Pintura do parachoque traseiro (Prata)

Saiba tudo sobre como deixar seu Corsinha com a lataria impecável e a pintura irresistí­vel! Aqui você vê dicas de cores, tintas, acabamentos, trabalhos em lataria, pinturas personalizadas, consertos, etc.
Responder
Nando_alive
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Pintura do parachoque traseiro (Prata)

Mensagem por Nando_alive »

Sou membro há anos e nunca postei nada né, que vergonha!
Enfim chegou a hora...
Comprei um Classic 2005 1.6 e veio com aquelas borrachas de parachoque horríveis, quando fui tirá-las.. surpresa, por tras a tinta estava com bolhas, pois a agua penetra e fica parada lá, aconselho que nunca coloquem aquilo.

Material:

lixas d'água: 180, 400, 600 e 1200
Compressor (sem ser ar direto)
Primer (1/4)
Tinta (1/4)
Verniz (1/4)
Thiner para diluir o primer e limpeza
Massa de polir
Estopa
Cera

Fotos de como estava quando tirei a borracha:

Imagem

Imagem

Vamos ao trabalho...

1ª etapa - Preparação e lixa
Retire o parachoque, se não me engano são 5 parafusos embaixo, 3 em cima e 1 em cada lateral, onde prende junto do plastico do paralama.
Lave bem o parachoque antes de iniciar, pois a areia e poeira existente pode fazer risco profundo e depois pode aparecer na pintura.
Deixe sempre a lixa e o parachoque molhados, utilizando a lixa 120, desgaste bem a tinta antiga e toda parte onde ouver bolhas riscos ou falhas de pintura.
Após isso, repita o procedimento com as lixas 400 e 600 respectivamente e lave bem o parachoque para iniciar a pintura.
Seque o parachoque e limpe-o com uma estopa umedecida de thiner.

Imagem

Imagem

Imagem

2ª etapa - Fundo

Antes de iniciar a pintura passe um jato de ar para retirar poeira, mesmo que não a tenha.
Dissolva bem o primer antes de iniciar a pintura, quanto mais fino, mais demãos serão necessárias, porém, mais perfeito ficará o trabalho.
Aplique demãos com interválos de no mínimo de 15 minutos.
Após a superfície estar totalmente coberta e seca, utilize a lixa 600 para retirar imperfeições, sempre molhando bem a lixa e o parachoque.
Aplique novamente o primer e repita o processo de lixar. Faça isso até que o parachoque após lixado fique muito liso e totalmente coberto de tinta.
Lave-o muito bem antes de aplicar a tinta.

Imagem

Imagem

Imagem

3ª etapa - Tinta

Com o parachoque limpo e seco novamente aplique jatos de ar para retirar possíveis poeiras.
A tinta original já vem pronta para uso e não há necessidade de dissolver.
Aplique a tinta sempre uniforme e uma camada fina para não escorrer, não deixe o pistola do compressor muito perto para não escorrer e nem longe para não criar poeira sobre a tinta, utilize sempre um espasso de aprox. 30cm entre os dois.
Novamente veja quantas camadas serão necessárrias para ficar perfeito. Lembrando que, Não será lixado antes de aplicar o verniz, pois a tinta é frágil e risca com facilidade, então cuidado na aplicação.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

4ª Etapa - Verniz

Antes da aplicação, verifique a proporção do verniz e do catalizador que vem junto para o processo de secagem.
Aplique o verniz com camadas uniformes, se escorrer, continuem aplicando e aguardem até secar totalmente (mínimo 24h)
Após a primeira demão aguardem o tempo necessário para secar, aconselho 24h, pois garante que pode lixar sussegado.
No dia seguinte com a lixa 1200 lixem juntamente com água, toda a superfície do parachoque até que fique muito liso.
Lave, limpe bem e seque o parachoque.
Repita os procedimentos de aplicação mas sem lixar. O parachoque não terá aquele brilho ainda, pois falta o polimento com a lixa e massa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Prontinho!!!
A próxima etapa, aconselho que montem o parachoque e rodem com ele uma semana para queimar um pouco a pintura antes do polimento.

5ª etapa - Polimento

Após rodar com o carro uma semana, retire o parachoque, lave e limpe-o muito bem.
Com a lixa 1200 e água, lixe bem a superfície do parachoque todo. Vocês notarão que ficará meio opaco e aparentemente umas bolinhas, isso é normal e será retirado na lixa.
Continue no processo da lixa (sem forçá-la) até que o opaco fique uniforme.
Com uma estopa, aplique a massa de polimento sempre em movimentos circulares. Aguarde e retire tudo com uma estopa limpa. repita o processo de aplicação da massa para garantir a perfeição.
Para finalizar, com uma estopa limpa, aplique a cera no parachoque e retire em seguida.

