[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
-
- :: ST ::
- https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Bange,
Pode ser então a diferença muito pouca, mas nunca baixou nada que fosse perceptível.
Eu respeito religiosamente as trocas de marchas descritas no manual e não ando correndo igual os outros motoristas que rodam por aqui, tenho dó de forçar o bichinho, será que é isso?
Lá em casa tem coleção de fracos de óleo meio litro, tem 15w40, 20w50 e agora um 15W50 kkk
Pode ser então a diferença muito pouca, mas nunca baixou nada que fosse perceptível.
Eu respeito religiosamente as trocas de marchas descritas no manual e não ando correndo igual os outros motoristas que rodam por aqui, tenho dó de forçar o bichinho, será que é isso?
Lá em casa tem coleção de fracos de óleo meio litro, tem 15w40, 20w50 e agora um 15W50 kkk
-
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
SemControle, os tuchos estão diretamente ligados a densidade do óleo que é responsável pela formação de uma película (filme de óleo) criada entre as partes que se movimentam de modo a eliminar (na realidade diminuir) o atrito e facilitar o movimento.
Os tuchos são responsáveis por manter os balancins permanentemente encostados nos cames e no eixo (na ponta) das válvulas e isto é feito pela pressão do óleo em sua base...mas não é só isso...eles trabalham dentro de sedes muito justas e quanto mais fino for o óleo mais fácil é o movimento de sobe e desce...se houver sujeira nas paredes ou o óleo for demasiado grosso ou denso, esse movimento é dificultado criando uma folga de contato entre a cabeça do tucho, balancim, came e válvula...esta folga gera o barulho que chamamos de "batimento de tuchos".
Claro, os tuchos também podem bater por desgaste dele ou de sua sede e isto pode ser "compensado" por um óleo mais grosso/denso/viscoso...
Os tuchos são responsáveis por manter os balancins permanentemente encostados nos cames e no eixo (na ponta) das válvulas e isto é feito pela pressão do óleo em sua base...mas não é só isso...eles trabalham dentro de sedes muito justas e quanto mais fino for o óleo mais fácil é o movimento de sobe e desce...se houver sujeira nas paredes ou o óleo for demasiado grosso ou denso, esse movimento é dificultado criando uma folga de contato entre a cabeça do tucho, balancim, came e válvula...esta folga gera o barulho que chamamos de "batimento de tuchos".
Claro, os tuchos também podem bater por desgaste dele ou de sua sede e isto pode ser "compensado" por um óleo mais grosso/denso/viscoso...
-
Julio,
Certamente que a forma de dirigir é fundamental...principalmente a elevação de giro acima do normal...que além de aumentar diretamente o consumo de combustível, também facilita mais o aquecimento do motor e da vaporização do óleo que vai para a admissão, mesmo que não haja queima visível lá na descarga...
Se os restos de óleo são muito antigos (alguns fabricantes estipulam 5 anos), use em outras coisas, não no carro...
Certamente que a forma de dirigir é fundamental...principalmente a elevação de giro acima do normal...que além de aumentar diretamente o consumo de combustível, também facilita mais o aquecimento do motor e da vaporização do óleo que vai para a admissão, mesmo que não haja queima visível lá na descarga...
Se os restos de óleo são muito antigos (alguns fabricantes estipulam 5 anos), use em outras coisas, não no carro...
-
o meu fazia barulho de motor diesel depois de uma puxada na estrada girando quase seus 8K rpmsBange escreveu:SemControle, os tuchos estão diretamente ligados a densidade do óleo que é responsável pela formação de uma película (filme de óleo) criada entre as partes que se movimentam de modo a eliminar (na realidade diminuir) o atrito e facilitar o movimento.
simplesmente o óleo sumia dos tuchos e ia voltando lentamente ao normal se eu ficasse andando de boa.....
o q o manual especifica de viscosidade é pra tudo trabalhar corretamente.....
se tem folga em qq mancal já compromete completamente o sistema.....se a bomba de óleo já não tem sua eficiência o sistema fica comprometido.....se tem entupimento, conforme o nível, deixa de passar óleo ali, mas a pressão pode até aumentar em outras partes....
motor em condição normal vai funcionar bem com qq viscosidade q esta no manual, seja o 0W15 ou o 25W60, basta estar no manual e o motor em ordem, se o óleo é o correto e algo anormal acontece, não venham culpar o óleo, o fabricante em sã consciência não iria indicar um óleo q faria o motor começar a fazer barulhos, fumacar e afins, na pior das hipótese aconteceria um recall
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
Pô, não sejamos extremistas...os carros de série não foram feitos para limites contínuos...e segundo a GM, os motores são cortados com 6,5K...mais que isso já merecem bomba com maior pressão e volume...são outros quinhentos...
