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raphael.mendes escreveu:
e se for baixa rotação abastecido com etanol?
Quase nula, o residual da queima é mínimo comparado a gasolina.
então teoricamente quais os malefícios pro carro em andar trechos curtos com frequencia?
o consumo alto nao é maleficio pro carro e sim pro bolso
pro bolso total, até mesmo abreviando a troca da bateria q trechos tao curtos acaba não tendo tempo nem de repor a carga da bateria....
o motor não aquece a ponto de evaporar o combustível q passou pro óleo na primeira partida.....o óleo perde sua função mais cedo ainda...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
awaked escreveu:
Quase nula, o residual da queima é mínimo comparado a gasolina.
então teoricamente quais os malefícios pro carro em andar trechos curtos com frequencia?
o consumo alto nao é maleficio pro carro e sim pro bolso
pro bolso total, até mesmo abreviando a troca da bateria q trechos tao curtos acaba não tendo tempo nem de repor a carga da bateria....
o motor não aquece a ponto de evaporar o combustível q passou pro óleo na primeira partida.....o óleo perde sua função mais cedo ainda...
entendi.. mas da bateria acredito que se contar pela km rodada (8km) é pouco, mas se considerar o tempo ligado (15minutos) que é o tempo que levo de carro , mesmo em marcha lenta o alternador repõe a carga usada pra dar partida ... sobre o óleo contaminado, o etanol por si só ja evapora a temperatura ambiente em questao de alguns minutos... se somar isso ao calor do motor (mesmo que fora da temperatura ideal) mas ja perto dos 50 graus, o etanol evapora quase que 100% e nao contamina o oleo.
Quase, o etanol não consegue evaporar tão fácil de misturar ao óleo. Além disso tem a água dele, não esqueça que é hidratado.
Tem a questão dos cilindros também, eles são ovalizados e assumem a forma final depois de aquecidos e se expandirem, é onde o cilindro e anéis funcionam em condições ideais. Com o motor frio isso nunca acontece, aumentando o desgaste prematuro. Nada drástico que fará o motor explodir em 2 anos, mas lá no fim de sua vida algum tempo será abreviado.
inclusive neste trecho de 8km, nos 5 dias da semana (8 pra ir e 8km pra voltar) qd volto de tarde com o calor mais forte do que de manha, chega até a acionar a ventoinha.
será que é tao severo assim?
o transito aqui do interior nao é "anda e para" .. fico na media de 60km/h cosntante e paro em 4 semaforos.. dai to em casa ja. pelo ponteiro ei sei quando chega na temperatura ideal... de manha ele atinge a temperatura la na metade do trecho.. rodo 4km esquentando e os outros 4 km com temperatura ideal..... na volta devo rodar uns 2km esquentando e os outros 5 ideal e no ultimo km ou qd to na rua de casa aciona a ventoinha... ai deixo em marcha lenta na garagem até desligar a ventoinha ai desligo o carro tb.
raphael.mendes, está... MUITO severo. Esse é o conceito de severo.
Pense no seu carro... aos 100.000 km. 50.000 km ele rodou frio e 50.000 km ele rodou quente. O que acha?
Agora pensa num carro usado numa condição diferente... aquele que roda o dia todo. Ele está frio só pela manhã, passa o resto do dia quente. Com 100.000 km ele terá rodado 20.000 km frio e 80.000 km quente. Esse motor deve estar bem mais inteiro.
Terceira, estrada... carro que roda 500 ou mais km por dia. Com 100.000 km teria rodado uns 5000 km frio... e 95.000 km com motor quente. É nesse carro que eu apostaria minhas fichas.
Trajetos curtos ou trânsito intenso são as condições mais severas que um motor pode enfrentar.
Trajetos longos, com rotação, velocidade e temperaturas constantes são um refresco.
Não precisa deixar a ventoinha desligar quando chegar em casa. Está só torrando combustível. Se estiver quente demais ela vai acionar mesmo sem a chave.
qnd chega em casa não precisa mesmo deixar a ventoinha ligada até parar, afinal o motor vai ficar desligado, não vai produzir qq calor, apenas vai perder calor por dissipação pro ambiente....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
relax, so o fato de não estar trabalhando já não gera calor....
por isso até q bastante modelos qnd desliga, não mantem a ventoinha ligada mais
mas pensei comigo sobre o outro participante q pega descida indo e tal, podia acelerar pra conseguir velocidade e se valer do cut-off, depende do relevo ele pode conseguir algum resultado.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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SemControle escreveu:relax, so o fato de não estar trabalhando já não gera calor....
por isso até q bastante modelos qnd desliga, não mantem a ventoinha ligada mais
mas pensei comigo sobre o outro participante q pega descida indo e tal, podia acelerar pra conseguir velocidade e se valer do cut-off, depende do relevo ele pode conseguir algum resultado.....
Sou eu né SemControle kkkkkk
Hoje fiz nesse esquema q vc disse, acelerei até dar velocidade e depois deixei descer em marcha alta (4°marcha a 40km/h)
Fiz certo???