Encontrei um texto bem interessante sobre filtro esportivo no
http://www.clubepaliotuning.com.br/forum
Segue abaixo o texto....sera que o mesmo vale para o corsa?
""O Palio tem sonda lambda do tipo narrow band, ou seja, ela controla a mistura até uns 70, 80% de abertura de borboleta. Depois disso o controle de lambda é desligado e a mistura é definida pelo mapa de calibração. Um filtro esportivo permite maior entrada de ar no motor. Se entra mais ar, é possível entrar mais combustível, que é energia. Logo, mais torque. Potência é uma consequência do torque (força) vezes a velocidade do motor. Colocando apenas o filtro, entra mais ar. Para aberturas de borboleta de 0 a 70, 80%, a lambda enviará um sinal à ECU de que a mistura está pobre (pois tem mais ar entrando) e a ECU aumentará um pouco o tempo de injeção para trazer a mistura novamente ao nível estequiométrico (lambda = 1). Seu carro deverá ganhar um pouco mais de torque em cargas parciais (dá pra sentir se você tiver sensibilidade). Não se apegue ao ronco, ele engana, o ganho será pequeno. Já em carga plena, como o controle de lambda é desligado, não haverá correção do tempo de injeção e a mistura ficará mais pobre do que deveria. Seu carro não ganhará nada porque não está entrando mais combustível, apenas mais ar. Pelo contrário, ele perde, porque roda pobre, aquece demais a exaustão, etc. A longo prazo, se você anda no pau o tempo todo, poderá ter problemas. Agora, se você trocar os injetores por outros com um pouco mais de vazão, você engana a ECU. Ela pensa que está com os injetores antigos, e manda sinal para o mesmo tempo de injeção. Mas como você tem mais vazão nos injetores, entra mais combustível. Não adianta por um monstro de injetor, tem que ter vazão maior na mesma proporção que entra mais ar. Creio que uns 5%. Você não deve ter problema algum com o sinal do MAP pois a quantidade de ar a mais é pequena. Assim você tem ganho em carga parcial e em plena, mas não se iluda, o ganho é pequeno. Pelo menos a adaptação é fácil e barata e não precisa mudar a calibração. Se aliviar um pouco o escape, ganha um pouco em alta, mas perde um pouquinho em baixa.""