Vc. tocou num ponto interessante...o nr antes do "W", significa viscosidade a 0°C... no Brasil temos 0°C só em algumas regiões e em pouquíssimos dias no ano...
Já o nr. após o "W", é a viscosidade a 100°C, o que é bem mais fácil de ser atingido, principalmente no nordeste...(no motor claro...)
Realmente na realidade qualquer óleo em motores novos fará pouca diferença... mas em motores com SIDA, a coisa ja tem que virar religião ortodoxa...
O uso diferente do indicado, a curto prazo, não significará muita coisa... mas a médio e longo definirá a longevidade do motor.
Vc. tocou num ponto interessante...o nr antes do "W", significa viscosidade a 0°C... no Brasil temos 0°C só em algumas regiões e em pouquíssimos dias no ano...
Já o nr. após o "W", é a viscosidade a 100°C, o que é bem mais fácil de ser atingido, principalmente no nordeste...(no motor claro...)
Realmente na realidade qualquer óleo em motores novos fará pouca diferença... mas em motores com SIDA, a coisa ja tem que virar religião ortodoxa...
O uso diferente do indicado, a curto prazo, não significará muita coisa... mas a médio e longo definirá a longevidade do motor.
-
- :: ST ::
Aí galera
Sábado um cliente cancelou um serviço, como eu já estava na rua, aproveitei passei na concessionária, comprei filtro de ar, combustivel e de óleo, deu uma subidinha nos preços, dei uma chorada, caiu um pouco.
Levei na loja de troca de óleo, coloquei novamente o 15W50, o óleo antigo saiu mais ou menos preto, acho que troquei cedo, mas agora to indo trabalhar com o carro, trajeto é rodovia mas as vezes fica no anda e para, na duvida troquei com 3.500 km rodados.
Hoje pela manhã já notei uma melhora na barulheira na partida e com o motor quente reduziu um pouco o barulho também.
Acho que por enquanto vou continuar com este óleo.
Um fato interessante é o dono da loja lamentando comigo, um cliente com um Corolla ano 2006 colocando oleo SJ 20W50 e diz que troca só com 10 mil km
coitado do carro.
Sábado um cliente cancelou um serviço, como eu já estava na rua, aproveitei passei na concessionária, comprei filtro de ar, combustivel e de óleo, deu uma subidinha nos preços, dei uma chorada, caiu um pouco.
Levei na loja de troca de óleo, coloquei novamente o 15W50, o óleo antigo saiu mais ou menos preto, acho que troquei cedo, mas agora to indo trabalhar com o carro, trajeto é rodovia mas as vezes fica no anda e para, na duvida troquei com 3.500 km rodados.
Hoje pela manhã já notei uma melhora na barulheira na partida e com o motor quente reduziu um pouco o barulho também.
Acho que por enquanto vou continuar com este óleo.
Um fato interessante é o dono da loja lamentando comigo, um cliente com um Corolla ano 2006 colocando oleo SJ 20W50 e diz que troca só com 10 mil km
coitado do carro.
-
-
- :: Piquet ::
Boa Tarde, só pra efeito de informação, coloquei sábado o AC Delco 5w30 Sintético API SN, vamos ver se muda alguma coisa, pois estava usando o API SM.
Abraços
Abraços
Montana Sport 1.8 - Minha Menina
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=79939
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=79939
-
somente a longo prazo e abrindo o motor pra verrobert felipe linares escreveu:Boa Tarde, só pra efeito de informação, coloquei sábado o AC Delco 5w30 Sintético API SN, vamos ver se muda alguma coisa, pois estava usando o API SM.
Abraços
Rua não é disputa, é convivência.
-