[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Filtro de Ar Esportivo!!!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
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DougFanis
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Mensagem por DougFanis »

estou pensando em colocar no meu carro...
estou tirando duvidas....e pensarei melhor, se mais pra frente da pra colocar....
mas essa idéia de colocar dentro da caixa original ja tava na mente
como tinha visto lá na pagina 2 deste tópico....to pensando em compra
uma caixa usada em um desmache e tenta fazer está adaptação...
ah eu só uso o carango mais no fds....
Daniel®
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Mensagem por Daniel® »

C.A.I.: Cold Air Intake
S.R.I.: Short Ram Air Intake

Existe diferenças brutais dos dois, ainda mais quando colocados no dyno!!!

CAI:
O CAI é um cano que leva o filtro para uma região fora do alcance da temperatura do motor.
CAI's normalmente ficam atrás do farol ou de uma parte muito bem isolada. Testes feito em dynamometro com um RSX-R da Honda, motor 2.0 *(igual do New Civic Si), o CAI rendeu 20 cv amais, já o SRI rendeu apenas 5 cv.

SRI:
Short Ram, significa algo como 'caminho curto'. São canos que são bem mais curtos do que um CAI. Deixa o filtro ainda dentro do cofre do motor, não isolando eles da temperatura do motor. Como disse antes, o CAI rende mais só que tem o perigo do calso hidráulico com ele. Um detalhe também é que os SRI deixam mais sensível o acelerador, respondendo mais rápido a resposta do carro!

Existe hj em dia, valvulas by pass, que caso for acontecer calço hidraulico, respiram por elas ao invez do filtro submergido. Estas by pass são muito uteis em carros de rua que utilizam CAI's.
Esse tipo de tecnologia eh bem dificil de se achar aqui no brasil, por ter normalmente apenas 1 opção para mexer no carro: TURBO. Então quase ninguem investe neste tipo de tecnologia!!!

Só completando:
O Kit que a Race Chrome NÃO SÃO CAI'S E SIM SHORT RAM'S!!!
Pois mesmo sendo um prolongador do suporte do filtro, não deixam ele na frente do radiador, por exemplo.

Tirando que, qualquer um deles é mil vezes melhor que deixar o filtro na borrachina original. Isto se chama SEGURANÇA, o filtro de algumas pessoas ficam soltos e batendo, abrinca um buraco no tecido filtrante e acaba phodendo com o motor ao entrar poeira e coisas do tipo!

Se quiser não gastar com o SRI ou CAI, nem meixa no seu filtro. Pois se for para comprar um inbox (que deixa toda a restrição possível) ou na mangueira original de borracha (que é perigoso e ainda por cima é restritiva) não compensa!

CAI de um Honda Civic, perceba como ele fica realmente ISOLADO do calor.
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Agora olha o Short Ram, que ainda esta dentro do motor.
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Daniel®
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Mensagem por Daniel® »

COLD AIR INTAKE
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SHORT AIR INTAKE
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warm air intake
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maioria do pessoal aqui do forum tem short air intake e warm air intake

materia do WAI

"A warm air intake or WAI is a system to decrease the amount of the air going into a car for the purpose of increasing the fuel economy of the internal-combustion engine. This term may also be used to describe a short ram air intake, a totally different intake modification.

All warm air intakes operate on the principal of decreasing the amount of oxygen available for combustion with fuel. Warm air from inside the engine bay is used opposed to air taken from the generally more restrictive stock intake. Warmer air is less dense, and thus contains less oxygen to burn fuel in. The car's ECU compensates by opening the throttle wider to admit more air. This, in turn, decreases the resistance the engine must overcome to suck air in. The net effect is for the engine to intake the same amount of oxygen (and thus burn the same amount of fuel, producing the same power) but with less friction losses, allowing for a gain in fuel economy, at the expense of top-end power.

Opposite principle of a cold air intake (CAI) which significantly differs by collecting air from a colder source outside of the engine bay."

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Warm_air_intake
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DougFanis
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Mensagem por DougFanis »

Dwkbr®,

muito bom sua resposta, mas é o que já esperava....
não pretendo colocar o filtro pra ganha potencia...
so pra dá uma aumentada no ronco pois meu carango é 1.6...
e num sei se seria legal mexer no escapamento....acho que num compensa
pra carro 1.6 to errado? e tenho seguro...o cara ja implico com o catalisador que tava zuado, imagina ser colocar um escapamento aberto...
Só quero ter certeza que se eu colocar o filtro esportivo não terei perdas...
pretendo colocar esse....
http://www3.ciashop.com.br/wolloko/prod ... %5Fid=1035
Daniel®
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Mensagem por Daniel® »

ta bom. se a intençao é so aumentar o ronco, poe o filtro e seja feliz.
agora se por escape, é desde a hr q ligar o carro ate desligar o barrulho do motor. uns dizem q n enjoam, outros dizem q fica parecido carro velho, outros dizem q uma hr enche o saco. vai de cada um

mas acho q so o filtro ja ta bom. n muda consumo e so ronca qdo quer(qdo afunda o pé mesmo ou em alta rotaçao)
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DougFanis
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Mensagem por DougFanis »

