[DÚVIDA] - Comando adiantado. Como fazer corretamente?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Ealvarez
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ealvarez »

SemControle escreveu:o MPFI muda ponto via chip, nao tem distribuidor pra mudar, por isso nao é negocio

a faisca vai vir atraves do sensor de rotacao la embaixo na roda fonica, ou seja fora da hora no fechamento das valvulas

fazer isso so vai tirar do enquandramento o comando, e se trocar o comando, o caminho é uma polia regulavel, nao se vai mudando dente por dente
SemControle:

Pelo que eu entendi, você sempre acha que adiantar ou atrasar o comando, sempre sai do enquadramento, via pulo de dente da polia. Contudo, com uma polia regulável, não tem problema.

A minha pergunta é: Antes da invenção da polia regulável, ninguém adiantava ou atrasava o comando ?

Acho que antes de você fazer comentários, é preciso entender qual é o assunto central e não fazer comentário ao final de cada post, só para mostrar o seu conehcimento.

É preciso entender qual é a dúvida e você insiste desde o ínicio que não se faz assim, via dente da polia. Você precisa conhecer qual é o funcionamento da polia regulável e verá que é igual ao pulo do dente da polia, com a vantagem que:

1º vc. consegue ajustar de 1º a 5º tanto para adiantar como para atrasar.
2º vc. ajusta o miolo sem a necessidade de mexer na coroa da polia, o que é trasbalhoso.

Agora, no próximo post, sugiro que vc. entenda que aqui é opinião de cada um e não como vc. sempre faz, ao final de cada post, dando o seu comentário e dizendo que qual é o jeito certo.

Assim todos nos aqui compartilharemos experiência, que como Moderador deveria saber.

Abs,
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

cara, o carro é seu, se vc quer ensinar o cara a colocar uma chave e virar o comando até a valvula bater na cabeca do pistao e acha q ta certinho assim, vai em frente

eu prefiro seguir o q vem de fabrica e deixar "errado" entao do q esses ajustes empiricos e atropelar uma valvula ou quem sabe todas....

pra viver no antigamente, ranca o sensor de rotacao, eskece a injecao e vamos viver no cabecote sem qq ajuste eletronico, onde tudo era mecanico q ai sim funciona....

vc mudar o enquadramento e a polia do vira ta pegando PMS e mandando fagulha no momento certo, nao é qq vantagem isso

mas se vc prefere seguir os ajustes empiricos, normal....o dono do carro é vc, pode seguir, mas se os colegas vao seguir, so indico abandonar a injecao de vez entao.....

eu nao acho q mudando e pulando dentinho vc vai ta tirando do enquadramento, eu tenho certeza, é pra isso q tem as marcas, pra tirar a correia e por no lugar certo sem correr o risco de tirar do enquadramento a ponto de atropelar valvulas

e se a polia tiver 60 dentes, a mudanca em cada dente é de 6graus, e nao entre 1 e 5, e q nada tem relacionado ao ponto de ignicao

comando original nunca vi ninguem querer fazer isso de sair pulando dentinhos...qnd se muda o comando, monta-se nas marcacoes e gira-se na mao por algumas voltas o motor pra ver se cabeca de pistao nao bate nas valvulas......coisa q sendo comando do fabricante, dificilmente acontece de atropelar as valvulas sendo respeitadas as marcas......

e nao tenho qq conhecimento, nao sou mecanico, nao trabalho com carro, eu posto o q vejo ao longo do tempo

so tem mais uma coisa, deve ser por isso q correia dentada, tmb é conhecida como correia sincronizadora, afinal é a ligacao entre vira e comando, pra q trabalhem em sincronia...cada fase as valvulas tem q estar de acordo, nao adianta comprimir a mistura com as valvulas abertas ;) assim como explodir o q sobrou com as valvulas novamente abertas, so vai resultar em pipokos e queima da mistura no escap ou na caixa do filtro de ar
Editado pela última vez por SemControle em Quinta-feira 30 2011f Junho 2011 01:13:18 PM, em um total de 1 vez.
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
wevertonvb
:: ST ::

Mensagem por wevertonvb »

Em um motor original e comando original, o melhor casamento de torque X potência é o enquadramento original. Se vc adiantar o comando pode ganhar torque e com toda certeza perder potência.

