[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
fabio_pvai
:: GL ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fabio_pvai »

Senhores...

Desde que troquei meu corsinha 98 por esse 2012 Hach 1.4 eu não tinha feito uma média correta. Pois bem, semana passada estive viajando cerca de 1.000 km + ou - e deu para fazer a base correta o que me deixou um pouco decepcionado.

Como o etanol aqui esta mto caro, já venho abastecendo gasosa a alguns dias. Sempre com o a/c ligado pq aqui é quente pkrai.....rsrsrs a média na cidade deu 9,8 por litro, até ai td bem......mas o que me decepcionou mesmo foram os 12,5 na estrada.......é isso mesmo? minha média de velocidade fica sempre nos 100 a 110, tem alguma coisa a ver meu carro estar pouco rodado agora que esta chegando nos 13 mil kms.

Na ultima troca de óleo a 4 meses atras foram trocados também filtros de óleo, combustivel e ar.
awaked
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

fabio_pvai, eita... se o meu fizesse uma média dessa na estrada já tinha outro dono... kkk.
Mas calma, o relevo era muito puxado? Ultrapassagens? Olha um lance que postei a tempos atrás aqui mesmo...
Como eu havia prometido, vamos aos números (principais) de uma viagem que totalizou pouco mais de 4000 km.

Observações importantes:
- A saída se deu com tanque cheio.
- Todos os abastecimentos foram apenas até o automático da bomba.
- Vou tentar explicar cada situação por trecho.
- Procurei abastecer nos postos mais caros pelo caminho.
- Pneus calibrados com 2 libras a mais do que o indicado no manual do carro.

1ª abastecida:
552,9 km rodados.
30,172 litros abastecidos.
Média: 18,325 km/l. Shock Very Happy
Obs: Rodovia deserta e com pedágios e velocidade entre 85~95 km/l.

2ª abastecida:
472,8 km rodados.
30,879 litros abastecidos.
Média: 15,311 km/l.
Obs: Ainda um pouquinho de pedágio, tráfego maior e vários passeios/paradas em pequenas cidades. Continuei mantendo a velocidade quando em rodovia entre 85~95 km/h.

3ª abastecida:
501,2 km rodados.
29,112 litros abastecidos.
Média: 17,216 km/l.
Obs: Sem pedágios, tráfego reduzido. Aqui já na BR-163 no MS. Velocidade 85~95 km/h.

4ª abastecida:
382,5 km rodados.
21,952 litros abastecidos.
Média: 17,424 km/l.
Obs: Ainda na BR-163 rumo ao norte do país. Velocidade 85~95 km/h.

5ª abastecida:
448,3 km rodados.
29,351 litros abastecidos.
Média: 15,273 km/l.
Obs: Velocidade mais alta quando possível 110 km/h. Aqui também foi o ponto mais longe da viagem onde ficamos alguns dias visitando parentes e amigos.

6ª abastecida:
398,9 km rodados.
24,99 litros abastecidos.
Média: 15,962 km/l.
Obs: Sem pedágios. Um resto de passeio e já trilhando o Sul do Brasil. Velocidade 90~100 km/h. Tráfego moderado.

7ª abastecida:
520,3 km rodados.
34,598 litros abastecidos.
Média: 15.038 km/l.
Obs: Tráfego moderado. Velocidade 100~105 km/h. Sem pedágios.

8ª abastecida:
431,8 km rodados.
25,642 litros abastecidos.
Média: 16,839 km/l.
Obs: Menor tráfego, velocidade entre 90~100 km/h. Parte sem e parte com pedágio.

9ª abastecida (quando cheguei de viagem a noite mesmo antes de parar em casa):
366,4 km rodados.
25,321 litros abastecidos.
Média 14,470.
Obs: Sabedor que chegaria em casa, rodovia com pedágio, mantendo velocidade de 110 km/h passando um pouquinho em alguns momentos e rodovia com movimento moderado.

