[FOTOS] - Corsa Sedan Premium 1.4 2011/2012 - L U C I A N O
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Senhores, continuando com as revisões da "casa dos 50 mil km" - a quilometragem hoje é de 52.900 - há uns tempos eu venho reparando que o veículo apresenta oscilação de aceleração quando frio. Coisa de 2 minutos ao sair da garagem a rotação normaliza. Dei uma revisava nos bicos injetores e percebi que durante os testes na máquina um dos bicos estava com vazão irregular. Vamos as fotos:
Os bicos ainda na flauta

Na máquina

Mesmo depois de equalizá-los e realizar a limpeza por ultrassom esse bico não ficou 100%. Melhorou após a limpeza, mas não ficou como os demais. Como estava em final de expediente eu mandei montar. Vou ter verificar isso daqui uns dias... Cai aqui um mito que eu mesmo acreditava até então: Bicos GM não necessitam de limpeza. Ainda mais com o nosso combustível de péssima qualidade.
Aproveitei o embalo e limpei todo o TBI com Car80. Dessa vez pedi para tirar do lugar e verificar como estava por baixo. A parte de cima ainda estava em condições.


TBI no lugar de origem

Recentemente notei que o câmbio estava começando a ficar com aquele "suor" de óleo misturado com o pó que vai acumulando ali. Problema muito comum nos GMs.

Troquei o retentor da haste seletora juntamente com a junta. Serviço simples e rápido! Detalhe para um situação que venho notado em relação às peças genuínas mais simples: A discrepância de valores, conforme comentei anteriormente.
Esse retentor, que é um simples "anelzinho" de borracha, a concessionária pediu mais de R$ 40,00! A peça genuína nada mais é que um retentor SABÓ dentro da embalagem GM. Inclusive a peça genuína vem com a inscrição "SABÓ". Resultado: comprei a da SABÓ pela metade do preço.
Detalhe da peça - Código GM 90182169 - Código SABÓ 02373BRG

Local de instalação

Junta

Depois do serviço e da limpeza na peça

Visão geral do motor. Realizo a limpeza apenas com pano úmido e depois passo silicone nos plásticos.

Assim como eu fiz com o fluído da DH, eu estava pretendendo fazer com o do câmbio. Aproveitei o ensejo e troquei o óleo de caixa. A GM pede no manual, assim como o da DH, apenas completar. Mas, como já foi provado que é um erro essa recomendação, eu troquei. Ao retirá-lo ainda estava na cor vermelha. No fundo da caixa que tinha contaminação, resultado do uso normal do veículo. Como o Corsa não tem bujão para sangrar o óleo, há a necessidade de soltar a tampa. Depois desse procedimento deve-se limpar a tampa e o local onde estava a junta antiga, que necessita ser substituída.

A junta antiga (vermelha) despedaçou-se na retirada da tampa.

Com a troca por um junta nova, será menos um local para eu me preocupar por um bom tempo.
O fundo da tampa após a retirada

A tampa após a limpeza e o seu respectivo código GM. Detalhe que o carro é 11/12 e a tampa foi fabricada em 2010.

Bom, por enquanto isso. Espero que o pessoal curta!
Abraço!
Os bicos ainda na flauta

Na máquina

Mesmo depois de equalizá-los e realizar a limpeza por ultrassom esse bico não ficou 100%. Melhorou após a limpeza, mas não ficou como os demais. Como estava em final de expediente eu mandei montar. Vou ter verificar isso daqui uns dias... Cai aqui um mito que eu mesmo acreditava até então: Bicos GM não necessitam de limpeza. Ainda mais com o nosso combustível de péssima qualidade.

Aproveitei o embalo e limpei todo o TBI com Car80. Dessa vez pedi para tirar do lugar e verificar como estava por baixo. A parte de cima ainda estava em condições.


TBI no lugar de origem

Recentemente notei que o câmbio estava começando a ficar com aquele "suor" de óleo misturado com o pó que vai acumulando ali. Problema muito comum nos GMs.

Troquei o retentor da haste seletora juntamente com a junta. Serviço simples e rápido! Detalhe para um situação que venho notado em relação às peças genuínas mais simples: A discrepância de valores, conforme comentei anteriormente.
Esse retentor, que é um simples "anelzinho" de borracha, a concessionária pediu mais de R$ 40,00! A peça genuína nada mais é que um retentor SABÓ dentro da embalagem GM. Inclusive a peça genuína vem com a inscrição "SABÓ". Resultado: comprei a da SABÓ pela metade do preço.
Detalhe da peça - Código GM 90182169 - Código SABÓ 02373BRG

Local de instalação

Junta

Depois do serviço e da limpeza na peça

Visão geral do motor. Realizo a limpeza apenas com pano úmido e depois passo silicone nos plásticos.

Assim como eu fiz com o fluído da DH, eu estava pretendendo fazer com o do câmbio. Aproveitei o ensejo e troquei o óleo de caixa. A GM pede no manual, assim como o da DH, apenas completar. Mas, como já foi provado que é um erro essa recomendação, eu troquei. Ao retirá-lo ainda estava na cor vermelha. No fundo da caixa que tinha contaminação, resultado do uso normal do veículo. Como o Corsa não tem bujão para sangrar o óleo, há a necessidade de soltar a tampa. Depois desse procedimento deve-se limpar a tampa e o local onde estava a junta antiga, que necessita ser substituída.

