walterbiassi escreveu:Olá a todos do Clube, acompanho os foruns a muito tempo, mas esta é minha primeira participação. Sou novo de novo, meu cadastro anterior expirou por tempo sem uso, mas estou de volta, agora paticipando no que eu puder ajudar e ser ajudado, claro.
Amigo, tenho um Corsa Sedan Wind, praticamente o mesmo carro que o seu.
Tinha rodas 14" não originais, com Maxxis 185/60 + molas esportivas JJ, fico bom o carro, gostoso de dirigir, bem estável, e consumo bem legal: andando sozinho pegando só pista sem mais ou menos a 100 km/h chegava a fazer 14,5 km/l. Como não eram originais, ferrei com um pneu nos malditos parafusinhos do acabamento do para-lama traseiro - solução, arranquei fora os parafusinhos da parte mais alta do acabamento e fixei com dupla face. =0]
Bom, novo UP, rodas originais GM 15. Pneus 185/55. CARA, ficou perfeito. Muito confortável e bonito. 55 não chega a ser balaozão, e tb não bate seco. As originais GM são a melhor escolha, o cara da loja me garantiu que de 14" até 16", sendo original pode por tranquilo que o offset é igual, por isso não pega mesmo.
Perda de potência, sou estudante de Engenharia Mecânica e estudei afundo isso: Compromete sim. Pra quem está rodando com as rodinhas originais 165/70R13 (D = 561,2 mm), vai perceber a perda de torque, isso acontece por que aumentamos o diâmetro externo das pneus. Mas para quem vai colocar as 14" com 185/60 (577,6 mm), as 15" com 185/55 (584,5 mm) fica bem mais bonito e sem aumentar demasiadamente o diâmetro.
Consumo: Também, ferra! Com o diâmetro maior, vc vai ter que usar mais torque do motor (que é encontrado em rotações mais altas, nos nossos Corsinhas) para vencer os mesmos obstáculos, conseqüentemente, mais Gasolina indo embora, problema mais aparente na cidade, na estrada o problema é menor. O pior para o consumo na estrada é a largura dos pneus, por isso eu sugiro manter o 185.
As esportivas, deixaram o carro um pouco mais duro sim, mas vale muito a pena pela estabilidade que o centro de gravidade mais baixo traz. Por outro lado suspensão mais dura melhora o desempenho na aceleração e frenagem, portando, manda vê!! esportivas + amortecedores originais ou mais rígidos se quiser ainda mais desempenho (menos conforto).
RESUMO: Meu, pra quem é apaixonado por carro: vale a pena, o carro fica lindo e mantém um conforto muito bom. Mantenho a sugestão, que é o mesmo que tenho no meu carro: 185/60R15 + molas, não vai pegar andando com 4, vai continuar confortável, melhorar o desempenho e comprometer o consumo de maneira aceitável, principalmente se vc pega estrada.
Escrevi pra caramba! Espero ter ajudado, qquer dúvida, volte a perguntar, ninguém melhor que eu que tenho esse conjunto pra te ajudar.
Fala aí Walter!
Muito obrigado pela explicação cara, nada melhor do que ouvir opiniões de quem entende do assunto e também tem experiência.
Já comprei as rodas (aro 15 / astra sunny) e as molas da cangoorun, agora só faltam os pneus,
que serão sem dúvida 185/55.
Falou bastante, mas falou bonito, rss.
Um abraço.