Enfim chegou a hora...
Comprei um Classic 2005 1.6 e veio com aquelas borrachas de parachoque horríveis, quando fui tirá-las.. surpresa, por tras a tinta estava com bolhas, pois a agua penetra e fica parada lá, aconselho que nunca coloquem aquilo.
Material:
lixas d'água: 180, 400, 600 e 1200
Compressor (sem ser ar direto)
Primer (1/4)
Tinta (1/4)
Verniz (1/4)
Thiner para diluir o primer e limpeza
Massa de polir
Estopa
Cera
Fotos de como estava quando tirei a borracha:


Vamos ao trabalho...
1ª etapa - Preparação e lixa
Retire o parachoque, se não me engano são 5 parafusos embaixo, 3 em cima e 1 em cada lateral, onde prende junto do plastico do paralama.
Lave bem o parachoque antes de iniciar, pois a areia e poeira existente pode fazer risco profundo e depois pode aparecer na pintura.
Deixe sempre a lixa e o parachoque molhados, utilizando a lixa 120, desgaste bem a tinta antiga e toda parte onde ouver bolhas riscos ou falhas de pintura.
Após isso, repita o procedimento com as lixas 400 e 600 respectivamente e lave bem o parachoque para iniciar a pintura.
Seque o parachoque e limpe-o com uma estopa umedecida de thiner.



2ª etapa - Fundo
Antes de iniciar a pintura passe um jato de ar para retirar poeira, mesmo que não a tenha.
Dissolva bem o primer antes de iniciar a pintura, quanto mais fino, mais demãos serão necessárias, porém, mais perfeito ficará o trabalho.
Aplique demãos com interválos de no mínimo de 15 minutos.
Após a superfície estar totalmente coberta e seca, utilize a lixa 600 para retirar imperfeições, sempre molhando bem a lixa e o parachoque.
Aplique novamente o primer e repita o processo de lixar. Faça isso até que o parachoque após lixado fique muito liso e totalmente coberto de tinta.
Lave-o muito bem antes de aplicar a tinta.



3ª etapa - Tinta
Com o parachoque limpo e seco novamente aplique jatos de ar para retirar possíveis poeiras.
A tinta original já vem pronta para uso e não há necessidade de dissolver.
Aplique a tinta sempre uniforme e uma camada fina para não escorrer, não deixe o pistola do compressor muito perto para não escorrer e nem longe para não criar poeira sobre a tinta, utilize sempre um espasso de aprox. 30cm entre os dois.
Novamente veja quantas camadas serão necessárrias para ficar perfeito. Lembrando que, Não será lixado antes de aplicar o verniz, pois a tinta é frágil e risca com facilidade, então cuidado na aplicação.






4ª Etapa - Verniz
Antes da aplicação, verifique a proporção do verniz e do catalizador que vem junto para o processo de secagem.
Aplique o verniz com camadas uniformes, se escorrer, continuem aplicando e aguardem até secar totalmente (mínimo 24h)
Após a primeira demão aguardem o tempo necessário para secar, aconselho 24h, pois garante que pode lixar sussegado.
No dia seguinte com a lixa 1200 lixem juntamente com água, toda a superfície do parachoque até que fique muito liso.
Lave, limpe bem e seque o parachoque.
Repita os procedimentos de aplicação mas sem lixar. O parachoque não terá aquele brilho ainda, pois falta o polimento com a lixa e massa.





Prontinho!!!
A próxima etapa, aconselho que montem o parachoque e rodem com ele uma semana para queimar um pouco a pintura antes do polimento.
5ª etapa - Polimento
Após rodar com o carro uma semana, retire o parachoque, lave e limpe-o muito bem.
Com a lixa 1200 e água, lixe bem a superfície do parachoque todo. Vocês notarão que ficará meio opaco e aparentemente umas bolinhas, isso é normal e será retirado na lixa.
Continue no processo da lixa (sem forçá-la) até que o opaco fique uniforme.
Com uma estopa, aplique a massa de polimento sempre em movimentos circulares. Aguarde e retire tudo com uma estopa limpa. repita o processo de aplicação da massa para garantir a perfeição.
Para finalizar, com uma estopa limpa, aplique a cera no parachoque e retire em seguida.
Não tenham medo assim como eu, tenho certeza que tem amor pelo corsinha...
Ainda não coloqie as fotos do carro pronto ms em breve já coloco.
Espero que pelo primeiro tópico possa ajudar muita gente.
Pessoal, a pior tinta para pintar é a prata, então cuidado blz.
Qualquer duvida é só perguntar ou entrar em contato.
Abraços
Fernando Henrique