Minhas conclusões.
- Velocidades mais altas, mesmo que pouco mais altas, aumentam de forma importante o consumo de combustível.
- O tráfego altera o consumo, com maior tráfego são mais ultrapassagens, mais reduções de marcha.
- Não me arrependi de procurar postos mais caros, a grande maioria foi em postos BR. Pelo caminho fomos constantemente aconselhados a evitar alguns postos, por acaso mais baratos.
- Ouvi falar sobre gasolina formulada e fui alertado a não abastecer com ela. Preciso pesquisar o assunto.

Eu avisei, alguns ficarão alegres e outros chorarão. Agora é aguardar a reação da galera.
Perceba que de uma estrada pedagiada deserta e uma estrada mais movimentada d epista simples dá bastante diferença, ultrapassagens... relevos.
awaked

Mensagem por awaked »

Ah! Eu ando floodando, que droga isso... sempre esqueço algo...

Já subi da praia, Guaratuba - Curitiba e fiz 11,5 km/l de gasolina... kkk. :redhotevil:
fabio_pvai
Contato:

Rsrsrs....conheco essa sua postagem, foi dela que me lembrei qdo fiz os calculos. Meu caso fui para Foz do Iguaçu.... Parte pedagiada mas de pista simples e a maior parte do percurso com trafego moderado. Vou acompanhar de perto pra ver se muda essa situação ou se vai ser assim mesmo o jeito da madeira.

Sei que sao casos diferentes mas a montana de um amigo era ruim assim de media na estrada....agora que esta "amassiada" com seus 30 mil km começou a melhorar.
fabio_pvai
Contato:

Fiz novamente a média na estrada, só que agora com Ar condicionado desligado e tb um percurso menor....foram + ou - 100 km rodados para ir ao destino com média de 14,0 com algumas trocas de marchas excessivas devido algumas ultrapassagem de caminhões e na volta do mesmo percurso mais tranquila com pouco movimento na estrada fez 14,8 por litro.

Sempre andando na faixa dos 100 a 110 km/h.

É uma média que nao costumo fazer pq gosto de fazer abastecendo sempre no mesmo posto.

Um pouco abaixo das médias dos corsas desse modelo sem a/c ainda.

Não é possível andar abaixo dos 100 km/h por aqui.......pista simples os caminhoneiros empurram....rsrsr

Sigo acompanhando e vou postando aqui....na medida que for tendo mudanças.
awaked

Mensagem por awaked »

fabio_pvai, Tá bom, se cair pra 80 km/h vai ter um bom consumo... mas, primeiro segurança, depois economia. Em muitas rodovias é melhor apertar o passo e subir a velocidade pra evitar problemas.
jbvillanova
:: Super ::
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por jbvillanova »

O meu esta ai na assinatura...
agora ta bom, mas podia ser melhor... :D
Corsa Hatch Maxx 1.4 2010/11
Adquirido com 19400 Km :o
Atual 23500 Km
Estrada = 12,5 km/l (com ar)
Cidade = 11,5 km/l (sem ar) 10 km/l (com ar)
Thiago Classic
:: Wind ::

Mensagem por Thiago Classic »

Galera, bos noite.

Tenho um classic 2013, fiz a revisão dos 10.000 km esse mes, porem venho notando um aumento no consumo, antes fazia em torno de 9,5 km/l na cidade, hj está fazendo 6,5, é normal esse aumento de consumo apos a revisão, foi trocado filtro de oleo, gasolina, feito alinhamento e balanceamento.
awaked

Mensagem por awaked »

Thiago Classic, não é normal. O trajeto é o mesmo? Horários e itinerários? Será que o pudor do carro 0 km não passou e agora você acelera mais?

Trajetos curtos consomem mais combustível.
Thiago Classic
:: Wind ::

Mensagem por Thiago Classic »

Awaked,
O trajeto basicamente é o mesmo, e não mudei a forma de conduzir, antes da revisão o carro tava com um probleminha pra ligar, precisava tentar umas 4 vezes pra ligar, qdo falei isso pro cara, me perguntou se usava alcool, disse que sim, e ele disse que ia mudar/resetar pra alcool(não entendo bem isso)

Fiquei pensando se pode ter sido o alinhamento e balanceamento que foi mal feito, será?

Valeu.
Responder