[DÚVIDA] - Luz da Injeção liga mas não mostra erros.

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
krm300
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2012

[DÚVIDA] - Luz da Injeção liga mas não mostra erros.

Mensagem por krm300 »

Olá galera, meu 2001 liga a luz da injeção na estrada após andar alguns KM liga e não apaga mais, até desligar o carro desligou, ligou novamente ela apaga anda mais uns Km e liga novamente, meu scanner opcom chegou, passei ele como podem ver no video abaixo, aparentemente sensores ok, mas gostaria da ajuda da galera que manja mais, pra saber se tem algum parametro fora, eu acho que o problema é ou na bomba de gasolina ou no regulador, visto que na primeira partida ele não pega tão rapido como se tive-se quente, antes pegava na hora, se alguem puder me dar essa força agradeço!

https://www.youtube.com/watch?v=ZOlWw0C7HMY
Bange
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Luz da Injeção liga mas não mostra erros.

Mensagem por Bange »

Vc deve estudar mais o potencial desse aparelho... se a luz acende, o erro é gravado e só sai se ressetado ou se for sobrescrito com outro erro.
Seu vídeo mostra um motor ainda aquecendo (90°C), e ainda com mistura rica.
Nos casos de valores que oscilam, tipo o do sensor de O2, melhor usar a forma gráfica.
krm300

Mensagem por krm300 »

Sim, eu entrei no historico de erros e nenhum erro foi gravado, estou estudando mais sobre cada sensor pra tentar achar o defeito
SemControle
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

então tem coisa errada q não ta certa nisso, pq basta a luz ligar e se manter por 30 segundos no minimo pro erro ser gravado
por isso q na oficina se especifica tudo qnt é detalhe do carro pra por no scanner, ai em modo gráfico ele acompanha, qnd algo esta fora do q deveria o scanner já destaca a cor do gráfico pra alertar....
manual pra sua injeção não é coisa de outro mundo conseguir, e tem a forma de se testar individualmente cada sensor/atuador, com base em outras ferramentas q não sejam o scanner, e la tem os valores esperados de cada componente....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange

Mensagem por Bange »

Tem variações... acho que alguns nem precisam esse tempo todo... mas que tem que gravar tem...
Tem sensores que são mandatários numa análise.
O2, temperatura, RPM , bateria, AF.
A maioria reflete no O2, imediatamente ou após algum tempo, mas o motor deve estar em regime normal de temperatura... por volta dos 93, 96°C.
Estando nessa temperatira, a RPM deve, idealmente, ficar estável... variar im tiquinho não é problema...
A sonda deve oscilar de forma constante, não ficando muito tempo em nenhuma das regiões acima ou abaixo dos 500mV (nem pobre e nem rica).
A bateria, sempre acima dos 12,8/13V.
AF condizente com o combustível...(quando flex)

Mas essa de não ter erros gravados está estranho... provoque um tipo retirar o plug do ACT... vai gerar o código referente a tensão alta ou sensor aberto... deixe por 1 minuto e recoloque... a lâmpada vai acender e apagar... mas o erro tem que ficar gravado, se não ficar, seu foco tem que ser a ECU... todo o resto fica sendo secundário.
krm300

Mensagem por krm300 »

Bange escreveu: Terça-feira 29 2019f Outubro 2019 08:11:55 PM Tem variações... acho que alguns nem precisam esse tempo todo... mas que tem que gravar tem...
Tem sensores que são mandatários numa análise.
O2, temperatura, RPM , bateria, AF.
A maioria reflete no O2, imediatamente ou após algum tempo, mas o motor deve estar em regime normal de temperatura... por volta dos 93, 96°C.
Estando nessa temperatura, a RPM deve, idealmente, ficar estável... variar im tiquinho não é problema...
A sonda deve oscilar de forma constante, não ficando muito tempo em nenhuma das regiões acima ou abaixo dos 500mV (nem pobre e nem rica).
A bateria, sempre acima dos 12,8/13V.
AF condizente com o combustível...(quando flex)