Dwkbr® escreveu:ta bom. se a intençao é so aumentar o ronco, poe o filtro e seja feliz.
agora se por escape, é desde a hr q ligar o carro ate desligar o barrulho do motor. uns dizem q n enjoam, outros dizem q fica parecido carro velho, outros dizem q uma hr enche o saco. vai de cada um

mas acho q so o filtro ja ta bom. n muda consumo e so ronca qdo quer(qdo afunda o pé mesmo ou em alta rotaçao)
escape é uma opção distante
vc ta com filtro ainda, ou ja tiro?
Daniel®
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Mensagem por Daniel® »

ainda to usando o filtro. é o mesmo q ta na foto na pag anterior, mas sem aquela mangueira. coloquei na mangueira original de novo
so q uso o maxfilter duplo-fluxo
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Daniel®
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Mensagem por Daniel® »

e sobre o seguro, é so tirar o filtro antes da inspeçao
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DougFanis
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Mensagem por DougFanis »

se eu for colocar futuramente...
Pretendo colocar o Race Chrome Master Duplo fluxo tbm....
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Mensagem por Bigtomas »

Alguem aqui usa filtro direto na boca do TBI? pois li um material no celta clube onde mediram a temperatura do ar admitido com filtro original,com filtro esportivo direto na TBI e com filtro esportivo colocado atras do farol.

A diferença de temperatura entre o filtro na TBI e atras do farol foi bem pequena.

Aqui esta o link pra quem quiser conferir

http://www.celtaclub.com/index.php?show ... ded&start=

A minha duvida é ....andando normalmente do mesmo modo que ando hoje,porem utilizando o filtro esportivo na boca do TBI o consumo aumenta por admitir o ar alguns graus mais quente?

TEXTO RETIRADO DO CELTA CLUBE

Caso 1 com filtro esportivo:
Foi testado a temperatura do ar, antes da borboleta, dentro do filtro de ar esportivo monofluxo, 10mm antes da tbi.


Temperatura ambiente: 19°C

Temperatura a:

80km/h constantes = 23°C (delta T = 4°C)
60km/h constantes = 23°C (delta T = 4°C)
40km/h constantes = 24°C (delta T = 5°C)
20km/h constantes = 27°C (delta T = 8°C)
(em regime de giro elevado - sempre acima de 3000RPM por mais de 1 minuto)

Com o motor ligado em marcha lenta e o carro:
Parado 30s = 43°C (delta T = 23°C)
Parado por 1min = 57°C (delta T = 37°C)
Parado por 5min = 65°C (delta T = 45°C)
Parado por 10min = 67°C (delta T = 47°C)
(ventoinha desligada - sempre o pior caso)

Observação: depois de 5min a ventoinha ligou,desabando de 65°C para 48°C

Sendo assim, conclui-se que:

1° - a temperatura de aquecimento do cofre acima de 40km/h é menor que 4°C
2° - a temperatura aumenta mais de 20°C quando o carro "para"

Comentário:
Segundo as medições, fica claro que a quantidade de ar que flui pelo cofre age como agente refrigerador.




Caso 2 com o filtro original:
Foi testado a temperatura do ar, antes da borboleta, dentro da mangueira de admissão 10mm antes da tbi.

Temperatura ambiente: 16°C (20:30h)

Temperatura a:

80km/h constantes = 19°C (delta T = 3°C)
60km/h constantes = 19°C (delta T = 3°C)
40km/h constantes = 19°C (delta T = 3°C)
20km/h constantes = 20°C (delta T = 4°C)
(em regime de giro elevado - sempre acima de 3000RPM por mais de 1 minuto)

Com o motor ligado em marcha lenta e o carro:
Parado 30s = 21°C (delta T = 5°C)
Parado por 1min = 23°C (delta T = 7°C)
Parado por 5min = 29°C (delta T = 13°C)
Parado por 10min = 38°C (delta T = 22°C)
(ventoinha desligada - sempre o pior caso)

Sendo assim, conclui-se que:

1° - a temperatura de aquecimento do AR acima de 40km/h é menor que 3°C
2° - a temperatura aumenta 13°C quando está parado até 5min.

Comentário:
Segundo as medições, fica claro que o filtro original ESTABILIZA bastante a temperatura do ar, inclusive ficou 1°C mais frio que a medição feita com o filtro esportivo.
Comento ainda que a caixa ressonadora do celta nova geração "capta" ar ao lado do farol, como no restante da linha.




Caso 3 - atrás do farol direito:
Apenas para efeito de medida, foi posicionando o sensor de temperatura no para-lamas, atrás do farol do "carona".

Temperatura ambiente: 16°C (20:45h)

Temperatura a:

60km/h constantes = 20°C (delta T = 4°C)
40km/h constantes = 20°C (delta T = 4°C)
20km/h constantes = 24°C (delta T = 8°C)

Com o motor ligado em marcha lenta e o carro:
Parado 30s = 42°C (delta T = 23°C)
Parado por 1min = 55°C (delta T = 39°C)
Parado por 5min = 66°C (delta T = 50°C)

Sendo assim, conclui-se que:

1° - a temperatura de aquecimento do AR acima de 40km/h é menor que 4°C
2° - a temperatura aumenta 38°C com o carro parado até 1 minuto.
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