[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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ViniciusM
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hmm essa parte ai eu n sabiaawaked escreveu:Não é que tem na mesma abreviação.
É que tem óleo mineral, óleo de base sintética (semi) e óleo sintético.
Dentro disso tem as API's (aditivos) e as viscosidades.
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ramonoliveirajp
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Amigos obrigado pelas explicações ;D
eu perguntei a um vizinho meu aqui que é o cara da mecânica e ele me explicou a ordem dos API's e me recomendou manter o 15W40 Lubrax SL, pois como meu motor não bebe nada de óleo não tinha problema algum. Ele disse tb que usar um helix 20W50 poderia até ser, porém constatamos que o API dele é SJ bem inferior ao meu SL. Entre ter um motor bem lubrificado ao dar partida com ótimo API(Lubrax 15W40 SL) e um mais viscoso com API inferior(Helix 20W50 SF) preferi manter o óleo de antes rsrs
Muito obrigado ao ViniciusM ao awaked e aos demais pelos exclarecimentos
abraços
eu perguntei a um vizinho meu aqui que é o cara da mecânica e ele me explicou a ordem dos API's e me recomendou manter o 15W40 Lubrax SL, pois como meu motor não bebe nada de óleo não tinha problema algum. Ele disse tb que usar um helix 20W50 poderia até ser, porém constatamos que o API dele é SJ bem inferior ao meu SL. Entre ter um motor bem lubrificado ao dar partida com ótimo API(Lubrax 15W40 SL) e um mais viscoso com API inferior(Helix 20W50 SF) preferi manter o óleo de antes rsrs
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ViniciusM
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ramonoliveirajp escreveu:Amigos obrigado pelas explicações ;D
eu perguntei a um vizinho meu aqui que é o cara da mecânica e ele me explicou a ordem dos API's e me recomendou manter o 15W40 Lubrax SL, pois como meu motor não bebe nada de óleo não tinha problema algum. Ele disse tb que usar um helix 20W50 poderia até ser, porém constatamos que o API dele é SJ bem inferior ao meu SL. Entre ter um motor bem lubrificado ao dar partida com ótimo API(Lubrax 15W40 SL) e um mais viscoso com API inferior(Helix 20W50 SF) preferi manter o óleo de antes rsrs
Muito obrigado ao ViniciusM ao awaked e aos demais pelos exclarecimentos
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ivanfcouto
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Olá!
Tenho uma Montana 1.8 8V FlexPower + GNV, ano 2004, está com 145.000Km, porém o motor está justinho, roda liso, roda bem forte quando piso, não fuma nada e baixa muito pouco óleo.
Comprei esse carro com 65.000Km e já com o GNV instalado. Sou o 3º dono, o 2º comprou com 15.000Km e em seguida instalou o GNV, lá pra uns 30.000Km.
Semana passada antes do carnaval pedi uma revisão geral no carro e especialmente dentro do capô, onde generalizo e chamo de parte "motor". Trocou as velas, colocou as Iridium Power da DENSO (IW20), as antigas saíram secas ainda boas sem presença de óleo, fez limpeza de bicos, trocou o radiador, revisou todos os sensores, embreagem completa trocada também, e trocou o filtro de ar comum de papel por um da K&N (in box) lavável, ou seja, ele é o mesmo formato do filtro original, inclusive vai instalado dentro da caixa original do filtro no carro, não é cônico, e com a vantagem de ser de maior fluxo de ar e com a qualidade da K&N vitalícia, que dispensa comentários. Trocou também o abafador que já estava se desfazendo, por um de Inox esportivo com saída de 2,5" e com um atenuador de barulho instalado na saída, o ronco está social, bem moderado mesmo, não incomoda em nada, mesmo em 5ª marcha na estrada. Enfim, a parte "motor" agora tá bem tratada!
