Certa vez me informarão que o cabo é resistivo por fora, para evitar que a alta corrente que passa por eles interfira na parte eletronica do carro. Lembre dos carros carburador que quanto funcionavam davam uma interferencia no rádio, acompanhando a rotação do motor.eduardo.sic escreveu:Pessoal, aproveitando esse assunto, todos sabemos que os cabos de velas são resistivos, cada cabo tem cerca de 4 ou 8 K, nao me lembro ao certo. e sabemos tb que essa resistencia reduz a intensidade da faisca, então, essa semana fiz um teste, tirei os cabos de velas e coloquei fio grosso no lugar, ficou uma aranha mas com resistencia quase zero, e gostei do desenpenho, o carro ficou + esperto,leonardosecco escreveu:bobina!!Cleiton Gomes escreveu:Vindo de vc JMARCELO...... vou comprar MSD mesmo....
Mas quem "manda" comanda a faisca.... é a bobina ou o módulo... ou os dois???
Valeu!!!
será que existem cabos de velas sem ser resistivos? como os de fusca?
será?
quem tiver algo a falar.. fico no aguardo.
e pude perceber que com o fio realmente a centelha ficou + forte.
Super Ignição da CM Racing / Alguem tem o q falar?
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Re: Aproveitando...
Pra que seis se quatro fazem o mesmo serviço e ainda gastão menos?
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Re: Aproveitando...
Cyberprobo escreveu:Certa vez me informarão que o cabo é resistivo por fora, para evitar que a alta corrente que passa por eles interfira na parte eletronica do carro. Lembre dos carros carburador que quanto funcionavam davam uma interferencia no rádio, acompanhando a rotação do motor.eduardo.sic escreveu:Pessoal, aproveitando esse assunto, todos sabemos que os cabos de velas são resistivos, cada cabo tem cerca de 4 ou 8 K, nao me lembro ao certo. e sabemos tb que essa resistencia reduz a intensidade da faisca, então, essa semana fiz um teste, tirei os cabos de velas e coloquei fio grosso no lugar, ficou uma aranha mas com resistencia quase zero, e gostei do desenpenho, o carro ficou + esperto,leonardosecco escreveu: bobina!!
será que existem cabos de velas sem ser resistivos? como os de fusca?
será?
quem tiver algo a falar.. fico no aguardo.
e pude perceber que com o fio realmente a centelha ficou + forte.
Olá Cyberprobo, eu desmontei um cabo e é o seguinte, existe uma expiral com milhoes de voltas do começo até o fim do cabo, uma malha bem fininha, não sei que materia é aquele, mas é ele que oference a "resistencia" a condução da eletricidade, é como se fosse um resistor mesmo, a minha ideia é ligar um cabo com resistencia quase zero.
em relação aos carros carburados o problema não era no cabo e sim na falta de bom "consensador" ou "capacitor" para absorver o descarga eletrica gerada na hora que a bobina era desenergizada.
eu coloquei o fio no lugar dos cabos do meu corsa e o som continuou normal. sem aquele zimmmmmm, que dava nos carros antigos.
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Re: Aproveitando...
Cara,eduardo.sic escreveu: Olá Cyberprobo, eu desmontei um cabo e é o seguinte, existe uma expiral com milhoes de voltas do começo até o fim do cabo, uma malha bem fininha, não sei que materia é aquele, mas é ele que oference a "resistencia" a condução da eletricidade, é como se fosse um resistor mesmo, a minha ideia é ligar um cabo com resistencia quase zero.
em relação aos carros carburados o problema não era no cabo e sim na falta de bom "consensador" ou "capacitor" para absorver o descarga eletrica gerada na hora que a bobina era desenergizada.
eu coloquei o fio no lugar dos cabos do meu corsa e o som continuou normal. sem aquele zimmmmmm, que dava nos carros antigos.
O problema de você não usar cabos resistivos é que você pode facilmente detonar sua injeção. Não que vá acontecer, mas pode acontecer!
Portanto, muito cuidado!!!
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Re: Aproveitando...
Qual seria a vantagem de oferecer resistência a passagem da corrente? Não havia nenhum fio no centro do cabo?eduardo.sic escreveu: Olá Cyberprobo, eu desmontei um cabo e é o seguinte, existe uma expiral com milhoes de voltas do começo até o fim do cabo, uma malha bem fininha, não sei que materia é aquele, mas é ele que oference a "resistencia" a condução da eletricidade, é como se fosse um resistor mesmo, a minha ideia é ligar um cabo com resistencia quase zero.
em relação aos carros carburados o problema não era no cabo e sim na falta de bom "consensador" ou "capacitor" para absorver o descarga eletrica gerada na hora que a bobina era desenergizada.
eu coloquei o fio no lugar dos cabos do meu corsa e o som continuou normal. sem aquele zimmmmmm, que dava nos carros antigos.
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Re: Aproveitando...
