[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

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fabio_pvai
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Mensagem por fabio_pvai »

Rapaz, eu sei que ando na maciota, mais meu sempre faz 10 a 10.5 na cidade, é esse mesmo motor do seu Samuel Carmo, só que eu nao descuido da manutençao.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

SemControle escreveu:(...)mesmo nos motores com mais taxa a central é ajustada pra rodar sem problemas com gasolina comum, acaba nao conseguindo vantagens num carro todo original...
Será que a pódium não traria nenhuma vantagem? A taxa dos VHCE é de mais de 12:1 e com gasolina, o ponto de ignição deve ficar bem broxa. Mandando essa gasolina, provavelmente o ponto deve ficar bem mais interessante.

Tenho um cabo scanner aqui, mas infelizmente não consigo ter leituras do funcionamento, só dos erros. Talvez se tivesse usando outro programa que não seja o Opel Tech2, conseguiria. Aí era só ler o avanço com álcool, gasolina comum e a pódium.
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pocilga
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Mensagem por pocilga »

caras tenho um 1.6 GLS na cidade faz 10 10.3 na estrada faz uns 14 15 por litro...
:drinking: :drinking: :drinking: :drinking:
SemControle
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Mensagem por SemControle »

José Leal escreveu:
SemControle escreveu:(...)mesmo nos motores com mais taxa a central é ajustada pra rodar sem problemas com gasolina comum, acaba nao conseguindo vantagens num carro todo original...
Será que a pódium não traria nenhuma vantagem? A taxa dos VHCE é de mais de 12:1 e com gasolina, o ponto de ignição deve ficar bem broxa. Mandando essa gasolina, provavelmente o ponto deve ficar bem mais interessante.

Tenho um cabo scanner aqui, mas infelizmente não consigo ter leituras do funcionamento, só dos erros. Talvez se tivesse usando outro programa que não seja o Opel Tech2, conseguiria. Aí era só ler o avanço com álcool, gasolina comum e a pódium.
ele deve ter um avanco de ponto limitado e com muita folga pra usar gasolina sem pre detonar....tem taxa la em cima e ponto la embaixo....é por isso q nao anda o q deveria nem na gasolina e nem no alcool, ele tem um mapa xoxo q consegue queimar os 2...basta pensar tmb no carros monocombustiveis de antes, tinha mais de 12:1 pra queimar alcool e mais ponto do q motor gasolina......a diferenca de potencia em um motor 1.0 chegava a 10cv, hj qnd se ve 1cv de diferenca o pessoal ainda fica feliz e animado a usar alcool por conta desse cavalo psicologico....

é igual minha moto, tem mais de 11:1 e pede gasolina comum, com podium nao muda nada e a autonomia ainda fica prejudicada
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awaked
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Mensagem por awaked »

Pra mim o máximo que a Podium pode fazer é dar uma aliviada nos motores que estão grilando, tem uma carrada de Flex novinho grilando por aí. Mas isso pela octanagem, diferença no rendimento pode até ter, mas é tão pouca coisa que se torna desprezível.
awaked
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Mensagem por awaked »

jrdeazevedo escreveu:Meu acho que só tem mago nesse post, tenho um 2005 alcool, andando de boa na cidade nao passa dos 8 e na pista 11 se andar que nem mocinha, e conheço uns 4 amigos que tem corsa e -e a mesma média, desculpa gente ensina a bruxaria ai
Cara, tudo é manutenção. Quer um exemplo simples?
Como está a água do seu radiador? Laranja parecendo barro? Isso significa que o sistema está em péssimo estado. Arrefecimento ruim pode ter válvula travada aberta, aliás a sujeira nem deixa ela fechar direito e o consumo já aumenta. Uso do óleo errado no motor provoca desgaste prematuro, depende da KM do carro pode estar já com baixa compressão nos cilindros e isso pode significar que você precisa pisar um pouquinho mais do que um carro com a compressão correta pra tirar o mesmo rendimento.

Outro exemplo MUITO simples. Filtro de ar sujo, o consumo aumenta, a troca deve ser a cada 5000 km em cidades com muito pó e 10.000 km em uso normal.

