do baú ou nr. 2 no esquema), não ligava de forma efetiva e constante, ou seja, nem sempre quando a tensão chegava a 1,45V...
motivo: sujeira em seu contato, após limpo (com grande dificuldade pois o mesmo fica obstruído pela sua forma de construção), o sistema funcionou perfeitamente em todas as variações feitas.
Este problema pode explicar o motivo pelo qual meu motor ficava muito tempo pra baixar a temperatura, isto antes de eu colocar o kit verão, pois só existia a velocidade alta na ventoinha menor (1 no esquema)...
A Delphi, ainda não me retornou o questionamento dos sensores e como tenho um termômetro digital a Laser, verei a temperatura do motor (carcaça região do cabeçote), embora que o alumínio seja um bom condutor de calor, não sei se obterei precisão, pois o termômetro tem umas especificações de área para fornecer a temperatura mais exata...
Abre aspas... ontem quando fui comprar os componentes (potenciômetros e resistores), me encantei com um medidor digital da Minipa ET-2042D, bem mais funcional que o atual (legítimo xing-ling, de mais de 15 anos... Yo Fong), o Minipa, mede frequência, capacitância e temperatura com um termo-par...estas facilidades adicionais, o torna mais propício ao ambiente automotivo...mas enquanto eu estava lendo o manual, esqueci que as pontas de prova estavam ligadas na tomada (estava conferindo a tensão e a frequência da rede), e virei a chave ...resultado: pifou algumas leituras e hoje de manhã já está na ass. técnica...
fecha aspas.
Vou almoçar agora e em seguida tentarei enganar a ECU, para ligar com uma temperatura menor...