Há pelo menos umas 10 trocas de óleo, tenho utilizado apenas mineral da BR, o mais barato mesmo, 20w50 SJ (em media R$10,00 o litro), sempre trocando o filtro junto, nunca deixando pra trocar na 2ª troca (acho essa a economia mais porca - R$15 - que existe), e deixando rodar apenas 5.000Km, nunca deixo a mais. Só que como coloquei velas e filtro de ar "bombados", estou querendo fazer uma experiência agora com um óleo mais fino, pois queria sentir o carro mais solto ainda, e tentar uma economia maior de combustível também, e além disso, quero utilizar um óleo mais moderno, de preferência um SM. Não posso reclamar muito do consumo do carro, antes das velas e filtro novos, rodava 150km em média por cilindro de GNV, o cilindro é de 16m³, agora já consegui fazer 180km, e detalhe, o ar-condicionado SEMPRE ligado. Ligo o motor e ligo logo ao ar, SEMPRE, mesmo no inverno, e não tenho pena de pisar no acelerador não, de verdade.
Gasolina sempre coloco no máximo 1/4 da capacidade do tanque, e sempre que posso coloco a Podium, o problema é que o posto BR com Podium fica longe de casa, mas se não, uso a Supra mesmo, que tem no BR mais perto. Coloco 1/4 pois ando no GNV a maior parte do tempo, a Gasolina é apenas para rodar de 2 a 3 minutos na 1ª partida do motor do dia e nos 2 a 3 minutos finais de funcionamento do motor no dia, o restante é sempre feito no GNV mesmo. Sendo assim, nunca completo na intenção de sempre ter uma gasoilina relativamente nova e boa no tanque. Apesar de não utilizar nunca Álcool no tanque, sempre completo o reservatório de partida a frio, e sempre com uma Gasolina Aditivada também, sei lá, deve ajudar na partida...
Sobre o óleo do motor, o manual diz que aceita SJ ou superior, 5w30, 15w40, 15w50, 20w40 e 20w50. O carro sai de fábrica com o 5w30 e vários funcionários da GM já me afirmaram que este é o óleo recomendado para o motor durante toda a sua vida. Eu particularmente acho que em motor com 145.000Km, mesmo bem cuidado, o 5w30 seria fino demais. Estava querendo tentar agora sair do 20w50 SJ e partir para um 15w40 SM mineral ou semi-sintétio pelo menos, que ainda é barato, em média uns R$15,00 o litro. O que acham dessa idéia? É viável ou arriscado?
Sei que em time que está ganhando não se deve mexer, mas como já comecei a mexer, agora vou em frente... mas acredito que seja para o bem do carro e para satisfazer minhas vaidades também, sei lá... rs...
Me desculpem pelo texto enorme.
Agradeço a ajuda, desde já!
Abraços.
Tenho uma Montana 1.8 8V FlexPower + GNV, ano 2004, está com 145.000Km, porém o motor está justinho, roda liso, roda bem forte quando piso, não fuma nada e baixa muito pouco óleo.
Comprei esse carro com 65.000Km e já com o GNV instalado. Sou o 3º dono, o 2º comprou com 15.000Km e em seguida instalou o GNV, lá pra uns 30.000Km.
Semana passada antes do carnaval pedi uma revisão geral no carro e especialmente dentro do capô, onde generalizo e chamo de parte "motor". Trocou as velas, colocou as Iridium Power da DENSO (IW20), as antigas saíram secas ainda boas sem presença de óleo, fez limpeza de bicos, trocou o radiador, revisou todos os sensores, embreagem completa trocada também, e trocou o filtro de ar comum de papel por um da K&N (in box) lavável, ou seja, ele é o mesmo formato do filtro original, inclusive vai instalado dentro da caixa original do filtro no carro, não é cônico, e com a vantagem de ser de maior fluxo de ar e com a qualidade da K&N vitalícia, que dispensa comentários. Trocou também o abafador que já estava se desfazendo, por um de Inox esportivo com saída de 2,5" e com um atenuador de barulho instalado na saída, o ronco está social, bem moderado mesmo, não incomoda em nada, mesmo em 5ª marcha na estrada. Enfim, a parte "motor" agora tá bem tratada!
