[PROJETO] - Picape Corsa - 2.4 16V - Turbo

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
wevertonvb
:: ST ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Só uma observação, moro em Brasília, mas como moro em um ap, estou desmontando a picape na casa de meus pais em Goias, onde tenho uma pequena oficina e um mundo de peças em estoque. Sendo assim, eu vou para lá duas vezes ao mês, então podem perceber que as coisas vão demorar um pouco para ficar prontas, mas isso é bom para estar sempre pensando e estudando detalhes.

No feriado do dia 12 de outubro dei início ao desmonte do motor.

Só lembrando que esse motor que estou desmontando é o detalhado neste link:

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=57003

Quem tiver algum interesse em adquirir alguma coisa, tenho além deste motor inteiro todo o cabeçote e peças originais que foram trocadosl. Quem se interessar por algo, mande MP por favor!

Algumas fotos da desmontagem.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Neste momento ela está assim, só me esperando.

Imagem

As vezes tenho a impressão que nunca mais consigo montar tudo de volta! :(
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

fiquei em choque, é no laço mesmo as cintas q seguravam o motor nos caibros?
relaxa q monta, com calma monta....
se sou eu fazendo isso, chego no outro dia colocaram fogo em tudo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
wevertonvb

SemControle escreveu:fiquei em choque, é no laço mesmo as cintas q seguravam o motor nos caibros?
relaxa q monta, com calma monta....
se sou eu fazendo isso, chego no outro dia colocaram fogo em tudo
:lol:

Não está só nos cintos não! Embaixo tem uma base de madeira apoiando tb! A cinta era mais por segurança e para poder descoplar do câmbio que tem que dar umas movimentadas no motor.

Aproveitando o momento, dúvidas para quem já mexeu por ali:

1) Como tiro os semi-eixos? Só olhando, seria tirar a porca da roda que prende a ponta do semi-eixos. Não consegui tirar pq não tinha a chave do tamanho que precisava no dia! E depois que tirar essa porca, acredito que tenha que tirar a balança inferior para as rodas virem para fora e então soltar o semi-eixo da roda. É isso mesmo?

2) Os semi-eixos são encaixados livrementes no diferencial? Soltando os semi-eixos, seria só puxá-los que desacoplariam?

Na guerra a gente desmonta tudo, mas umas dicas agilizam as coisas!! :)
SemControle

ufa...

na ponta é basicamente isso, da um pouco de trabalho tirar a porca as vezes, e as vezes umas pancadinhas com jeito, nem sempre precisa..
Ferceven
:: Super ::

Mensagem por Ferceven »

Arruma um pito 30! depois de solta a cupilha e tirar a porca, para sair do cambio é só dá ums trancos neles q sai...é puxando mesmo...! cara parabéms pela iniciativa do projeto... acabei de turbinar o meu 1.6 16v hoje! amanha to levando pra fazer scap e vou te falar... não foi facil...
se no meu o espaço era pouco...no seu vai ser menos ainda! vai ter q mandar fazer coletor e tudo mais... as vzs dou uma sumida aqui do forum mais qualquer duvida me adiciona no msn ai que oq precisar e se eu poder ajudar to aqui! fer_lokosbr@hotmail.com abraços
SemControle

heheeh vai acabar ganhando um espaco sem DH e AR hein :D viu so, vai sobrar espaco hehehe
wevertonvb

Ferceven escreveu:Arruma um pito 30! depois de solta a cupilha e tirar a porca, para sair do cambio é só dá ums trancos neles q sai...é puxando mesmo...! cara parabéms pela iniciativa do projeto... acabei de turbinar o meu 1.6 16v hoje! amanha to levando pra fazer scap e vou te falar... não foi facil...
se no meu o espaço era pouco...no seu vai ser menos ainda! vai ter q mandar fazer coletor e tudo mais... as vzs dou uma sumida aqui do forum mais qualquer duvida me adiciona no msn ai que oq precisar e se eu poder ajudar to aqui! fer_lokosbr@hotmail.com abraços
Valeu pela dica. Então minha idéia de retirar os semi-eixos estava no caminho certo!

Espaço ali vai ser meio complicado, mas a gente dá um jeito ali! rs

Depois vou te adicionar no msn, aqui não tenho acesso!

Abs.
wevertonvb

SemControle escreveu:heheeh vai acabar ganhando um espaco sem DH e AR hein :D viu so, vai sobrar espaco hehehe
Já não tinha nenhum e nem outro, portanto pesa menos a consciência! :)
wevertonvb

Mais um passo dado, acabei de retirar o motor, câmbio e semieixos. Esta ai o cofre vazio:

Imagem

Os semieixos:

Imagem

O motor 2.4 16v com o câmbio F15 da picape 1.6.

Imagem

As carcaças não casam 100% como dizem por ai, se decidir em usar este câmbio mesmo enquanto aspirado é preciso cortar um pequeno pedaço do bloco que não sei dizer se faz parte do câmbio ou o do motor de partida. Na foto abaixo é o furo no centro da foto do lado do bloco, tem que retirar toda aquela parte para que a fixação da alavanca do câmbio possa se movimentar.

Imagem

O furo que tem que tirar está escondido atrás das alavancas de câmbio. Provavelmente é um furo para fixar o câmbio mesmo. Quem souber, dê um toque ai por favor.

Imagem

Para quem ainda não sabe, para usar o cambio da familia gm F1 nos motores gm F2 é preciso usar o volante de inércia do astra 1.8, acho que dos primeiros 2.0 tb dá, pois eles possuem o mesmo diametro do volante F1 e a furação da F2. Mas estou pensando se conseguir achar a tempo o câmbio F23 já uso o casal logo para evitar ter que refazer mais uma vez os suportes de motor e câmbio.

Decidi em usar o módulo do vectra 2.2 16V, assim como coletor de admissão, TBI, etc. Uma dúvida que estou tentando matar no momento é por qual bico optar, os do 2.2 16 v e abrí-los até a vazão correta, ou tentar os do 2.4 16v flex mesmo, mas não onsigo achar a vazão destes últimos, quem souber, poste ai por favor! GSI T manja disso! Dá um help ai fera!

Abraços.
GSI T
Contato:

Mensagem por GSI T »

A vazão de ambos diferem muito pouco, e outra, esses injetores não tem a possibilidade de aumentar muito a vazão, no máximo uns 100% em relação á vazão original deles, o que para o seu projeto é pouco.
O injetor do 2.2 16V tem 2,85 g/aseg, pra voce ter idéia o injetor do antigo 2.0 16V tem 3,15 g/seg, o do 2.4 eu não tenho aqui, mas deve ter no máximo umas 3,5 g/seg...
Voce tem que decidir pra qual potência voce quer os injetores que alem da vazão voce tambem precisa de um injetor com leque em "V" por causa do motor 16V.
Outra coisa... pra voce colocar o F23 alem das alterações na fixação vai ter que mexer no tunel do carro, pois o câmbio é muito grande, pense nisso.
Abraços.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!
Responder