Eu, mesmo sem ainda abrir o 2º cebolão, estava convicto de que a qualidade do plástico foi também o causador do 2º defeito, mas baseado no que ele me disse "o derretimento do plástico é devido a excesso de corrente no contato", abri o 2° cebolão e o mesmo estava intacto tanto no plástico como no contato e minha análise jogou a culpa no bimetal, me parecendo que ficou travado, não acionando o contato nem com 100°C.
No primeiro defeito do cebolão, comprovei que a causa foi realmente excesso de corrente (e consequente calor na armadura que derreteu o plástico), pois minhas medições de resistência do eletroventilador apontaram 1Ω, o que dá uma corrente de 12A a 14A (dependendo da tensão da bateria), bem superior ao limite de corrente do cebolão, dito por ele <=2A (apesar do contato parecer bem robusto). Mas para o segundo cebolão, devido a inserção do relé auxiliar, a corrente caiu para 130mA a 152mA (dependendo da tensão da bateria), e mesmo o defeito tendo outra origem, comprei um novo cebolão da Wahler, só que agora para 94°/99°, pois o projeto mudou e o kit verão agora será o secundário.
Fotos...
Do local da instalação do cebolão:

Obs.: o local definitivo do relé não é onde aparece na foto.
Do estrupo dos cebolões:




Da evolução do projeto:

Além do novo cebolão e da nova faixa de trabalho, foi acrescentado um LED para supervisão.
Do esquema elétrico:

Aprendizados obtidos até agora:
1 - Correta instalação de um kit verão (com relé auxiliar cuja corrente de contato seja maior do que a carga que ele acionará)
2 - Como identificar problemas com sensores de temperatura (culinária rs!), e medidor do painel
3 - Identificar a temperatura de trabalho do motor
Aqui cabe uma observação, pois nenhum valor será absoluto devido a vários fatores, sendo o principal deles a não linearidade dos sensores térmicos (NTC), e a não informação das montadoras e nem dos fabricantes, quanto ao tempo de resposta e da possível tolerância dos componentes envolvidos... embora que muitos indiquem valores únicos, haverá sempre um "mais ou menos", este então jamais informado...
4 - Como controlar a temperatura/tensão informada para a ECU ligar a(s) ventoinha(s).
5 - Cuidado com roscas cônicas ou NPT (ex.: sensor do painel), pois quanto mais se aperta, mais veda... mas também mais fáceis de espanar ou quebrar, por não terem um limite de batente ou encosto.
Por enquanto estou satisfeito...