SemControle escreveu:cara, o carro é seu, se vc quer ensinar o cara a colocar uma chave e virar o comando até a valvula bater na cabeca do pistao e acha q ta certinho assim, vai em frente
eu prefiro seguir o q vem de fabrica e deixar "errado" entao do q esses ajustes empiricos e atropelar uma valvula ou quem sabe todas....
pra viver no antigamente, ranca o sensor de rotacao, eskece a injecao e vamos viver no cabecote sem qq ajuste eletronico, onde tudo era mecanico q ai sim funciona....
vc mudar o enquadramento e a polia do vira ta pegando PMS e mandando fagulha no momento certo, nao é qq vantagem isso
mas se vc prefere seguir os ajustes empiricos, normal....o dono do carro é vc, pode seguir, mas se os colegas vao seguir, so indico abandonar a injecao de vez entao.....
eu nao acho q mudando e pulando dentinho vc vai ta tirando do enquadramento, eu tenho certeza, é pra isso q tem as marcas, pra tirar a correia e por no lugar certo sem correr o risco de tirar do enquadramento a ponto de atropelar valvulas
e se a polia tiver 60 dentes, a mudanca em cada dente é de 6graus, e nao entre 1 e 5, e q nada tem relacionado ao ponto de ignicao
comando original nunca vi ninguem querer fazer isso de sair pulando dentinhos...qnd se muda o comando, monta-se nas marcacoes e gira-se na mao por algumas voltas o motor pra ver se cabeca de pistao nao bate nas valvulas......coisa q sendo comando do fabricante, dificilmente acontece de atropelar as valvulas sendo respeitadas as marcas......
e nao tenho qq conhecimento, nao sou mecanico, nao trabalho com carro, eu posto o q vejo ao longo do tempo
so tem mais uma coisa, deve ser por isso q correia dentada, tmb é conhecida como correia sincronizadora, afinal é a ligacao entre vira e comando, pra q trabalhem em sincronia...cada fase as valvulas tem q estar de acordo, nao adianta comprimir a mistura com as valvulas abertas

assim como explodir o q sobrou com as valvulas novamente abertas, so vai resultar em pipokos e queima da mistura no escap ou na caixa do filtro de ar
SemControle:
Quanto mais eu leio os seus comentários, percebo que quando é contrariado não aceita. Aliás você não aceita que ninguém o conteste, haja vista que em todos os posts você sempre dá a palavra final. Esse forum aqui não se presta a isso.
Por outro lado, você tem o pensamento míope; não entendeu nada do que eu disse, e logo exagera para situações extremas; isso é típico de quem não aceita outras opiniões.
Assim, vou colocar a minha opinião sobre o seu comentário (que aliás não está agregando a dúvida Acosenza) e explicar o que acontence:
A dúvida era se adiantar o comando pode trazer algum problema e quantos graus. Pois bem, como não temos muitos fabricantes de polias reguláveis no Brasil e caso o Acosenza não queria investir em uma, eu sugeri de como é feito o avanço através do pulo do dente da polia.
Você SemControle, deveria saber, já que é tão seguro de si nas respostas, que o ajuste em uma polia regulável, muda o eixo do comando sem mexer na coroa da polia. No final, o efeito é o mesmo, sem ter que tirar a correia e colocá-la dente por dente, pois cada vez que solta e põe, vc. tem que aliviar o esticador e prendê-lo novamente.
Disse que isso poderia ser feito sem problemas, pois ele está com um mecânico ajudando com isso, então não vejo problemas em como fazê-lo. Isso é tão empírico quanto o ajuste da polia regulável: você está mudando o padrão estabelecido pela fábrica em qualquer dos casos; ou você acha que a polia está tudo bem em usá-la?
Aliás, você empiricamente disse que a polia tem 60 dentes, você tem certeza disso ? Então antes de dizer que tem 6º de avanço ou retardo, saiba quantos dentes tem a polia ( o que eu já expliquei no post anterior, a forma de como é contada essa quantidade), antes de dizer o quantidade de graus....
Sobre o restante do seus post, tirar injeção, sensores e atuadores, é uma posição radical, porque você não entendeu o que eu disse, de forma alguma. Explica-se: Como é que era feito o ajuste nas polias, sem o recurso da polia regulável? Não disse para tirar a injeção, disse que isso já era feito muito tempo antes e dava resultado....
Sobre ser original, o que a fábrica manda, você não lê o que escreve: disse que prefere seguir o que a fábrica manda, mas tem um carro turbo, isso não é incoerente???
O Acosenza tem uma dúvida que é justamente a sua negação: em um comando original é possível adiantá-lo? Sim, é possível, essa é a resposta.
De que forma é possível e o quanto é possível:
Pode ser feito via polia original ou polia regulável.
O quanto é possível: da polia regulável geralmente é de 1º a 5º para avançar ou retardar. Na polia original: não sei.
Porque é não sei? Porque eu expliquei o método de verificar quantos graus representa cada dente e qual é o limite que pode-se avançar.
Sobre as válvulas, ponto, PMS e tudo mais. você fez uma salada e misturou um monte de coisas que, no final das contas, para quem vai mexer no motor (quer seja modificando diâmetro das peças) quer seja o timing de sincronismo, sempre vai estar fora do padrão da fábrica.
Assim, a dúvida do Acosenza, como eu disse antes e o wevertonvb explicou resumidamente, é feito em pequenos ajustes, mesmo tendo a possibilidade de se avançar mais.
Espero que fique claro, e que você emita opiniões que agreguem ao tópico e não lamentações de quando alguém não concorda com você.
Abs,