A regulagem do comando é útil para quando se usa um comando que não é original do modelo e deve ser feito com uso de polia regulável, não existe ajuste de enquadramento de comando de 6 em 6 graus. O ajuste costuma ser bem menor que isso.
Ealvarez

Mensagem por Ealvarez »

SemControle escreveu:cara, o carro é seu, se vc quer ensinar o cara a colocar uma chave e virar o comando até a valvula bater na cabeca do pistao e acha q ta certinho assim, vai em frente

eu prefiro seguir o q vem de fabrica e deixar "errado" entao do q esses ajustes empiricos e atropelar uma valvula ou quem sabe todas....

pra viver no antigamente, ranca o sensor de rotacao, eskece a injecao e vamos viver no cabecote sem qq ajuste eletronico, onde tudo era mecanico q ai sim funciona....

vc mudar o enquadramento e a polia do vira ta pegando PMS e mandando fagulha no momento certo, nao é qq vantagem isso

mas se vc prefere seguir os ajustes empiricos, normal....o dono do carro é vc, pode seguir, mas se os colegas vao seguir, so indico abandonar a injecao de vez entao.....

eu nao acho q mudando e pulando dentinho vc vai ta tirando do enquadramento, eu tenho certeza, é pra isso q tem as marcas, pra tirar a correia e por no lugar certo sem correr o risco de tirar do enquadramento a ponto de atropelar valvulas

e se a polia tiver 60 dentes, a mudanca em cada dente é de 6graus, e nao entre 1 e 5, e q nada tem relacionado ao ponto de ignicao

comando original nunca vi ninguem querer fazer isso de sair pulando dentinhos...qnd se muda o comando, monta-se nas marcacoes e gira-se na mao por algumas voltas o motor pra ver se cabeca de pistao nao bate nas valvulas......coisa q sendo comando do fabricante, dificilmente acontece de atropelar as valvulas sendo respeitadas as marcas......

e nao tenho qq conhecimento, nao sou mecanico, nao trabalho com carro, eu posto o q vejo ao longo do tempo

so tem mais uma coisa, deve ser por isso q correia dentada, tmb é conhecida como correia sincronizadora, afinal é a ligacao entre vira e comando, pra q trabalhem em sincronia...cada fase as valvulas tem q estar de acordo, nao adianta comprimir a mistura com as valvulas abertas ;) assim como explodir o q sobrou com as valvulas novamente abertas, so vai resultar em pipokos e queima da mistura no escap ou na caixa do filtro de ar
SemControle:

Quanto mais eu leio os seus comentários, percebo que quando é contrariado não aceita. Aliás você não aceita que ninguém o conteste, haja vista que em todos os posts você sempre dá a palavra final. Esse forum aqui não se presta a isso.

Por outro lado, você tem o pensamento míope; não entendeu nada do que eu disse, e logo exagera para situações extremas; isso é típico de quem não aceita outras opiniões.

Assim, vou colocar a minha opinião sobre o seu comentário (que aliás não está agregando a dúvida Acosenza) e explicar o que acontence:

A dúvida era se adiantar o comando pode trazer algum problema e quantos graus. Pois bem, como não temos muitos fabricantes de polias reguláveis no Brasil e caso o Acosenza não queria investir em uma, eu sugeri de como é feito o avanço através do pulo do dente da polia.

Você SemControle, deveria saber, já que é tão seguro de si nas respostas, que o ajuste em uma polia regulável, muda o eixo do comando sem mexer na coroa da polia. No final, o efeito é o mesmo, sem ter que tirar a correia e colocá-la dente por dente, pois cada vez que solta e põe, vc. tem que aliviar o esticador e prendê-lo novamente.

Disse que isso poderia ser feito sem problemas, pois ele está com um mecânico ajudando com isso, então não vejo problemas em como fazê-lo. Isso é tão empírico quanto o ajuste da polia regulável: você está mudando o padrão estabelecido pela fábrica em qualquer dos casos; ou você acha que a polia está tudo bem em usá-la?

Aliás, você empiricamente disse que a polia tem 60 dentes, você tem certeza disso ? Então antes de dizer que tem 6º de avanço ou retardo, saiba quantos dentes tem a polia ( o que eu já expliquei no post anterior, a forma de como é contada essa quantidade), antes de dizer o quantidade de graus....

Sobre o restante do seus post, tirar injeção, sensores e atuadores, é uma posição radical, porque você não entendeu o que eu disse, de forma alguma. Explica-se: Como é que era feito o ajuste nas polias, sem o recurso da polia regulável? Não disse para tirar a injeção, disse que isso já era feito muito tempo antes e dava resultado....