Mas essa de não ter erros gravados está estranho... provoque um tipo retirar o plug do ACT... vai gerar o código referente a tensão alta ou sensor aberto... deixe por 1 minuto e recoloque... a lâmpada vai acender e apagar... mas o erro tem que ficar gravado, se não ficar, seu foco tem que ser a ECU... todo o resto fica sendo secundário.
Cara, esse erro de ligar a luz na rodovia nao ta gravando, deixei a ventoinha ligar 2x a temperatura em 96 graus, a sonda variando normalmente, tenção da bat em 13,5v, tempo de injeção em 1.5 ms, tudo dentro dos conformes, MAP dentro da tolerância tbm, to suspeitando que ou a bomba ou regulador de pressão depois que fica por algum tempo sob regime mais forcado como e o caso de andar na estrada com o carro a 3.5/4 mil RPM constante que esta fazendo o sistema se alterar, sabado vou rodar na rodovia e levar o scanner na hora que o problema aparecer vou tentar pegar ele em tempo real, algo tem e tudo começou apos uma viagem apos um abastecimento, o carro ficou com lenta irregular, não perdeu forca mas tava estranho, suspeitei que fosse gasolina adulterada, mas desde então nunca mais parou de ligar a luz na rodovia, isso já faz alguns meses, na cidade nunca ligou em nenhum momento, o ocorrido e somente com giro constante, e como disse acima, depois de ligar ela só desliga apos desligar a chave e ligar novamente ai apaga e volta ao normal
Bange

Re: [DÚVIDA] - Luz da Injeção liga mas não mostra erros.

Mensagem por Bange »

Olha, problemas com a bomba não são pegos por nenhum scaner... se o motor não perde força, a bomba/regulador não é o seu problema.
A pista do problema é a luz acender por muito tempo e nada ficar gravado, não importando agora nem qual alarme e sim o motivo de não ficar gravado.
Mas... faz lá o teste e vamos ver o bicho que dá...
krm300

Mensagem por krm300 »

Bange escreveu: Quarta-feira 30 2019f Outubro 2019 06:57:33 AM Olha, problemas com a bomba não são pegos por nenhum scaner... se o motor não perde força, a bomba/regulador não é o seu problema.
A pista do problema é a luz acender por muito tempo e nada ficar gravado, não importando agora nem qual alarme e sim o motivo de não ficar gravado.
Mas... faz lá o teste e vamos ver o bicho que dá...
Minha suspeita com bomba ou regulador se dá, pois na primeira partida ele está demorando a ligar, to suspeitando que a pressão esteja baixa e após sair do trabalho na hora do almoço que o carro ja ligou, demanhã ele pega normal, dai se eu tentar sair com ele meio rapido ele meio que se nega, tem que acelerar um pouco mais forte, assim que esquenta um pouquinho ja normaliza, outra coisa que eu suspeito é da bobina eu fiz a troca de cabos e velas, e nunca mexi na bobina, um dia ele apresentou uma falha na partida, ligou e ficou falhando igual quando acontece de ter um cabo ruim, dei uma acelerada e normalizou, mas não adianta vou ter que testar na estrada e analisar o que é, não sei tbm se uma gasolina muito suja possa ter obstruido o filtro de gasolina antes de efetuar essa viagem que fiz eu havia trocado o filtro, depois não troquei mais
Bange

Mensagem por Bange »

Demorar a pegar tem outras hipóteses além da bomba... uma delas é bicos sem estanqueidade.. pinga, pinga com o motor desligado e afoga... demorando pra pegar...
A meu ver vc tem dois problemas distintos e a prioridade deve ser esse erro que não é gravado...é pouco provável que seja um erro específico e deve ocorrer com qualquer erro...
krm300

Mensagem por krm300 »

Bange escreveu: Quarta-feira 30 2019f Outubro 2019 10:09:52 AM Demorar a pegar tem outras hipóteses além da bomba... uma delas é bicos sem estanqueidade.. pinga, pinga com o motor desligado e afoga... demorando pra pegar...
A meu ver vc tem dois problemas distintos e a prioridade deve ser esse erro que não é gravado...é pouco provável que seja um erro específico e deve ocorrer com qualquer erro...
Ja levantei essa suspeita dos bicos tbm, além de gotejar eles fazem a linha de combustivel perde a pressão, ja o erro da luz, eu creio que seja ligado a esse de pegar, pois eu fui na cidade vizinha mes passado que fica 80km daqui ida/volta, a luz ligou, o carro andou normal, porém no outro dia na hora de ligar lembro que ele ameaçava dava umas cabeçadas e morria, tive que ajudar com acelerador, depois se manteve como está agora, na primeira partida da aquela viradinha mais longa ou pega em 2 curtas, depois de quente pega de primeira.
Responder