[DÚVIDA] - Corsa hatch wind 95 morrendo

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
awaked
:: Moderador ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Thiago Virtuauto, só acrescentando o já bem mencionado pelos confrades...

A injeção eletrônica é um conjunto de sensores que enviam sinais para uma central que controla a injeção de combustível do carro, isso tudo é interligado por um chicote. Aqui quero fazer uma observação olhe os fios do carro, atente para conectores elétricos, veja se parecem inteiros, sem emendas. Se o chicote da problema é complicado, sem solução não é.

Os sensores estragam porque ressecam, enferrujam, coisas normais. Por exemplo sensor de temperatura fica em contato com a água do radiador, se o carro não usa aditivo, eles enferrujam. Assim como outras partes do motor. Logo darão problema. É praticamente impossível comprar um carro usado e não ter problemas. Mas com isso você parece bem consciente, e aquele negócio... um carro 0 km pode dar problema e custa 4 ou 5 vezes mais... então...

O Corsa pra primeiro carro é muito bom, manutenção barata, o Clube está aí pra ajudar. Com o tempo vai aprendendo detalhes.
awaked

Mensagem por awaked »

Já ia esquecendo, por aqui acha de tudo. Principais manutenções, cuidados, óleo... filtros, enfim.
Se não achar nas áreas correspondentes pergunte.

Quanto a correia eu nem esperaria 2000 km. Veja se consegue levar um mecânico ou ir num mecânico com o carro antes de fechar. É importante.

Pela idade do carro, quando trocar a correia é melhor já trocar rolamentos e bomba de água, tudo acionado pela correia. Ali também tem retentores de óleo, se estiverem vazando já troca-se, a válvula termostática também é bom trocar. E porque isso? Porque aproveita a mão de obra, é complicado desmontar ali. Uma vez que desmonta, faz o que tem que ser feito. Esse é o segredo do carro usado. Se trocar só correia, daqui a 3 meses paga tudo novamente pra trocar um retentor, mais 2 meses e descobre problema na válvula termostática.... resumindo... paga 3 ou 4 mão de obra pra trocar itens baratos...

Tem gente que é contra... o carro custa 8000, gasta 5 em manutenção... caramba! No fim gastou 13000 e tem o carro em ordem, sacou? Ou você tem 34000 pra comprar um 0 km e gastar 1500 em qualquer bobera?

Quer ver na prática? Veja esse tópico do amigo Adrianno Sakamoto.
http://www.corsaclub.com.br/viewtopic.php?t=77741
Tem muita coisa de manutenção, ele inclusive planilha e posta lá gastos. Vai te ajudar MUITO, até mesmo a avaliar melhor seu futuro carro.

Abraço.
Thiago Virtuauto
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thiago Virtuauto »

Muito Obrigado pelas dicas awaked.

Irei deixá-las em meu favoritos. Com certeza serão bastante úteis.

Também gostei do detalhe: Se vai fazer serviço, aproveita e faz logo outros para não ficar gastando dinheiro com mão de obra o tempo todo.

Obrigado também pela receptividade.

Como já disse, não sou mecânico, mas sou curioso no bom sentido.

Nunca tive carro em minha propriedade (apenas moto). Mecânica de moto é bem mais simples.

Sempre andei com os carros de meu pai e minha irmã, e sempre gostei de dirigir.
Quando fico com o carro por um tempo considerável, percebo quando ocorre algum desajuste.

Quando estou com o carro por poucas horas, também percebo alguma anormalidade.

Agora que terei meu próprio carro, com certeza irei buscar conhecer ainda mais essas maquinas. Sempre acompanho a Fórmula 1 e programas automotivos para ter dicas importantes de manutenção para quando tivesse meu próprio carro. Agora que irei ter meu próprio carro, vai ser o máximo acompanhar tudo sobre carros. Principalmente carro usado.

Não pretendo me desfazer tão cedo do meu futuro Corsa Wind 1.0 1995. Posso até adquirir um carro mais novo, porém o corsa pretendo mante-lo comigo sempre bem conservado. Claro que vai depender muito da disponibilidade de peças no mercado, e o quanto de trabalho ele vai me trazer. Vamos ver até onde irá está relação.

Mais uma vez contarei com a contribuição de vocês.

E estou ainda aceito mais dicas.
awaked

Mensagem por awaked »

Thiago Virtuauto, certo. Vai dando uma estudada no tópico do Adrianno, antes mesmo de pegar o seu.

Te mandei uma mensagem particular, lá no topo do fórum "Mensagens".
SemControle

Mensagem por SemControle »

veja q vc ve falar muito de problema em injecao pq pelo menos, de 96~97 em diante, acredito q nao saiu mais nenhum carro carburado, entao o numero de falhas e problemas com injecao tende a crescer muito, assim como houve uma queda nos problemas com carburador q antigamente eram 100% dos problemas......

em 2012 qnd foi comprar minha motoquinha, procurei muito pra comprar uma com injecao e sem ser flex, trabalhei em uma empresa q eu era mais mecanico q minha funcao mesmo, até com fio de cobre eu prendia partes do carburador....

realmente nao se preocupe com isso de injecao.......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Washington_SFC
:: Super ::

Mensagem por Washington_SFC »

Tive um problema parecido no meu Wind 95.
Quando o carro esquentava, começava a falhar, chegando ao ponto de morrer. Certo dia abri o capo do motor e olhei minuciosamente principalmente o setor do distribuidor e bobina (ambos são novos), foi quando percebi que o fio verde que se conecta a bobina estava frouxo, meio que fora do plug conector, devido a uma intervenção mal feita do mecânico que deve ter soltado o fio daquele conector metálico e fez o remendo igual ao nariz dele, com esse conector todo moído. Comprei outro conector (R$ 0,30) e refiz a ligação. O rpblema simpesmente desapareceu.
Thiago Virtuauto

Mensagem por Thiago Virtuauto »

Bom, como falei aqui no fórum...

