Super Ignição da CM Racing / Alguem tem o q falar?

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Cyberprobo
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Re: Aproveitando...

Mensagem por Cyberprobo »

eduardo.sic escreveu:
leonardosecco escreveu:
Cleiton Gomes escreveu:Vindo de vc JMARCELO...... vou comprar MSD mesmo....

Mas quem "manda" comanda a faisca.... é a bobina ou o módulo... ou os dois???

Valeu!!! :D
bobina!!
Pessoal, aproveitando esse assunto, todos sabemos que os cabos de velas são resistivos, cada cabo tem cerca de 4 ou 8 K, nao me lembro ao certo. e sabemos tb que essa resistencia reduz a intensidade da faisca, então, essa semana fiz um teste, tirei os cabos de velas e coloquei fio grosso no lugar, ficou uma aranha mas com resistencia quase zero, e gostei do desenpenho, o carro ficou + esperto,

será que existem cabos de velas sem ser resistivos? como os de fusca?

será?

quem tiver algo a falar.. fico no aguardo.

e pude perceber que com o fio realmente a centelha ficou + forte.
Certa vez me informarão que o cabo é resistivo por fora, para evitar que a alta corrente que passa por eles interfira na parte eletronica do carro. Lembre dos carros carburador que quanto funcionavam davam uma interferencia no rádio, acompanhando a rotação do motor.
Pra que seis se quatro fazem o mesmo serviço e ainda gastão menos?
eduardo.sic
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Re: Aproveitando...

Mensagem por eduardo.sic »

Cyberprobo escreveu:
eduardo.sic escreveu:
leonardosecco escreveu: bobina!!
Pessoal, aproveitando esse assunto, todos sabemos que os cabos de velas são resistivos, cada cabo tem cerca de 4 ou 8 K, nao me lembro ao certo. e sabemos tb que essa resistencia reduz a intensidade da faisca, então, essa semana fiz um teste, tirei os cabos de velas e coloquei fio grosso no lugar, ficou uma aranha mas com resistencia quase zero, e gostei do desenpenho, o carro ficou + esperto,

será que existem cabos de velas sem ser resistivos? como os de fusca?

será?

quem tiver algo a falar.. fico no aguardo.

e pude perceber que com o fio realmente a centelha ficou + forte.
Certa vez me informarão que o cabo é resistivo por fora, para evitar que a alta corrente que passa por eles interfira na parte eletronica do carro. Lembre dos carros carburador que quanto funcionavam davam uma interferencia no rádio, acompanhando a rotação do motor.

Olá Cyberprobo, eu desmontei um cabo e é o seguinte, existe uma expiral com milhoes de voltas do começo até o fim do cabo, uma malha bem fininha, não sei que materia é aquele, mas é ele que oference a "resistencia" a condução da eletricidade, é como se fosse um resistor mesmo, a minha ideia é ligar um cabo com resistencia quase zero.

em relação aos carros carburados o problema não era no cabo e sim na falta de bom "consensador" ou "capacitor" para absorver o descarga eletrica gerada na hora que a bobina era desenergizada.

eu coloquei o fio no lugar dos cabos do meu corsa e o som continuou normal. sem aquele zimmmmmm, que dava nos carros antigos.
Corsa, uma verdadeira paixão.
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Re: Aproveitando...

Mensagem por willedu »

eduardo.sic escreveu: Olá Cyberprobo, eu desmontei um cabo e é o seguinte, existe uma expiral com milhoes de voltas do começo até o fim do cabo, uma malha bem fininha, não sei que materia é aquele, mas é ele que oference a "resistencia" a condução da eletricidade, é como se fosse um resistor mesmo, a minha ideia é ligar um cabo com resistencia quase zero.

em relação aos carros carburados o problema não era no cabo e sim na falta de bom "consensador" ou "capacitor" para absorver o descarga eletrica gerada na hora que a bobina era desenergizada.

eu coloquei o fio no lugar dos cabos do meu corsa e o som continuou normal. sem aquele zimmmmmm, que dava nos carros antigos.
Cara,

O problema de você não usar cabos resistivos é que você pode facilmente detonar sua injeção. Não que vá acontecer, mas pode acontecer!

Portanto, muito cuidado!!!

[]s
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Re: Aproveitando...

Mensagem por Cyberprobo »

eduardo.sic escreveu: Olá Cyberprobo, eu desmontei um cabo e é o seguinte, existe uma expiral com milhoes de voltas do começo até o fim do cabo, uma malha bem fininha, não sei que materia é aquele, mas é ele que oference a "resistencia" a condução da eletricidade, é como se fosse um resistor mesmo, a minha ideia é ligar um cabo com resistencia quase zero.

em relação aos carros carburados o problema não era no cabo e sim na falta de bom "consensador" ou "capacitor" para absorver o descarga eletrica gerada na hora que a bobina era desenergizada.

eu coloquei o fio no lugar dos cabos do meu corsa e o som continuou normal. sem aquele zimmmmmm, que dava nos carros antigos.
Qual seria a vantagem de oferecer resistência a passagem da corrente? Não havia nenhum fio no centro do cabo?
Pra que seis se quatro fazem o mesmo serviço e ainda gastão menos?
eduardo.sic
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Re: Aproveitando...