Não tenham medo assim como eu, tenho certeza que tem amor pelo corsinha...
Ainda não coloqie as fotos do carro pronto ms em breve já coloco.
Espero que pelo primeiro tópico possa ajudar muita gente.

Pessoal, a pior tinta para pintar é a prata, então cuidado blz.

Qualquer duvida é só perguntar ou entrar em contato.

Abraços

Fernando Henrique
MachDown
:: GSI ::

Mensagem por MachDown »

Excelentes dicas, parabéns!
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> viewtopic.php?t=76534
Nando_alive

Obrigado!

Obrigado pelo elogio, agora estarei sempre por aqui com certeza... Aprendi muito aqui!
Preciso colocar as fotos dele montado e polido mas não consigo editar, se alguém souber como faço isso.

Obrigado
Mr.Jhon
:: Rodeio ::

opa

Mensagem por Mr.Jhon »

Cara meu corsinha hatch 4 p é da cor prata escuna, onde você encontrou a tinta correta pra pintar todo o parachoque, na conss msm ou existe algum outro lugar que venda? pois na conssecionária aqui por perto da minha cidade só achei o tira risco. e são 12 ml de tinta! ¬¬'

Abraços!
Nando_alive

Onde r a Tinta

E aí...

Então, moro no ABC e aqui perto de casa tem uma loja chamada Cristal tintas, tem todo tipo.. tanto para residência como tinta automotiva e vendem em galões de 1/4...
Lá mesmo comprei o primer, lixas, tinta e o verniz.
Nas concecionárias é muito caro e nem compensa comprar, as tintas sólidas, eu paguei 15,00 a lata de 1/4 o primer e o verniz foram 18,00 de uma procurada no google como cristal tintas e ve se tem alguma perto de sua casa, qualquer coisa posso comprar e mandar por sedex a cobrar para você.

Abs.
Betokleber #Zero Meia
:: Rodeio ::

Mensagem por Betokleber #Zero Meia »

Excelente Tutorial me cobraram 300 reais pra pintar o meu hehehe agora eles vao ver uahuahuhauha (risada maligna)
Maurinho do Hilda
:: Super ::

tinta

Mensagem por Maurinho do Hilda »

iai amigo blz?

vc q manja de tinta pode me responde.
cara tem sempre 2 tipo de parachoque um cara pra P@#$%¨,e outro baratinho
o baratinho a tinta pega bem ? nao corre o risco de sai?

muito obrigado
Nando_alive

Re: tinta

Maurinho do Hilda escreveu:iai amigo blz?

vc q manja de tinta pode me responde.
cara tem sempre 2 tipo de parachoque um cara pra P@#$%¨,e outro baratinho
o baratinho a tinta pega bem ? nao corre o risco de sai?

muito obrigado

Opa.. e aí...

Desculpa mas não entendi a pergunta... seria dois tipos de tinta ou parachoque?
Se forem dois tipos de parachoque, (sem pintura) tem um que já vem liso semi-pronto para pintar, porém os dois precisam segir alguns passos.... lixar, passar seladora (preparativo para que o fundo e a tinta não soltem do parachoque), primer, tinta e verniz...

A seladora só precisa ser usada caso o parachoque nunca tenha sido pintado e mesmo assim é bom dar uma lixada e limpar com thiner antes de passar a seladora para retirar as impurezas ou silicone existentes.

Se forem dois tipos de tinta, eu nunca ouvi falar mas... a que comprei é original e paguei R$15,00 a lata de 1/4, que da para pintar tranquilo o parachoque. Ela já vem preparada e não precisa ser diluida, só mexer e pintar....

Espero ter esclarecido, se não pode perguntar de novo.

Abs!!!
Nando_alive

Betokleber #Zero Meia escreveu:Excelente Tutorial me cobraram 300 reais pra pintar o meu hehehe agora eles vao ver uahuahuhauha (risada maligna)
Ahhh com certeza...

Comigo foi a mesma coisa, então corri atras do fundo, da tinta e verniz e quando vi o preço decidi arriscar.. com paciência da tudo certo sim... Agente q tem amor pelo nosso carro e pelo nosso dimdim consegue facinho... rs.

Qualquer dúvida é só perguntar à vontade.

Abs.
D3ooo
:: Millennium ::

Mensagem por D3ooo »

Ressuscitando o topico..rss..
Amigo, onde vc comprou a tinta??
Pq assim...Meu PC tá em um estado lastimavel..rss...Tenho um Corsa identico ao seu...A diferença é que o seu esta bonitão..hehe...O meu tá capengasso em varias partes...Tipo porta...Parachoque..Inclusive o traseiro esta rachado na parte da lampada sabe.. :cry: ..
Ai imagino que esse processo se aplique as outras partes..Claro...Cada qual com sua caracteristica e dificuldade...Mas a minha maior duvida é saber onde vc comprou a tinta..hehe...
Abssss
Responder