[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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- José Leal
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O manual do Vectra, mesmo para o motor 16V pedia óleo SF, SG ou SH. Agora, achar esses no mercado, é difícil.awaked escreveu:Bange, isso, que aula! Está correto.
Só não vejo motivos pra usar um óleo de API ultrapassada tendo significativas melhorias nos mais atuais. Até porque tem carro que pede SH no manual está ferrado... kkk. O SJ já nem acho pra vender por aqui. 90% ou mais é SM ou SN.
Então, respeitando a viscosidade, quanto maior a letra, melhor.
Bange, permita-me discordar da sua frase: limpeza é tão importante quanto a lubrificação. Imagina hoje, com o trânsito caótico que estamos enfrentando, o motor em marcha-lenta e no calorão. O óleo vai perder as características de lubrificação e começa a juntar borra. Um óleo com boa capacidade de limpeza, evitaria que isso acontecesse ou pelo menos retardaria o problema.Bange escreveu:(...)o que mais me importa é garantir a boa lubrificação (não a limpeza)(...)
Só de sair da garrafa, o óleo começa a oxidar e perder suas capacidades lubrificantes. Por isso que as montadoras recomendam a troca de óleo também por tempo. E é por isso que eu não usaria óleo "a granel" (faço trocas na concessionária - sai mais barato). Vai saber quanto tempo ele está no tonel?
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Zé, discordar é sadio e não me oponho a quem busque óleos mais atualizados no API, mas afirmo que aquele escurecimento normal do óleo é o que menos importa... ele pra mim apenas sinaliza o índice de carbonização do motor... o problema raiz é a carbonização...já a solução raiz é a viscosidade, igualzinha dentro da mesma classificação, seja para o mineral, sintético ou semi e para SH, SJ, SL, SN...
E quem falou em usar óleo "a granel"?? Eu disse que reutilizo o óleo do meu carro no meu torno mecânico, pois ele ainda reúne características excelentes de lubrificação para ele...tá maloco sô!!!
E quem falou em usar óleo "a granel"?? Eu disse que reutilizo o óleo do meu carro no meu torno mecânico, pois ele ainda reúne características excelentes de lubrificação para ele...tá maloco sô!!!
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borra é uma coisa, carbonização já é outra coisa
carbonização acontece nas camaras, sede de válvulas a ponto de virar um ponto quente criando a pre detonação, não vedar corretamente as valvulas, então a carbonização não tem ligação tao direta assim com óleo escurecer ou não.....
tanto q tempos remotos motor álcool sempre tinha óleo bem mais claro q motor gasolina
carbonização acontece nas camaras, sede de válvulas a ponto de virar um ponto quente criando a pre detonação, não vedar corretamente as valvulas, então a carbonização não tem ligação tao direta assim com óleo escurecer ou não.....
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Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Apimentando mais o assunto, uma parcela significativa porém ainda pequena ao olhos das autoridades, é reciclada...
Isso significa que o óleo trocado em postos de gasolina, casas de óleo, etc... voltam ao seu motor após re-refino e recomposição dos "aditivos" para enquadramento nas classificações API e SAE... sabiam disso?
Isto é possível, pois muitos dos compostos de um óleo não se deterioram e podem ser separados por processos como hiper filtragem, decantação, centrifugação, estratificação, etc...
Isso não é demérito e sim tecnologia tão boa quanto a evolução do API...agora como eles fazem (se fazem), para separar o mineral do sintético e do semi-sintético é que eu gostaria de saber, pois os postos e lojistas misturam tudo...quem sabe o surgimento do semi-sintético se deu devido ao custo ou impossibilidade da separação???
Isso significa que o óleo trocado em postos de gasolina, casas de óleo, etc... voltam ao seu motor após re-refino e recomposição dos "aditivos" para enquadramento nas classificações API e SAE... sabiam disso?
Isto é possível, pois muitos dos compostos de um óleo não se deterioram e podem ser separados por processos como hiper filtragem, decantação, centrifugação, estratificação, etc...
Isso não é demérito e sim tecnologia tão boa quanto a evolução do API...agora como eles fazem (se fazem), para separar o mineral do sintético e do semi-sintético é que eu gostaria de saber, pois os postos e lojistas misturam tudo...quem sabe o surgimento do semi-sintético se deu devido ao custo ou impossibilidade da separação???
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Sim, carbonização e borras são coisas distintas...SemControle escreveu:borra é uma coisa, carbonização já é outra coisa
carbonização acontece nas camaras, sede de válvulas a ponto de virar um ponto quente criando a pre detonação, não vedar corretamente as valvulas, então a carbonização não tem ligação tao direta assim com óleo escurecer ou não.....
tanto q tempos remotos motor álcool sempre tinha óleo bem mais claro q motor gasolina
Mas o escurecimento é fruto sim da carbonização, que é um dos produtos oriundos da queima do carbono (carvão pros íntimos), presente em muito menor quantidade no álcool do que na gasolina e por esta razão o óleo de carros exclusivamente a álcool são descartados quase límpidos...e a descarbonização destes motores é quase desnecessária na sua vida útil...
A carbonização no momento que ocorre, gera resíduos de baixíssima granulometria e são insignificantes na mistura do óleo (dentro de sua vida útil no motor), porém nas câmaras de combustão, cabeça dos cilindros, válvulas e sede das válvulas, devido a deposição sistemática e por longo período, irá provocar situações como:
1 - Diminuição do volume cúbico da câmara (pela sobre-deposição)
2 - Obstrução do perfeito fechamento das válvulas
3 - Obstrução da lubrificação do eixo das válvulas
4 - Lixamento do eixo das válvulas e sua sede
5 - Entupimento de catalizadores e outros elementos da descarga
O conjunto de situações acima, piora a combustão errada e aumenta mais ainda a carbonização, virando uma bola de neve...o óleo muito preto é uma boa sinalização para se proceder a uma descarbonização no cabeçote.
A carbonização sempre ocorre, isto é inevitável, porém ela é acelerada quando por algum motivo (sincronismo errado do motor, velas sujas ou vencidas, cabos fora da especificação, centelhamento fraco, combustível de má qualidade, motor afogado, etc...), a queima é prejudicada.
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SemControle escreveu:a reciclagem do óleo vem de tempos, cada dia mais evoluída, o sistema funciona parecido com a agua q se manda embora de casa no ralo....







Em tempos idos, trabalhava eu em Juiz de Fora, quando fui chamado ao Rio para fazer um desses cursos de relacionamento interpessoal... puseram a gente num hotel na estrada do contorno de Petrópolis, e dois "dias de blá blá blá...no terceiro, programaram um "rafting" no Rio Paraibuna, um pouco acima de Tres Rios...
Fazia um calor e um Sol de invejar o inferno e encostar a pele seca na balsa de borracha, era quase certo de ficar sem ela... a solução era molhar a balsa ou se molhar, e na segunda opção tinha uns "nerds" que se aventuravam a pular no rio, nas partes mais calmas...
Eu perguntei se eles sabiam que o rio era o Paraibuna, que eu e toda a população da Juiz de Fora (rio acima), cagávamos e mijávamos diretamente naquele rio (pois o tratamento de efluentes era quase zero)....



O resultado foi que um vomitou na hora, outro começou a se sentir mal e os outros três pediram pra gente se apressar para eles tomarem um banho...mas de álcool....




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