Bom dia a todos, depois de pagar os devidos impostos posso iniciar alguns consertos necessários para rodar bem com o Wind. Sexta-feira 13 para dar sorte

, pensei primeiro em reparar o motor de partida que estava fazendo um barulho bem feio. Algo me dizia que se não arrumar aquilo logo iria me deixar na mão.
Primeira ida foi na Mecânica Nacional já conhecido aqui do tópico. Má notícia: Eles não reparam motor de partida, isso é com uma auto-elétrica.
Então optei por uma que sempre vejo aqui na região, a Auto-Elétrica Cidade Jardim que fica na avenida de mesmo nome, número 4941:

Rolou o papo da questão e o serviço foi logo iniciado. Tive sorte dele estar livre por ser um serviço que demanda um pouco de tempo para ser feito.
Iniciando serviço, um pouco de trabalho para retirar o motor por baixo:
Não registrei fotos do meu motor, mas é igualzinho a este que pesquisei num site de Portugal, um Valeo série D6RA francês:

A primeira coisa que foi vista foi a bucha. O motor foi remontado e dado a partida, mas o barulho continuava. Era outro defeito.
Corsinha aguardando o desfecho:
O motor foi novamente desmontado e o mecânico centralizou as atenções agora no eixo da planetária e lá estava o problema. Não tenho fotos, mas o que posso dizer é que aquelas três engrenagens satélites estavam com o miolo todo gasto e aquilo "encavalava" na planetária quando dava a partida originando o barulho. Fora que a lubrificação era zero, haviam também pedrinhas, em SJC há muito resto de areia nas pistas.
Descoberto agora outra questão era se existia essa peça para reposição, uma Valeo. Eles não pesquisaram bastante para procurar algo e não acharam. Cheguei a perguntar o valor de um motor novo e me passaram 400 reais.
Me passaram então uma alternativa: Pegaram um eixo da planetária de um motor de partida Renault (Megane, Scenic, etc), fizeram uma bela limpeza e transplantaram no meu motor. Felizmente as engrenagens eram iguais. O bendix foi trocado também pelo deste motor Renault para encaixar corretamente. Felizmente as peças se encairaxam, Bendix igualmente com a mesma medida e o mesmo número de dentes.
Passado a camada generosa de graxa o motor foi montado e agora falta colocar no motorzinho 1.0 ex-1.2:
Durante o reparo choveu bastante. A avenida chegou a alagar e quando o serviço terminou felizmente já estava assim:
Dado a partida agora o motor funcionou 100% firme e forte. Ficou bom naquilo que foi possível fazer. Melhor que isso só um motor novo.

Mão de Obra 60 reais, peças 55 reais, total de 95 dinheiros.
Gostei de poder presenciar todo serviço, ponto positivo e fica a indicação da auto-elétrica. Pode faltar peças e se não ter alternativas o jeito é correr atrás e depois fazer o reparo.
Abraços!