Mensagem por eduardo.sic »

Cyberprobo escreveu:
eduardo.sic escreveu: Olá Cyberprobo, eu desmontei um cabo e é o seguinte, existe uma expiral com milhoes de voltas do começo até o fim do cabo, uma malha bem fininha, não sei que materia é aquele, mas é ele que oference a "resistencia" a condução da eletricidade, é como se fosse um resistor mesmo, a minha ideia é ligar um cabo com resistencia quase zero.

em relação aos carros carburados o problema não era no cabo e sim na falta de bom "consensador" ou "capacitor" para absorver o descarga eletrica gerada na hora que a bobina era desenergizada.

eu coloquei o fio no lugar dos cabos do meu corsa e o som continuou normal. sem aquele zimmmmmm, que dava nos carros antigos.
Qual seria a vantagem de oferecer resistência a passagem da corrente? Não havia nenhum fio no centro do cabo?
É isso que me pergunto.... qual a vantagem em oferecer resistencia?

no centro do cabo de vela não ha um fio como um fio te tomada, existe sim uma expiral com um milhão de voltas ate chegar o final do cabo, deve ser de algum material resistivo, não sei quel. so sei que é fininho.

esse lance de detonar a injeção acho que nao precede não, senão mesmo com o resistivo correria o risco pq a centelha de alta tensão ta sendo liberado da mesmo forma, talves com alguns Voltas a menos por causa do cabo, mas se a ideia é aumentar a faisca, acho que esse é o caminho + economico..

e ao gente, opinem ae...
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Re: Aproveitando...

Mensagem por willedu »

eduardo.sic escreveu:
Cyberprobo escreveu:
eduardo.sic escreveu: Olá Cyberprobo, eu desmontei um cabo e é o seguinte, existe uma expiral com milhoes de voltas do começo até o fim do cabo, uma malha bem fininha, não sei que materia é aquele, mas é ele que oference a "resistencia" a condução da eletricidade, é como se fosse um resistor mesmo, a minha ideia é ligar um cabo com resistencia quase zero.

em relação aos carros carburados o problema não era no cabo e sim na falta de bom "consensador" ou "capacitor" para absorver o descarga eletrica gerada na hora que a bobina era desenergizada.

eu coloquei o fio no lugar dos cabos do meu corsa e o som continuou normal. sem aquele zimmmmmm, que dava nos carros antigos.
Qual seria a vantagem de oferecer resistência a passagem da corrente? Não havia nenhum fio no centro do cabo?
É isso que me pergunto.... qual a vantagem em oferecer resistencia?

no centro do cabo de vela não ha um fio como um fio te tomada, existe sim uma expiral com um milhão de voltas ate chegar o final do cabo, deve ser de algum material resistivo, não sei quel. so sei que é fininho.

esse lance de detonar a injeção acho que nao precede não, senão mesmo com o resistivo correria o risco pq a centelha de alta tensão ta sendo liberado da mesmo forma, talves com alguns Voltas a menos por causa do cabo, mas se a ideia é aumentar a faisca, acho que esse é o caminho + economico..

e ao gente, opinem ae...
Bom, vou explicar com linguajar meio técnico, meio leigo, para ficar bem claro.

O cabo comum gera, devido à grande corrente que o transpõe, um campo eletromagnético que interfere no funcionamento dos aparelhos eletrônicos existentes no carro. No caso de carros carburados, o principal aparelho sempre foi o rádio, que como já citado, "seguia" a rotação do carro, devido não ao centelhamento, mas sim à interferência eletromagnética. O papel do cabo resistivo é minimizar esse campo, evitando a interferência em:

* rádio (som) e aparelhos audiovisuais
* central de controle (ECU)
* barramentos de dados do carro
* sensores, atuadores e bicos injetores
* ABS, controles de tração
* Direção Eletro-Hidráulica
* etc.

por isso que hoje em dia não é mais necessário instalar filtro no rádio, por exemplo, mas veja que o rádio é o de menos, pois os outros sistemas do carro são muito sensíveis e podem sofrer com a interferência, ou diretamente, ou ao longo do tempo. Isso também se procede para cabos de qualidade duvidosa, mesmo que resistivos.

Como já dito, a qualidade da faísca interfere no processo inicial de combustão, não na combustão em si, portanto, uma boa regulagem do veículo tratá bem mais benefícios que simplesmente aumentar a centelha, seja colocando velas de eletrodos múltiplos, seja colocando kits mágicos de ignição superpotente.

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Re: Aproveitando...

Mensagem por JotaMarcelo »

willedu escreveu:Bom, vou explicar com linguajar meio técnico, meio leigo, para ficar bem claro.