Sobre ser original, o que a fábrica manda, você não lê o que escreve: disse que prefere seguir o que a fábrica manda, mas tem um carro turbo, isso não é incoerente???

O Acosenza tem uma dúvida que é justamente a sua negação: em um comando original é possível adiantá-lo? Sim, é possível, essa é a resposta.

De que forma é possível e o quanto é possível:

Pode ser feito via polia original ou polia regulável.

O quanto é possível: da polia regulável geralmente é de 1º a 5º para avançar ou retardar. Na polia original: não sei.

Porque é não sei? Porque eu expliquei o método de verificar quantos graus representa cada dente e qual é o limite que pode-se avançar.

Sobre as válvulas, ponto, PMS e tudo mais. você fez uma salada e misturou um monte de coisas que, no final das contas, para quem vai mexer no motor (quer seja modificando diâmetro das peças) quer seja o timing de sincronismo, sempre vai estar fora do padrão da fábrica.

Assim, a dúvida do Acosenza, como eu disse antes e o wevertonvb explicou resumidamente, é feito em pequenos ajustes, mesmo tendo a possibilidade de se avançar mais.

Espero que fique claro, e que você emita opiniões que agreguem ao tópico e não lamentações de quando alguém não concorda com você.

Abs,
SemControle

nao to lamentando e jamais coloco a mao num carro pra fazer o q vc ta sugerindo

tenho meu turbo, cabecote original, com tudo no lugar, com pouca pressao, dentro de limites com folgas.....nao tem nada montado nesse eskema sugerido....

é o q eu disse o carro é seu, pode fazer a modificacao ao seu criterio....

sim antigamente se mudava, so q ia no distribuidor e pelo menos faisca no monento certo, apesar de compressao, admissao, exaustao esteram fora do tempo....
fazer o q vc quer, so vai tirar o comando do sincronismo e nada mais q isso....
o comando sincronizado com o vira, so pras 4 fases do ciclo otto acontecam da melhor forma possivel.....mas como eu e o otto estamos errados.....

mas como nao sei de nada e vc quer incentivar suas praticas, nem comento mais....
mas vejo muita gente q troca a correia e o carro fica ruim, qnd vai ver o mexanico fez uma experiencia dessa sua por descuido, ou por desconhecimento, ai o carro fica fraco e bebendo....mas como eu e 99% estao errados em trabalhar com o comando devidamente sincronizado....

fique a vontade pros seus comentarios e experiencias....
Ealvarez

Mensagem por Ealvarez »

SemControle escreveu:nao to lamentando e jamais coloco a mao num carro pra fazer o q vc ta sugerindo

tenho meu turbo, cabecote original, com tudo no lugar, com pouca pressao, dentro de limites com folgas.....nao tem nada montado nesse eskema sugerido....

é o q eu disse o carro é seu, pode fazer a modificacao ao seu criterio....

sim antigamente se mudava, so q ia no distribuidor e pelo menos faisca no monento certo, apesar de compressao, admissao, exaustao esteram fora do tempo....
fazer o q vc quer, so vai tirar o comando do sincronismo e nada mais q isso....
o comando sincronizado com o vira, so pras 4 fases do ciclo otto acontecam da melhor forma possivel.....mas como eu e o otto estamos errados.....

mas como nao sei de nada e vc quer incentivar suas praticas, nem comento mais....
mas vejo muita gente q troca a correia e o carro fica ruim, qnd vai ver o mexanico fez uma experiencia dessa sua por descuido, ou por desconhecimento, ai o carro fica fraco e bebendo....mas como eu e 99% estao errados em trabalhar com o comando devidamente sincronizado....

fique a vontade pros seus comentarios e experiencias....
Você continua com a mesma posição:

Eu sei de tudo e estou certo. Até quando você vai ficar desse lado? Ou você não entendeu para que serve o fórum? Como moderador, a sua posição é lastimável, pois deveria mediar e não provocar esse tipo de conversa em que nada agrega.

Você ainda não entendeu, não é ?

Ele quer adiantar o ponto do comando, e sim é possível, mecanicamente dizendo. O ponto central da questão é essa: pode adiantar o ponto? Qual é o limite ?

