[DÚVIDA] - Alguém tem Circuito temporizador da luz interna?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
fabriciogcbh
:: Champ ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabriciogcbh »

mauriciodm escreveu:OPA! Demoro então! hahaha

Pra 7 segundos acesos mais uns 3 segundos de fader qual capacitor devo usar?

Obrigado,
Abraço.
sei dizer nao, o tempo que eu usava era com capacitor de 220, testa com 330 ou mais
Milton C.
:: Piquet ::

Mensagem por Milton C. »

Voltando a ativa do tópico...

Só queria saber, de vocês, um esquema e a quantia de leds para a luz de leitura traseira, e para a luz do porta-malas.

Desculpem voltar este tópico.

Abraço à todos!!
Novas modificações em andamento!
--------------------------------

Fotos: http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=
fabriciogcbh

Milton C. escreveu:Voltando a ativa do tópico...

Só queria saber, de vocês, um esquema e a quantia de leds para a luz de leitura traseira, e para a luz do porta-malas.

Desculpem voltar este tópico.

Abraço à todos!!

eu nao sei como é a cortesia trazeira do corsa, os meus nunca tiveram e nao tive a curiosidade de olhar, hehehee, mas pelo tamanho do buraco imagino que deva caber 12 no maximo (3 fileiras de 4 ),
a luz do porta malas cabe somente 8, caso voce queira cortar aquele ferro que fique atravessado na luminaria, cabe 16 (4 fileiras de 4 leds) ou 15 (5 fileiras de 3 leds com 1 resistor em cada fileira) , com 15 leds é melhor, o resistor compensa a diferença de tensao do motor 12v e 13.8v nao deixando ele ficar mais fraco quando motor desligado.
jeansbsb
:: Wind ::

Mensagem por jeansbsb »

não sei se é pedir demais mas...

tenho um classic 08/08 e aqui em casa também tem uma zafira expression 07/07 ...

DUVIDA 1: na zafira funciona assim:

quando se fecha a porta a luz tem um tempo para desligar...

quando é pelo botão do farol, ela liga e desliga imediatamente ...

porém se eu ligo a parte elétrica do carro(com a chave claro) na hora em que fecho a porta a luz desliga sem temporizador....

como adaptar esse circuito ai para isso? para caso a chave estiver no contato ela desliga de imediato?

DUVIDA 2: esta pode deichar pois testo quando instalar mas se alguem puder responder...

qdo eu instalar o tempor. , abrir - fechar a porta e a luz estiver no tempo do capacitor ainda, SE EU acionar e desacionar o interruptor do farol ela vai desligar de imediato????

DUVIDA 3: falaram que pode da retorno do fio do alarme lah....

sensor porta ____________________________________________________________alarme

falaram pra por um diodo soh por garantia... como vou instalá-lo??

sensor porta ________________>|__________________________________________alarme

OU

sensor porta_________________|<__________________________________________alarme

??????????????????

se alguem puder me explicar esse lance do diodo / retorno / alarme ... deu um no na cabeça aqui e não connsegui entender visto que o fio que chega ali é o NEGATIVO CERTO???

DUVIDA 4: a luz original lá do corsa ....

sensor porta_________________lampada_________________positivo

ou

sensor porta ________________lampada__________________terra (ou negativo ou lataria)

?????? soh pra constar...

por enquanto é só....

vou comprar as peças dessa semana pra semana que vem pra montar e upar o classiquizin

abraço e já desculpas pelo tão incomodo ai....
fabriciogcbh

jeansbsb escreveu:não sei se é pedir demais mas...

tenho um classic 08/08 e aqui em casa também tem uma zafira expression 07/07 ...

DUVIDA 1: na zafira funciona assim:

quando se fecha a porta a luz tem um tempo para desligar...

quando é pelo botão do farol, ela liga e desliga imediatamente ...

porém se eu ligo a parte elétrica do carro(com a chave claro) na hora em que fecho a porta a luz desliga sem temporizador....

como adaptar esse circuito ai para isso? para caso a chave estiver no contato ela desliga de imediato?

DUVIDA 2: esta pode deichar pois testo quando instalar mas se alguem puder responder...

qdo eu instalar o tempor. , abrir - fechar a porta e a luz estiver no tempo do capacitor ainda, SE EU acionar e desacionar o interruptor do farol ela vai desligar de imediato????

DUVIDA 3: falaram que pode da retorno do fio do alarme lah....

sensor porta ____________________________________________________________alarme

falaram pra por um diodo soh por garantia... como vou instalá-lo??

sensor porta ________________>|__________________________________________alarme

OU

sensor porta_________________|<__________________________________________alarme

??????????????????

se alguem puder me explicar esse lance do diodo / retorno / alarme ... deu um no na cabeça aqui e não connsegui entender visto que o fio que chega ali é o NEGATIVO CERTO???

DUVIDA 4: a luz original lá do corsa ....

sensor porta_________________lampada_________________positivo

ou

sensor porta ________________lampada__________________terra (ou negativo ou lataria)

?????? soh pra constar...

por enquanto é só....

vou comprar as peças dessa semana pra semana que vem pra montar e upar o classiquizin

abraço e já desculpas pelo tão incomodo ai....