O cabo comum gera, devido à grande corrente que o transpõe, um campo eletromagnético que interfere no funcionamento dos aparelhos eletrônicos existentes no carro. No caso de carros carburados, o principal aparelho sempre foi o rádio, que como já citado, "seguia" a rotação do carro, devido não ao centelhamento, mas sim à interferência eletromagnética. O papel do cabo resistivo é minimizar esse campo, evitando a interferência em:

* rádio (som) e aparelhos audiovisuais
* central de controle (ECU)
* barramentos de dados do carro
* sensores, atuadores e bicos injetores
* ABS, controles de tração
* Direção Eletro-Hidráulica
* etc.

por isso que hoje em dia não é mais necessário instalar filtro no rádio, por exemplo, mas veja que o rádio é o de menos, pois os outros sistemas do carro são muito sensíveis e podem sofrer com a interferência, ou diretamente, ou ao longo do tempo. Isso também se procede para cabos de qualidade duvidosa, mesmo que resistivos.

Como já dito, a qualidade da faísca interfere no processo inicial de combustão, não na combustão em si, portanto, uma boa regulagem do veículo tratá bem mais benefícios que simplesmente aumentar a centelha, seja colocando velas de eletrodos múltiplos, seja colocando kits mágicos de ignição superpotente.

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Tava esperando quem iria colocar essa resposta, completíssima!!!

JMarcelo
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eduardo.sic
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Re: Aproveitando...

Mensagem por eduardo.sic »

willedu escreveu:
eduardo.sic escreveu:
Cyberprobo escreveu: Qual seria a vantagem de oferecer resistência a passagem da corrente? Não havia nenhum fio no centro do cabo?
É isso que me pergunto.... qual a vantagem em oferecer resistencia?

no centro do cabo de vela não ha um fio como um fio te tomada, existe sim uma expiral com um milhão de voltas ate chegar o final do cabo, deve ser de algum material resistivo, não sei quel. so sei que é fininho.

esse lance de detonar a injeção acho que nao precede não, senão mesmo com o resistivo correria o risco pq a centelha de alta tensão ta sendo liberado da mesmo forma, talves com alguns Voltas a menos por causa do cabo, mas se a ideia é aumentar a faisca, acho que esse é o caminho + economico..

e ao gente, opinem ae...
Bom, vou explicar com linguajar meio técnico, meio leigo, para ficar bem claro.

O cabo comum gera, devido à grande corrente que o transpõe, um campo eletromagnético que interfere no funcionamento dos aparelhos eletrônicos existentes no carro. No caso de carros carburados, o principal aparelho sempre foi o rádio, que como já citado, "seguia" a rotação do carro, devido não ao centelhamento, mas sim à interferência eletromagnética. O papel do cabo resistivo é minimizar esse campo, evitando a interferência em:

* rádio (som) e aparelhos audiovisuais
* central de controle (ECU)
* barramentos de dados do carro
* sensores, atuadores e bicos injetores
* ABS, controles de tração
* Direção Eletro-Hidráulica
* etc.

por isso que hoje em dia não é mais necessário instalar filtro no rádio, por exemplo, mas veja que o rádio é o de menos, pois os outros sistemas do carro são muito sensíveis e podem sofrer com a interferência, ou diretamente, ou ao longo do tempo. Isso também se procede para cabos de qualidade duvidosa, mesmo que resistivos.

Como já dito, a qualidade da faísca interfere no processo inicial de combustão, não na combustão em si, portanto, uma boa regulagem do veículo tratá bem mais benefícios que simplesmente aumentar a centelha, seja colocando velas de eletrodos múltiplos, seja colocando kits mágicos de ignição superpotente.

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Eu discordo, essa interferência nos carros carburados ocorria em função de um campo eletro-magnético gerado pelo enrolamento primário da Bonina, e não pelo enrolamento secundário.

vocês podem olhar um esquema elétrico de um carro desses que vão ver que o capacitor o qual mencionei não fica no radio e sim na bobina na parte primária, afim de amortizar essa descarga.
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Re: Aproveitando...

Mensagem por willedu »

eduardo.sic escreveu:...
Eu discordo, essa interferência nos carros carburados ocorria em função de um campo eletro-magnético gerado pelo enrolamento primário da Bonina, e não pelo enrolamento secundário.

vocês podem olhar um esquema elétrico de um carro desses que vão ver que o capacitor o qual mencionei não fica no radio e sim na bobina na parte primária, afim de amortizar essa descarga.
Bom, não sou só eu que penso assim:

http://www.webmecauto.com.br/servicos/serv01_01.asp

Observe em especial:

Os cabos de ignição possuem um sistema de resistência para diminuir as interferências eletromagnéticas causadas pela alta tensão do circuito. Essa resistência pode estar incorporada ao cabo de duas maneiras: Por terminal supressivo ou cabos supressivos.

A bobina dos carros novos já é preparada para isolar, e a ausência de distribuidor colabora na redução da interferência eletromagnética. O cabo também colabora para o processo. Só citei o cabo justamente pq os outros componentes já estão preparados e dificilmente alguém pensa em trocar a bobina por outra. ;)

Só pra citar, existem cabos supressivos e resistivos. No caso do corsa, é supressivo, mas ele também possui a resistência interna citada.

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Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

Ressuscitando o tópico, alguém usou a tal da ignição CM Racing? Quais foram os resultados?

Se eu socar uma bobina MSD ou Accel da vida no meu pobre EFI, no lugar da bobina será q tenho melhora de desempenho??


VALEU!!

Rodrigo
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