Há pelo menos umas 10 trocas de óleo, tenho utilizado apenas mineral da BR, o mais barato mesmo, 20w50 SJ (em media R$10,00 o litro), sempre trocando o filtro junto, nunca deixando pra trocar na 2ª troca (acho essa a economia mais porca - R$15 - que existe), e deixando rodar apenas 5.000Km, nunca deixo a mais. Só que como coloquei velas e filtro de ar "bombados", estou querendo fazer uma experiência agora com um óleo mais fino, pois queria sentir o carro mais solto ainda, e tentar uma economia maior de combustível também, e além disso, quero utilizar um óleo mais moderno, de preferência um SM. Não posso reclamar muito do consumo do carro, antes das velas e filtro novos, rodava 150km em média por cilindro de GNV, o cilindro é de 16m³, agora já consegui fazer 180km, e detalhe, o ar-condicionado SEMPRE ligado. Ligo o motor e ligo logo ao ar, SEMPRE, mesmo no inverno, e não tenho pena de pisar no acelerador não, de verdade.
Gasolina sempre coloco no máximo 1/4 da capacidade do tanque, e sempre que posso coloco a Podium, o problema é que o posto BR com Podium fica longe de casa, mas se não, uso a Supra mesmo, que tem no BR mais perto. Coloco 1/4 pois ando no GNV a maior parte do tempo, a Gasolina é apenas para rodar de 2 a 3 minutos na 1ª partida do motor do dia e nos 2 a 3 minutos finais de funcionamento do motor no dia, o restante é sempre feito no GNV mesmo. Sendo assim, nunca completo na intenção de sempre ter uma gasoilina relativamente nova e boa no tanque. Apesar de não utilizar nunca Álcool no tanque, sempre completo o reservatório de partida a frio, e sempre com uma Gasolina Aditivada também, sei lá, deve ajudar na partida...
Sobre o óleo do motor, o manual diz que aceita SJ ou superior, 5w30, 15w40, 15w50, 20w40 e 20w50. O carro sai de fábrica com o 5w30 e vários funcionários da GM já me afirmaram que este é o óleo recomendado para o motor durante toda a sua vida. Eu particularmente acho que em motor com 145.000Km, mesmo bem cuidado, o 5w30 seria fino demais. Estava querendo tentar agora sair do 20w50 SJ e partir para um 15w40 SM mineral ou semi-sintétio pelo menos, que ainda é barato, em média uns R$15,00 o litro. O que acham dessa idéia? É viável ou arriscado?
Sei que em time que está ganhando não se deve mexer, mas como já comecei a mexer, agora vou em frente... mas acredito que seja para o bem do carro e para satisfazer minhas vaidades também, sei lá... rs...
Me desculpem pelo texto enorme.
Agradeço a ajuda, desde já!
Abraços.
Ivan Couto
Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004
MSN: ivancouto@hotmail.com
e-mail: ivanfcouto@gmail.com
Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004
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ivanfcouto
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- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
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...complementando, o que podem me dizer sobre isso?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... firam--_JM
Descrição do Produto
LUBRAX EXTRA TURBO - Óleo lubrificante multiviscoso de alta performance para motores a diesel de alta potência, superalimentados ou turboalimentados, operando em condições severas. Aprovado pela MERCEDEZ BENZ. Recomendado para uso em motores diesel de caminhões, tratores, ônibus e utilitários (pick-ups, vans) dos fabricantes CATERPILLAR, CUMMINS, FORD, GMC, IVECO, MBB, MAN, MWM, SCANIA, VOLKSWAGEN E VOLVO.
LUBRAX EXTRA TURBO - controla a formação de depósitos no motor e nos filtros e reduz o desgaste e a corrosão das partes lubrificadas. Sua aditivação lhe garante ainda baixa oxidação.
LUBRAX EXTRA TURBO- é um lubrificante mineral cuja formulação encontra-se sustentada nos baixos níveis de emissões que devem cumprir os atuais motores 4 tempos, o qual exige do lubrificante um excelente tratamento de fuligem para evitar uma perda na fluidez, acumulação de depósitos e um desgaste prematuro
Atributos
· Controle da contaminação com fuligem, mantendo o cárter mais limpo e os trens de válvulas.