Já estou com o veículo.

É um Corsa Wind 1.0 1995.

Para a idade do carro, nenhuma grande surpresa. Para ser um 95 está novo por dentro e por fora.

Algumas poucas coisas para fazer, porém nada gritante. Na verdade, até mesmo por uma questão de organização financeira com o carro, vou preferir fazer os primeiros gastos com manutenção na mecânica. O interior do carro terei o prazer de realizar toda manutenção Quando eu conhecer toda mecânica do veículo... verei os próximo passos. O que colocar
para melhorar, etc. E se valerá a pena continuar com o carro. Espero que sim. E estou torcendo para isso.

Bem, diante mão o que eu pude perceber nele, é que ele "morre" em marcha lenta.

Quando digo "marcha lenta" não significa que eu sei bem qual o problema. Digo marcha pois foi este termo que encontrei em minhas pesquisas aqui no fórum e fora do fórum.

Ainda não andei tanto com o carro, mas o que andei ele morre quando a velocidade diminui.

Se eu buscar acelerar o carro quando na redução de velocidade, ele não apresenta sintoma que vai "morrer". Mas não quero ficar acelerando o carro o tempo todo para ele não "morrer".
Você entendem né.

Também não é sempre que ele "morre". Mas se descuidar da aceleração ele PODE "morrer".

Um detalhe é que a luz de "injeção" acendeu 1 vez, quando em velocidade de "terceira marcha".

Irei levar o carro em uma oficina indica pelo meu pai (onde ele faz serviço do Celta que ele tem). Ele disse que os meninos na oficina tem o tal de computador (assim que ele falou), que faz a leitura e diz o problema. Mas o Sr. que me vendeu o carro falou que realizou recentemente a troca de alguns SENSORES do motor ( e realmente as peças demonstram serem recente pelas características visuais)

Se alguém tiver alguma dica ficarei grato.

Agora ficou melhor receber dica pois já estou com o veículo.
E até agora estou satisfeito. Espere que continue sempre assim.

P.S: awaked.

Acompanhei o o trabalho do Adriano Sakomoto, do Corsa Azul. Muito interessante e motivador.

Valei cara.
Bange
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Acho que o 95 se pode fazer leituras do alarme, pelos códigos lampejantes, após curto no conector do ADL...

Tem tópicos a respeito...

Meu carro também morria quando desacelerava...era o cabo do velocímetro desconectado para manutenção no painel...
SemControle

Mensagem por SemControle »

sim ia falar q um problema comum de morrer em reduzidas seria esse do sensor de velocidade.....
outra coisa importante a se ver ainda mais pela idade é fazer uma limpeza no TBI, na parte de tutoriais em mecanica tem topico inclusive com fotos desmontrando como desmontar e fazer o servico....
esse acender a luz da injecao grava na central o erro....
de qq forma é bom levar na oficina e verificar no computador ou scanner, pois mostra em tempo real como estao as leituras dos sensores, e tem como identificar muita coisa fora do normal, mas q ainda nao chegou ao extremo de ser apontada como defeito pra central......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
tcs.sousa

Mensagem por tcs.sousa »

Pessoal estou com um problema no meu Corsa Wind 1997, esse problema começou do nada. Estava andando com o carro normalmente, parei no farol, em seguida sai, quando coloquei a segunda marcha o carro simplesmente perdeu a força consegui chegar em um canteiro dai ele morreu e não pegou mais, tive que chapar o guincho e levei ele pra casa, quando foi no outro dia levei o carro no mecanico guinchado mesmo pois não pegava, lá o mecanico retirou o filtro de ar do motor e jogou um pouco de gasolina dentro do tubo (não sei o nome) do motor onde vai encaixado a mangueira do filtro de ar, a mangueira que falo é onde vai um sensor. Dai o carro funciono, ele me disse que poderia ser a bomba de gasolina, mais não me garantiu, ai eu falei pra trocar pois fazia tempo que eu não mexia nessa bomba. Troquei e fui pra casa normal. cheguei em casa guardei o carro, quando fui sair de novo ele pegou, mais em seguida morreu de novo, liguei pegou e morreu de novo, liguei ele acelerando, ele acelerou mais mesmo com o pé fundo no acelerador o corsinha morreu não segurou a rotação. Dai ele não pego mais, no outro dia levei o mecanico em casa bati na chave e o corsinha pegou, foi rodando até o mecanico e até hoje está lá e não encontraram o problema. Gostaria de saber a opinião dos meus amigos aqui do Clube!

Forte Abraço a todos
Responder