É isso que me pergunto.... qual a vantagem em oferecer resistencia?Cyberprobo escreveu:Qual seria a vantagem de oferecer resistência a passagem da corrente? Não havia nenhum fio no centro do cabo?eduardo.sic escreveu: Olá Cyberprobo, eu desmontei um cabo e é o seguinte, existe uma expiral com milhoes de voltas do começo até o fim do cabo, uma malha bem fininha, não sei que materia é aquele, mas é ele que oference a "resistencia" a condução da eletricidade, é como se fosse um resistor mesmo, a minha ideia é ligar um cabo com resistencia quase zero.
em relação aos carros carburados o problema não era no cabo e sim na falta de bom "consensador" ou "capacitor" para absorver o descarga eletrica gerada na hora que a bobina era desenergizada.
eu coloquei o fio no lugar dos cabos do meu corsa e o som continuou normal. sem aquele zimmmmmm, que dava nos carros antigos.
no centro do cabo de vela não ha um fio como um fio te tomada, existe sim uma expiral com um milhão de voltas ate chegar o final do cabo, deve ser de algum material resistivo, não sei quel. so sei que é fininho.
esse lance de detonar a injeção acho que nao precede não, senão mesmo com o resistivo correria o risco pq a centelha de alta tensão ta sendo liberado da mesmo forma, talves com alguns Voltas a menos por causa do cabo, mas se a ideia é aumentar a faisca, acho que esse é o caminho + economico..
e ao gente, opinem ae...
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Re: Aproveitando...
Bom, vou explicar com linguajar meio técnico, meio leigo, para ficar bem claro.eduardo.sic escreveu:É isso que me pergunto.... qual a vantagem em oferecer resistencia?Cyberprobo escreveu:Qual seria a vantagem de oferecer resistência a passagem da corrente? Não havia nenhum fio no centro do cabo?eduardo.sic escreveu: Olá Cyberprobo, eu desmontei um cabo e é o seguinte, existe uma expiral com milhoes de voltas do começo até o fim do cabo, uma malha bem fininha, não sei que materia é aquele, mas é ele que oference a "resistencia" a condução da eletricidade, é como se fosse um resistor mesmo, a minha ideia é ligar um cabo com resistencia quase zero.
em relação aos carros carburados o problema não era no cabo e sim na falta de bom "consensador" ou "capacitor" para absorver o descarga eletrica gerada na hora que a bobina era desenergizada.
eu coloquei o fio no lugar dos cabos do meu corsa e o som continuou normal. sem aquele zimmmmmm, que dava nos carros antigos.
no centro do cabo de vela não ha um fio como um fio te tomada, existe sim uma expiral com um milhão de voltas ate chegar o final do cabo, deve ser de algum material resistivo, não sei quel. so sei que é fininho.
esse lance de detonar a injeção acho que nao precede não, senão mesmo com o resistivo correria o risco pq a centelha de alta tensão ta sendo liberado da mesmo forma, talves com alguns Voltas a menos por causa do cabo, mas se a ideia é aumentar a faisca, acho que esse é o caminho + economico..
e ao gente, opinem ae...
O cabo comum gera, devido à grande corrente que o transpõe, um campo eletromagnético que interfere no funcionamento dos aparelhos eletrônicos existentes no carro. No caso de carros carburados, o principal aparelho sempre foi o rádio, que como já citado, "seguia" a rotação do carro, devido não ao centelhamento, mas sim à interferência eletromagnética. O papel do cabo resistivo é minimizar esse campo, evitando a interferência em:
* rádio (som) e aparelhos audiovisuais
* central de controle (ECU)
* barramentos de dados do carro
* sensores, atuadores e bicos injetores
* ABS, controles de tração
* Direção Eletro-Hidráulica
* etc.
por isso que hoje em dia não é mais necessário instalar filtro no rádio, por exemplo, mas veja que o rádio é o de menos, pois os outros sistemas do carro são muito sensíveis e podem sofrer com a interferência, ou diretamente, ou ao longo do tempo. Isso também se procede para cabos de qualidade duvidosa, mesmo que resistivos.
Como já dito, a qualidade da faísca interfere no processo inicial de combustão, não na combustão em si, portanto, uma boa regulagem do veículo tratá bem mais benefícios que simplesmente aumentar a centelha, seja colocando velas de eletrodos múltiplos, seja colocando kits mágicos de ignição superpotente.
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Re: Aproveitando...
Tava esperando quem iria colocar essa resposta, completíssima!!!willedu escreveu:Bom, vou explicar com linguajar meio técnico, meio leigo, para ficar bem claro.