Não interessa de quem é o carro, se o Otto, vc. e quem mais vc. quiser citar, estão certos ou errados; o fato é que você não aceita o fato de que pode mudar o enquadramento.

Você escutou que só muda enquadramento, com comando esportivo.. que o tempo das válvulas será afetado.... o PMS...

Você precisa entender o que escreve, estamos aqui para emitir opiniões e não mostrar vaidades...

Se as pessoas estão nessa parte de fórum, é porque não querem o padrão de fábrica, entenda isso!!

Você novamente mistura um monte de palavras e não responde de forma técnica o porquê que não pode, essa é a questão.

A dúvida era para ser respondida no melhor nível técnico e não porque você acha ou ouviu dizer ou ainda sabe de alguém que fez...

Portanto, quando escrever novamente no Post, leia o que já foi escrito e acrescente tecnicamente e não só para, novamente, ser o último do Post.

A dúvida sempre foi essa, e ai vc. diz que vai pegar válvulas, que vão ficar abertas fora do tempo, e tem o PMS...

Antes de você postar outrar vez, sugiro que pesquise sobre a graduação de comandos originais e esportivos. Verá que as válvulas abrem em tempos diferentes, mesmo estando na sincronia original.

Você diz que o caro bebe mais ? Qual é o fundamento? Explica o porque do consumo a maior de forma clara e não fica citando a esmo termos como PMS, sincronismo, sensor de xxx, atropelamento da válvulas...

Seja conciso, como fui em todos os meus posts.

Abs,
SemControle

O Ciclo Otto de Quatro Tempos:

1 – Admissão: com a válvula de admissão aberta e a de escape fechada, a mistura de vapor de gasolina e ar entra no cilindro.

2 – Compressão: com ambas as válvulas fechadas, a mistura é comprimida através do movimento de ascendente do pistão.

3 – Combustão: a mistura é detonada através da ação de uma centelha (faísca) produzida pela vela, produzindo uma expansão dos gases que então empurram o pistão para baixo, produzindo trabalho útil.

4 – Escape: com a válvula de admissão fechada e a de escape aberta, ocorre a exaustão dos gases resultantes da explosão.

pra quem quiser entender, ou tentar entender o q to falando
http://www.mecanica.ufrgs.br/mmotor/otto.htm
SemControle

pq bebe?
pq qnd as valvulas deviam estar fechadas pra comprimir a mistura e a forca da explosao ser toda pra jogar o pistao pra baixo, vai ter uma valvula aberta perdendo tanto a mistura na compressao como forca da explosao

sem contar q depende o qnt esta errado, o pistao pode subir e bater numa valvula q devia estar fechada, mas por um acaso ainda esta aberta....

pode tomar conta do post, nao vou voltar mais nele
Ealvarez

Mensagem por Ealvarez »

SemControle escreveu:pq bebe?
pq qnd as valvulas deviam estar fechadas pra comprimir a mistura e a forca da explosao ser toda pra jogar o pistao pra baixo, vai ter uma valvula aberta perdendo tanto a mistura na compressao como forca da explosao

sem contar q depende o qnt esta errado, o pistao pode subir e bater numa valvula q devia estar fechada, mas por um acaso ainda esta aberta....

pode tomar conta do post, nao vou voltar mais nele
De acordo com o que você escreveu, o efeito de overlap ou cruzamento das válvulas é muito ruim. Se assim fosse, os comandos esportivos sempre teriam problemas, o que não acontece. Ele só beberá mais se, mesmo com o avanço do comando o ponto de ignição não acompanhar esse avanço, somente por isso.

Gastará mais combustível, não pelo fato de as válvulas abrirem mais cedo, mais tarde ou terem um cruzamento de maior duração; e sim porque o ponto não está acompanhando esse avanço.

Simples assim.

Você precisa entender antes de mais nada, que o comando de válvulas tem todo um estudo que leva fatores como inicio de abertura da válvula; término do fechamento da válvula tanto para a admissão quanto para o escape e quando ocorre de todas as válvulas ficarem abertas, qual é a duração e em período do ciclo isso ocorre.

Se vocÊ quiser, eu posto na seção Matérias Técnicas, como funciona um comando e todas as variáveis envolvidas na construção de um.

Abs,
SemControle

q bom q o ponto de ignicao tem q acompanhar o comando, q logo tem q acompanhar o vira, mas tudo bem....o ponto de ignicao de um injetado vc so vai alterar com um remapeamento
Responder