O motor não explode, apenas sofre de desgaste prematuro (folgas internas) e tem o consumo elevado por mais tempo até o motor esquentar. Um motor feito pra durar 340.000 km vai pra retífica com 200.000 km, por exemplo. Não há como prever, depende da região, nesse sentido sim... RJ menos pior do que PR.Eric GL 1.4 95 escreveu:Nunca deu problemas. O carro é de 1994. 120 mil KM. Se o motor vai explodir amanhã, não sei. Até agora, nada aconteceu, e nem tão pouco há algum indício de que vá acontecer.
Eu não vejo sentido em tirar a VT. De repente por economia, mas se for isso o consumo do carro frio compensaria mais? Não tem como. No fim o gasto de gasolina maior custa mais ao bolso do que a VT com o passar dos meses.
Sem válvula e válvula aberta não tem diferença. A água está livre pra circular da mesma forma.
Não penso que é polêmico, são "soluções". Até carros vendidos em Dubai tem válvula termostática e elétrica ainda por cima.