A junta antiga (vermelha) despedaçou-se na retirada da tampa.

Com a troca por um junta nova, será menos um local para eu me preocupar por um bom tempo.
O fundo da tampa após a retirada

A tampa após a limpeza e o seu respectivo código GM. Detalhe que o carro é 11/12 e a tampa foi fabricada em 2010.

Bom, por enquanto isso. Espero que o pessoal curta!
Abraço!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
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Show de bola Luciano, essa realmente é uma bela revisão...desse jeito tem Corsa pra vida toda..
Me diz uma coisa, como você limpou aquela parte do câmbio ali onde trocou os retentores? Ali realmente acumula muita sujeira, poeira e etc, outro dia no meu resolvi dar uma boa limpeza nessa parte com WD40 e um pano, ficou bem limpo, mas não ficou zero como no seu...como vc limpou ali?

Me diz uma coisa, como você limpou aquela parte do câmbio ali onde trocou os retentores? Ali realmente acumula muita sujeira, poeira e etc, outro dia no meu resolvi dar uma boa limpeza nessa parte com WD40 e um pano, ficou bem limpo, mas não ficou zero como no seu...como vc limpou ali?
"Corseando e desfilando por ai"
Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
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- Guivanu
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Parabéns pela dedicação.
Espero achar um que tenha sido bem cuidado quando for trocar o meu.
Espero achar um que tenha sido bem cuidado quando for trocar o meu.
Fotos do Corsinha: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=
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gobira e Guivanu, Obrigado pela visita e pelos comentários.
Fred Figueiredo, Na verdade quando o mecânico trocou o retentor e a junta, já que tinha tirado a tampa para realizar o serviço, eu pedi para lavá-la com água e sabão.
Deixa eu te falar.. Você disse que limpa essa área com WD40? Acho que com ele a área ficará oleosa e com o tempo irá "grudar" sujeira a essa oleosidade.
Normalmente eu limpo o motor com pano úmido e passo silicone nas peças plásticas. Fica novinho. Quando necessito de uma limpeza mais pesada eu uso um produto chamado "lava motor".
http://www.autoshine.com.br/wp-content/ ... tinha1.png
Abraço!
Fred Figueiredo, Na verdade quando o mecânico trocou o retentor e a junta, já que tinha tirado a tampa para realizar o serviço, eu pedi para lavá-la com água e sabão.
Deixa eu te falar.. Você disse que limpa essa área com WD40? Acho que com ele a área ficará oleosa e com o tempo irá "grudar" sujeira a essa oleosidade.
Normalmente eu limpo o motor com pano úmido e passo silicone nas peças plásticas. Fica novinho. Quando necessito de uma limpeza mais pesada eu uso um produto chamado "lava motor".
http://www.autoshine.com.br/wp-content/ ... tinha1.png
Abraço!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
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- danilo.oliveira
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Grande Luciano
Cada dia mais perfeito essa revisão dos 50 mil ficou show
realmente agora o carro tá como zero km novamente
parabéns pelos cuidados e capricho
abraço!
Cada dia mais perfeito essa revisão dos 50 mil ficou show
realmente agora o carro tá como zero km novamente
parabéns pelos cuidados e capricho
abraço!
Corsa Hatch Premium 1.4 Econoflex
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=97282
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Mais algumas atualizações...
Um procedimento simples que fiz no Classic e agora também no Corsa C. A velha e típica economia porca das montadoras.
Trata-se da iluminação da tomada de 12V. Código GM 93246664

Ao soltar o local da chave já encontra-se o chicote para lâmpada

Na tomada 12V original existe o suporte da lâmpada (sem a lâmpada)

O anel com a lâmpada é maior do que o da tomada original, nesse caso é necessário tirar apenas a lâmpada. Basta puxar pois ela fica sob pressão.
Suporte sem a lâmpada retirado do anel original

Lâmpada nova no anel original

Agora é só encaixar o plug da lâmpada no chicote e testar o funcionamento (só funciona com o farol aceso)

Montado e funcionando


Outro UP foram os interruptores das portas traseiras. Um deles apresentou mau funcionamento e como é barato eu comprei o par.


Interruptor antigo

Interruptor novo


Abraços!
Um procedimento simples que fiz no Classic e agora também no Corsa C. A velha e típica economia porca das montadoras.
Trata-se da iluminação da tomada de 12V. Código GM 93246664

Ao soltar o local da chave já encontra-se o chicote para lâmpada

Na tomada 12V original existe o suporte da lâmpada (sem a lâmpada)

O anel com a lâmpada é maior do que o da tomada original, nesse caso é necessário tirar apenas a lâmpada. Basta puxar pois ela fica sob pressão.
Suporte sem a lâmpada retirado do anel original

Lâmpada nova no anel original

Agora é só encaixar o plug da lâmpada no chicote e testar o funcionamento (só funciona com o farol aceso)

Montado e funcionando


Outro UP foram os interruptores das portas traseiras. Um deles apresentou mau funcionamento e como é barato eu comprei o par.


Interruptor antigo

Interruptor novo


Abraços!
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