[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
JulioAraujo
:: ST ::
Mensagens: 944
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Registrado em: Domingo 20 2012f Maio 2012 02:31:10 PM
Localização: Ibirité - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JulioAraujo »

Bange,

Pode ser então a diferença muito pouca, mas nunca baixou nada que fosse perceptível.

Eu respeito religiosamente as trocas de marchas descritas no manual e não ando correndo igual os outros motoristas que rodam por aqui, tenho dó de forçar o bichinho, será que é isso?

Lá em casa tem coleção de fracos de óleo meio litro, tem 15w40, 20w50 e agora um 15W50 kkk
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

SemControle, os tuchos estão diretamente ligados a densidade do óleo que é responsável pela formação de uma película (filme de óleo) criada entre as partes que se movimentam de modo a eliminar (na realidade diminuir) o atrito e facilitar o movimento.

Os tuchos são responsáveis por manter os balancins permanentemente encostados nos cames e no eixo (na ponta) das válvulas e isto é feito pela pressão do óleo em sua base...mas não é só isso...eles trabalham dentro de sedes muito justas e quanto mais fino for o óleo mais fácil é o movimento de sobe e desce...se houver sujeira nas paredes ou o óleo for demasiado grosso ou denso, esse movimento é dificultado criando uma folga de contato entre a cabeça do tucho, balancim, came e válvula...esta folga gera o barulho que chamamos de "batimento de tuchos".

Claro, os tuchos também podem bater por desgaste dele ou de sua sede e isto pode ser "compensado" por um óleo mais grosso/denso/viscoso...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Julio,

Certamente que a forma de dirigir é fundamental...principalmente a elevação de giro acima do normal...que além de aumentar diretamente o consumo de combustível, também facilita mais o aquecimento do motor e da vaporização do óleo que vai para a admissão, mesmo que não haja queima visível lá na descarga...

Se os restos de óleo são muito antigos (alguns fabricantes estipulam 5 anos), use em outras coisas, não no carro...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26972
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Bange escreveu:SemControle, os tuchos estão diretamente ligados a densidade do óleo que é responsável pela formação de uma película (filme de óleo) criada entre as partes que se movimentam de modo a eliminar (na realidade diminuir) o atrito e facilitar o movimento.

Os tuchos são responsáveis por manter os balancins permanentemente encostados nos cames e no eixo (na ponta) das válvulas e isto é feito pela pressão do óleo em sua base...mas não é só isso...eles trabalham dentro de sedes muito justas e quanto mais fino for o óleo mais fácil é o movimento de sobe e desce...se houver sujeira nas paredes ou o óleo for demasiado grosso ou denso, esse movimento é dificultado criando uma folga de contato entre a cabeça do tucho, balancim, came e válvula...esta folga gera o barulho que chamamos de "batimento de tuchos".

Claro, os tuchos também podem bater por desgaste dele ou de sua sede e isto pode ser "compensado" por um óleo mais grosso/denso/viscoso...
o meu fazia barulho de motor diesel depois de uma puxada na estrada girando quase seus 8K rpms
simplesmente o óleo sumia dos tuchos e ia voltando lentamente ao normal se eu ficasse andando de boa.....
o q o manual especifica de viscosidade é pra tudo trabalhar corretamente.....
se tem folga em qq mancal já compromete completamente o sistema.....se a bomba de óleo já não tem sua eficiência o sistema fica comprometido.....se tem entupimento, conforme o nível, deixa de passar óleo ali, mas a pressão pode até aumentar em outras partes....

motor em condição normal vai funcionar bem com qq viscosidade q esta no manual, seja o 0W15 ou o 25W60, basta estar no manual e o motor em ordem, se o óleo é o correto e algo anormal acontece, não venham culpar o óleo, o fabricante em sã consciência não iria indicar um óleo q faria o motor começar a fazer barulhos, fumacar e afins, na pior das hipótese aconteceria um recall
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pô, não sejamos extremistas...os carros de série não foram feitos para limites contínuos...e segundo a GM, os motores são cortados com 6,5K...mais que isso já merecem bomba com maior pressão e volume...são outros quinhentos...

Vc. tocou num ponto interessante...o nr antes do "W", significa viscosidade a 0°C... no Brasil temos 0°C só em algumas regiões e em pouquíssimos dias no ano...

Já o nr. após o "W", é a viscosidade a 100°C, o que é bem mais fácil de ser atingido, principalmente no nordeste...(no motor claro...)

Realmente na realidade qualquer óleo em motores novos fará pouca diferença... mas em motores com SIDA, a coisa ja tem que virar religião ortodoxa...

O uso diferente do indicado, a curto prazo, não significará muita coisa... mas a médio e longo definirá a longevidade do motor.
JulioAraujo
:: ST ::
Mensagens: 944
Registrado em: Domingo 20 2012f Maio 2012 02:31:10 PM
Localização: Ibirité - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JulioAraujo »

Aí galera
Sábado um cliente cancelou um serviço, como eu já estava na rua, aproveitei passei na concessionária, comprei filtro de ar, combustivel e de óleo, deu uma subidinha nos preços, dei uma chorada, caiu um pouco.

Levei na loja de troca de óleo, coloquei novamente o 15W50, o óleo antigo saiu mais ou menos preto, acho que troquei cedo, mas agora to indo trabalhar com o carro, trajeto é rodovia mas as vezes fica no anda e para, na duvida troquei com 3.500 km rodados.

Hoje pela manhã já notei uma melhora na barulheira na partida e com o motor quente reduziu um pouco o barulho também.

Acho que por enquanto vou continuar com este óleo.

Um fato interessante é o dono da loja lamentando comigo, um cliente com um Corolla ano 2006 colocando oleo SJ 20W50 e diz que troca só com 10 mil km

coitado do carro.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26972
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ainda bem q o motor é valente kkkkkkk
os caras inventam de comprar um carro assim assado e depois fica regulando com a manutencao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
robert felipe linares
:: Piquet ::
Mensagens: 215
Registrado em: Segunda-feira 18 2011f Julho 2011 10:41:00 AM
Localização: Artur Nogueira - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por robert felipe linares »

Boa Tarde, só pra efeito de informação, coloquei sábado o AC Delco 5w30 Sintético API SN, vamos ver se muda alguma coisa, pois estava usando o API SM.

Abraços
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26972
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

robert felipe linares escreveu:Boa Tarde, só pra efeito de informação, coloquei sábado o AC Delco 5w30 Sintético API SN, vamos ver se muda alguma coisa, pois estava usando o API SM.

Abraços
somente a longo prazo e abrindo o motor pra ver
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Sonnyy
:: Millennium ::
Mensagens: 148
Registrado em: Terça-feira 28 2012f Agosto 2012 07:39:21 PM
Localização: Ponta Grossa - PR
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Sonnyy »

Boa tarde amigos do corsa clube peguei um classic 2012 VHC E com 27.000km e esta no 5w30 ac delco SL gostaria de saber se posso usar o 5w30 SM da ac delco q e semi sintetico ou devo pular direto para o sintetico?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”

Clube do Corsa - Fórum do Chevrolet Corsa