[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
JulioAraujo
:: ST ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JulioAraujo »

Boa tarde a todos,

Gostaria de saber se houve um update em relação aos óleos, estou com 15W50 SL Shell.
O Corsa é um 95 efi.
Posso continuar com este 15W50?

Tá chegando a hora de trocar.

Curiosidade, vcs tem o costume de cheirar a vareta do oleo?
Bange
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Boa tarde Juio,

Se o recomendado pelo fabricante é o 15W50, continue com ele...

Quanto ao "upgrade", sim, já existem vários...mas sugiro a leitura deste tópico a partir de Qua, 23 Abr 2014, 13:59 e decida vc. mesmo.

Para o cheiro, sim... só não pode ter cheiro de combustível...
JulioAraujo

Bange,

Este óleo 15W50 não está no manual.
Estou usando por teimosia mesmo pois o 20W50 bate muito na primeira partida.

Nao cheira combustivel, cheira limalha, ferro velho sei lá
awaked
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

JulioAraujo escreveu:Este óleo 15W50 não está no manual.
Estou usando por teimosia mesmo pois o 20W50 bate muito na primeira partida.
Ilustrando, essas são as viscosidades e tipos indicados no manual do Corsa 95:
Imagem

Como ele pode usar 15w40 e 20w50. Podemos concluir que ele pode sim usar 15w50. Ainda fica dentro do especificado. Porém, 15w50 é mais difícil de encontrar.

O Up pode vir na classificação. Se usa SL pode subir pra SM. Se quiser.
O Bange se torce na cadeira (zoeira, é maldita intimidade proporcionada pelas amizades em fóruns) mas relaxa que ao pé da letra pode. Aí sim, é preciso ver se financeiramente compensa, aquele esquema, pode usar óleo sintético em motor de fusca? Poder, pode... mas vai pagar a facada pra trocar a cada 3000 km?
JulioAraujo

Oi Awaked, conheço bem essa imagem aí dos óleos, coloquei o PDF no celular :lol:

Bom como eu tinha dito boas páginas atrás, o 15W40 a quente fica batendo muito.
Com o 15W50 melhorou bastante.

O 20W50 bate muito na primeira partida e também quando bate a chave ele dava uma engasgada.

To me programando pra mandar lavar o carter e o pescador, assim posso voltar a usar o 20W50.

Realmente o 15W50 é dificil achar, por sorte tem uma loja aqui perto que tem ele.
O cara da loja ate me perguntou porque estou usando um oleo caro neste carro pois geralmente o pessoal coloca o mais barato 20w50
Bange

Mensagem por Bange »

awaked, óleo é mais ou menos como o vinho...tem que saber apreciar...mas também tem que saber a hora de parar de beber...

O Julio já percebeu que os tuchos reclamam da densidade do óleo... tanto no início do aquecimento como já aquecido... e busca controlar com a viscosidade... é legal saber ouvir o que o carro fala pra gente....que tal colocar metade 15W50 e metade 20W50 ?

Essa mistura, pelo seu relato, vai acalmar os bichinhos...mas seu motor é até mais rodado que o meu e isso vai lhe dar um tempo suficiente pra vc. fazer uma poupancinha e comprar um jogo novo heim...

O meu, de cada 10 partidas matutinas, uma bate muito....eu desligo, religo e o quarteto fica calminho...nas outras 9, bate também, mas muito baixinho e para em aprox. 2 minutos...este é o tempo que levo para sair com o carro...
JulioAraujo

Bange, não tenho coragem de misturar óleos.

Tem algum problema usar o meio litro de óleo que sobrou da antiga troca?

Tenho meio litro la na garagem pois compramos 4 litros né e sobra.

Uma coisa que acho estranho nesse carro é isso, nunca requer completar o nível.
Bange

Mensagem por Bange »

Julio,

Não há problema nenhum em misturar o óleo (de mesmo fabricante), em tese a mistura de partes iguais de 15W50 com 20W50, resultará em 17,5W50, poderá acalmar o quarteto no início dos trabalhos e não travará tanto o motor na partida.

O uso do 1/2 litro que sobrou, se conservado no recipiente fechado desde a troca anterior, é a coisa mais comum de se fazer...

Não queimar ou consumir óleo é quase impossível...principalmente em motores mais novos...o que ocorre é que a quantidade pode ser mínima (entre uma marca e outra da vareta p/ ex.), e pouco perceptível, significando que o motor está justinho e não trabalha em regime de muito aquecimento.

O consumo de até 1 litro (diferença entre o máx. e min. da vareta), tornou-se quase uma regra para motores fabricados desde o final do século passado, isto para cada 1.000Km rodados, segundo os fabricantes e para motores novos!!...quanto mais rodado, este motor tenderá a consumir mais e verificar semanalmente o nível torna-se primordial para a saúde do motor e do bolso...

Obs.: barulhos de saia de pistão e biela, não somem com o aumento da densidade do óleo, podem no máximo diminuir...mas o problema continuará e é mais prejudicial e perigoso do que o de os de tuchos.
SemControle

Mensagem por SemControle »

mas os tuchos tao reclamando nao é pelo oleo, e sim por outras coisas, qq dos oleos indicados no manual tem q trabalhar redondo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
awaked
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

SemControle escreveu:mas os tuchos tao reclamando nao é pelo oleo, e sim por outras coisas, qq dos oleos indicados no manual tem q trabalhar redondo
De fato... já até contei aqui. Eu tinha um carro que usava 20w50 e começou a bater tuchos. Baixei pra 15w40 (conforme manual permitia) e reduziu. Dali me empolguei e taquei um óleo 15w40 SM.... as batidas foram diminuindo com o tempo e pararam. No meu caso acredito que estavam entupindo e o SM limpou. Depois acabei colocando 20w50 novamente e nunca mais bateu.
Responder