O cabo comum gera, devido à grande corrente que o transpõe, um campo eletromagnético que interfere no funcionamento dos aparelhos eletrônicos existentes no carro. No caso de carros carburados, o principal aparelho sempre foi o rádio, que como já citado, "seguia" a rotação do carro, devido não ao centelhamento, mas sim à interferência eletromagnética. O papel do cabo resistivo é minimizar esse campo, evitando a interferência em:
* rádio (som) e aparelhos audiovisuais
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por isso que hoje em dia não é mais necessário instalar filtro no rádio, por exemplo, mas veja que o rádio é o de menos, pois os outros sistemas do carro são muito sensíveis e podem sofrer com a interferência, ou diretamente, ou ao longo do tempo. Isso também se procede para cabos de qualidade duvidosa, mesmo que resistivos.
Como já dito, a qualidade da faísca interfere no processo inicial de combustão, não na combustão em si, portanto, uma boa regulagem do veículo tratá bem mais benefícios que simplesmente aumentar a centelha, seja colocando velas de eletrodos múltiplos, seja colocando kits mágicos de ignição superpotente.
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Re: Aproveitando...
Eu discordo, essa interferência nos carros carburados ocorria em função de um campo eletro-magnético gerado pelo enrolamento primário da Bonina, e não pelo enrolamento secundário.willedu escreveu:Bom, vou explicar com linguajar meio técnico, meio leigo, para ficar bem claro.eduardo.sic escreveu:É isso que me pergunto.... qual a vantagem em oferecer resistencia?Cyberprobo escreveu: Qual seria a vantagem de oferecer resistência a passagem da corrente? Não havia nenhum fio no centro do cabo?
no centro do cabo de vela não ha um fio como um fio te tomada, existe sim uma expiral com um milhão de voltas ate chegar o final do cabo, deve ser de algum material resistivo, não sei quel. so sei que é fininho.
esse lance de detonar a injeção acho que nao precede não, senão mesmo com o resistivo correria o risco pq a centelha de alta tensão ta sendo liberado da mesmo forma, talves com alguns Voltas a menos por causa do cabo, mas se a ideia é aumentar a faisca, acho que esse é o caminho + economico..
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O cabo comum gera, devido à grande corrente que o transpõe, um campo eletromagnético que interfere no funcionamento dos aparelhos eletrônicos existentes no carro. No caso de carros carburados, o principal aparelho sempre foi o rádio, que como já citado, "seguia" a rotação do carro, devido não ao centelhamento, mas sim à interferência eletromagnética. O papel do cabo resistivo é minimizar esse campo, evitando a interferência em:
* rádio (som) e aparelhos audiovisuais
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por isso que hoje em dia não é mais necessário instalar filtro no rádio, por exemplo, mas veja que o rádio é o de menos, pois os outros sistemas do carro são muito sensíveis e podem sofrer com a interferência, ou diretamente, ou ao longo do tempo. Isso também se procede para cabos de qualidade duvidosa, mesmo que resistivos.
Como já dito, a qualidade da faísca interfere no processo inicial de combustão, não na combustão em si, portanto, uma boa regulagem do veículo tratá bem mais benefícios que simplesmente aumentar a centelha, seja colocando velas de eletrodos múltiplos, seja colocando kits mágicos de ignição superpotente.
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vocês podem olhar um esquema elétrico de um carro desses que vão ver que o capacitor o qual mencionei não fica no radio e sim na bobina na parte primária, afim de amortizar essa descarga.
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Re: Aproveitando...
Bom, não sou só eu que penso assim:eduardo.sic escreveu:...
Eu discordo, essa interferência nos carros carburados ocorria em função de um campo eletro-magnético gerado pelo enrolamento primário da Bonina, e não pelo enrolamento secundário.
vocês podem olhar um esquema elétrico de um carro desses que vão ver que o capacitor o qual mencionei não fica no radio e sim na bobina na parte primária, afim de amortizar essa descarga.
http://www.webmecauto.com.br/servicos/serv01_01.asp
Observe em especial:
Os cabos de ignição possuem um sistema de resistência para diminuir as interferências eletromagnéticas causadas pela alta tensão do circuito. Essa resistência pode estar incorporada ao cabo de duas maneiras: Por terminal supressivo ou cabos supressivos.
A bobina dos carros novos já é preparada para isolar, e a ausência de distribuidor colabora na redução da interferência eletromagnética. O cabo também colabora para o processo. Só citei o cabo justamente pq os outros componentes já estão preparados e dificilmente alguém pensa em trocar a bobina por outra.

Só pra citar, existem cabos supressivos e resistivos. No caso do corsa, é supressivo, mas ele também possui a resistência interna citada.
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AÊ!
Ressuscitando o tópico, alguém usou a tal da ignição CM Racing? Quais foram os resultados?
Se eu socar uma bobina MSD ou Accel da vida no meu pobre EFI, no lugar da bobina será q tenho melhora de desempenho??
VALEU!!
Rodrigo
Ressuscitando o tópico, alguém usou a tal da ignição CM Racing? Quais foram os resultados?
Se eu socar uma bobina MSD ou Accel da vida no meu pobre EFI, no lugar da bobina será q tenho melhora de desempenho??
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