Duvida 1: Tem como adaptar, mas tera que mexer no circuito do temporizador (para descarregar o capacitor) e puxar um fio da ignição ate a placa modificada. Como isso vai mexer na ignição, aconselho nao faze-lo para evitar proplemas de eletrica no carro (ignição e central do carro nao se brinca)

Duvida 2: Se voce acionar o interruptor o capacitor ira carregar novamente zerando o tempo que vai levar para desligar, a lampada vai continuar acesa ate mesmo se ela ja estiver começando a apagar.

Duvida 3: O esquema do diodo é em alguns casos, depende do alarme. A forma correta de ligar é a linha branca do lido fixado no fio que vai para o sensor da porta e aparte sem linha para a placa do temporizador. Pelo seu desenho fica assim.

| = linha branca do diodo
sensor porta_________________|<___________________"placa do temporizador"

Duvida 4:
Sensor de porta____________interruptor farol___________lampada_______positivo

os fios se nao me engano sao das cores:
(sensor de porta)___(interruptor farol) = acho que é branco, ou marrom nao lembro
(interruptor farol)___(lampada) = marrom
(lampada)____(Positivo) = vermelho
jeansbsb

Mensagem por jeansbsb »

[quote="fabriciogcbh]

Duvida 1: Tem como adaptar, mas tera que mexer no circuito do temporizador (para descarregar o capacitor) e puxar um fio da ignição ate a placa modificada. Como isso vai mexer na ignição, aconselho nao faze-lo para evitar proplemas de eletrica no carro (ignição e central do carro nao se brinca)

Duvida 2: Se voce acionar o interruptor o capacitor ira carregar novamente zerando o tempo que vai levar para desligar, a lampada vai continuar acesa ate mesmo se ela ja estiver começando a apagar.

Duvida 3: O esquema do diodo é em alguns casos, depende do alarme. A forma correta de ligar é a linha branca do lido fixado no fio que vai para o sensor da porta e aparte sem linha para a placa do temporizador. Pelo seu desenho fica assim.

| = linha branca do diodo
sensor porta_________________|<___________________"placa do temporizador"

Duvida 4:
Sensor de porta____________interruptor farol___________lampada_______positivo

os fios se nao me engano sao das cores:
(sensor de porta)___(interruptor farol) = acho que é branco, ou marrom nao lembro
(interruptor farol)___(lampada) = marrom
(lampada)____(Positivo) = vermelho[/quote]

DUVIDA 2.1: mas estou considerando o temporizador com tambem o esquema de ligação direta do interruptor sem passar pelo capacitor....

ele RECARREGARIA se ela ainda estivesse ligada??

então assim:

hoje meu corsa está ligado assim:
(sensor da porta)_____________(interruptor farol)___________(lampada)_______(positivo)

ai da preu fazer assim:

Imagem

visto que vou fazer desse jeito (ligando tb o interruptor SEM FADER) soh que com os valores para o TIP36

Imagem

DUVIDA 5: SOMENTE ESSE diodo ali pra nao ter retorno antes do resistor de 33k (no TIP 36 eh um resistor de 1k certo) basta pra ela nao carregar o capacitor?? (FICAR SEM FADER)

espero que entenda... e mais uma vez desculpe-me as perguntas ai....
jeansbsb

Mensagem por jeansbsb »

e no caso vamos mudar o esquema da ligação né??

pq a lampada chega o negativo do interruptor / sensor.... e o positivo é direto..

agora esse negativo vai servir pra acionar o TIP36 q vai mandar o positivo para a lampada (leds) q vou ter q aterrar na lata ficando o negativo direto certo?
fabriciogcbh

Recapitulando, voce quer ligar a lampada no interruptor sem o fader, e na porta com o fader.

pag 3 deste mesmo topico explica a situação, para voce ligar interruptor sem o fader, peque o segundo esquema que voce postou, fazendo a ligação da seguinte forma (figura abaixo), lembrando que o esquema que voce copiou (postou) é esquema com valores das peças para BC558 com led, e nao TIP36 com lampada original.
Imagem
Gandra

Mensagem por Gandra »

[quote="DML"][color=yellow][b]Eu comprei o meu pronto no ML, pois, não tenho o material necessário para fazer as ligações.

Comprei o Eletronic Dimmer. Se não me engano ele custou R$20,00.[/b][/color][/quote]

E como foi a instalcao??
-- Bola de Neve --
Under Construction
jeansbsb

Mensagem por jeansbsb »

tudo bem...

desculpe-me mais uma vez e agora eu paro de encher até eu cofeccioná-lo e postar os resultados...

o esquema que tem aqui com o TIP36 da pra ligar com leds tambem??

e o bc558 com leds tambem????

qual vc aconselha? tip ou bc??

me parece q falaste q com o tip36 ele nao esquentou nada e aguentava muitos leds .... certo?

vou comprar as peças com seu conselho ai e vou montá-lo da proxima semana para outra...

um grande abraço e obrigado pela atenção e disposição AI!
Responder