Vai lendo e observando, muita coisa influência no consumo.
Dirigir como moça também não é o ideal pro consumo. Existe um equilibrio.
Eu não vou citar tudo aqui, mas pesquise sobre o método "carga" no BestCars e pesquise o que é "cutoff". Já vai te ajudar entender mais a relação de equilíbrio. Só pra não sair do zero pensa assim, o que queima no motor é ar + etanol. Etanol o bico injeta, ar é o acelerador do carro que controla. Pisando leve demais a borboleta abre pouco, pra movimentar o carro a injeção eletrônica acaba mandando mais etanol pra dentro e gasta mais. Abrindo um pouco mais a borboleta, entra mais ar, facilita a queima a injeção entende que pode aliviar no etanol.
Se pisar fundo tudo isso vai pro espaço, o máximo de ar com máximo de etanol, aí não tem economia mesmo. EQUILIBRIO.

Outro detalhe é o trajeto, trajetos curtos = motor frio mais tempo = consumo alto.
Trajetos mais longos o motor roda mais km quente e acaba rendendo mais.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

SemControle escreveu:ele deve ter um avanco de ponto limitado e com muita folga pra usar gasolina sem pre detonar....tem taxa la em cima e ponto la embaixo....é por isso q nao anda o q deveria nem na gasolina e nem no alcool, ele tem um mapa xoxo q consegue queimar os 2...basta pensar tmb no carros monocombustiveis de antes, tinha mais de 12:1 pra queimar alcool e mais ponto do q motor gasolina......a diferenca de potencia em um motor 1.0 chegava a 10cv, hj qnd se ve 1cv de diferenca o pessoal ainda fica feliz e animado a usar alcool por conta desse cavalo psicologico....

é igual minha moto, tem mais de 11:1 e pede gasolina comum, com podium nao muda nada e a autonomia ainda fica prejudicada
Então se for para tirar mais algum suco do VHCE, o ideal seria aumentar o range do ponto de ignição. Por exemplo, se atualmente for de "10° APMS", aumentando o range para "25°APMS", dá para aproveitar o poder antidetonante do álcool e ainda rodar na gasolina. Usando a gasolina, obviamente a central adotaria o ponto mais avançado e o sensor de detonação avisaria a central caso ocorresse o problema.
awaked escreveu:Pra mim o máximo que a Podium pode fazer é dar uma aliviada nos motores que estão grilando, tem uma carrada de Flex novinho grilando por aí. Mas isso pela octanagem, diferença no rendimento pode até ter, mas é tão pouca coisa que se torna desprezível.
Acho que não seria tão desprezível assim. Lembro-me dos Vectra 2.0 16V de 141CV que devido a taxa de compressão "alta" (10,5:1), quando rodando com gasolina ruim, o motor começava a grilar e a IE atrasava absurdamente o ponto e broxava o motor. Com a gasolina pódium, devido a octanagem maior, o motor teria toda potência restaurada. E essa diferença não era tão desprezível assim.
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Mensagem por awaked »

José Leal, Ah sim... mas o Vectra 2.0 16v não é Flex, não esse de 141 cv... ou é?
Gasolina ruim brocha mesmo, mas uma boa com os 20 e tantos % de etanol não brocha tanto não.

Se usarmos gasolina ruim na comparação a diferença é absurda mesmo.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

carros somente gasolina e taxa desse tipo 10~10,5 ja pedem gasolina de alta octanagem por conta disso, e de sobreaviso ja vem com sensor de detonacao....
agora esses fRekz sao triste, vc troca o combustivel tem q praticamente fazer uma viagem pra q a central se adapte as condicoes do novo combustivel.....
se quer fazer algo q va melhorar em algo esses fRekz o negocio seria terminar de taxar pra alcool qnd nao chega nos 12,5 ou mais de taxa, e fazer o chip acertando o ponto pro combustivel taxa ;) nao tem o q fazer pra manter os 2 combustiveis e otimizar pra andar nos 2, um pede algo, q atrapalha no outro, esperar q o sensor de detonacao faca todo o trabalho pesado de socar taxa e ponto e ainda por gasolina é esperar muito de um sensor e da central
sem contar as condicoes climaticas q influenciam em muitas coisas, até mesmo nisso da pre detonacao
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Mensagem por DNS Classic »

fazia tempo que num dava a cara por aqui, bom...


essa semana ando meio frio por aqui, pra da um gazim coloquei 10l de gasolina comum... e completei no alcool, a média até que deu uma melhorada, de 5.6 pra 6.8km/l (uso misto, uns 50km de estrada, uns 110km na cidade, ar poucas vezes ligado)

e ai senhores o que vcs tem a dizer sobre esse fato?
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