· Neutraliza eficazmente os ácidos, evitando a corrosão em mancais, anéis e camisas.
· Controla a formação de depósitos em áreas quentes do pistão, protegendo o cilindro do desgaste da camisa e diminuindo o consumo de óleo.
· Promove maior proteção contra desgaste.
· Fornece uma adequada resistência a oxidação evitando os aumentos da viscosidade.
· Permite alcançar altos intervalos de troca requeridos pelos fabricantes.
Aditivos - detergente, dispersante, antioxidante, anticorrosivo, antidesgaste, abaixador do ponto de fluidez, antiespumante, melhorador do índice de viscosidade e agente de reserva alcalina
Classificação - API CG-4/SJ, ACEA E2/B2, M.Benz 228.1, MACK EO-K/2, Volvo VDS, M.A.N. SHPDO
Grau - SAE 15W/40
Conteúdo - 20 litros
Tenho um Gol G3 8V Power 2004 e sempre usei o óleo recomendado pela Volkswagem, depois que passei a usar esse óleo, depois da 2º troca os resultados foram impressionantes.
· Não bate mais tucho de manhã na primeira partida
· Partidas mais rápidas mesmo com o motor frio
· Ventoinha liga com maior intervalo, ou seja, motor trabalha mais frio
· Menos barulho com o motor em marcha lenta
· Não baixa mais óleo
· Não criou borra no Anti-chama ao contrário do outro óleo (e quem tem Gol sabe que isso é um problema sério)
Óleo para motores Diesel tem mais aditivo porque os motores de caminhão sofrem com altas temperaturas e maiores poluentes devido a carbonização do Diesel.
Até o Engenheiro da Petrobrás Recomenda o uso do Óleo em carros, Veja a Resposta.
Pergunta realizada no SAC da Petrobrás
"Resposta a manifestação 175021
Saudações ao Sr. (editado),
Para veículos que requeiram óleo de nível API SL ou inferior, o LUBRAX
Top Turbo pode ser usado, pois atende simultaneamente aos níveis API CI-4 / SL, para veículos que requeiram óleo de nível API SJ ou inferior, o LUBRAX Extra Turbo pode ser usado, pois atende simultaneamente aos níveis API CG-4/ SJ sendo ambos lubrificantes ideais para uso em frota mista (diesel e gasolina). Os outros produtos da linha diesel não têm qualificação para uso em motores a gasolina.
Para os motores enquadrados nas classificações acima, não há nenhum malefício na utilização desses dois produtos, pelo contrário, pois esses
dois óleos foram concebidos para os motores diesel, que requerem uma
exigência superior ao lubrificante em comparação com os motores a gasolina/álcool.
Atenciosamente,
Paulo Cesar de O. Lima
Engenheiro Mecânico
************************************************** *********
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800 78 9001 / sac@br-petrobras.com.br
PETROBRAS Distribuidora S.A
************************************************** *********
A PETROBRAS Distribuidora concorda com a utilização do conteúdo deste
e-mail, deste que apenas para utilização pessoal de seus usuários, sem
quaisquer propósitos comerciais e desde que a fonte seja citada."
Podem conferir no próprio site da Petrobrás
http://www2.petrobras.com.br/produtos_s ... tas.htm#27
Pesquisem no Google e em fóruns de carros pessoas que usam óleo de caminhões em carros e confiram o que elas dizem.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... firam--_JM
Descrição do Produto
LUBRAX EXTRA TURBO - Óleo lubrificante multiviscoso de alta performance para motores a diesel de alta potência, superalimentados ou turboalimentados, operando em condições severas. Aprovado pela MERCEDEZ BENZ. Recomendado para uso em motores diesel de caminhões, tratores, ônibus e utilitários (pick-ups, vans) dos fabricantes CATERPILLAR, CUMMINS, FORD, GMC, IVECO, MBB, MAN, MWM, SCANIA, VOLKSWAGEN E VOLVO.
LUBRAX EXTRA TURBO - controla a formação de depósitos no motor e nos filtros e reduz o desgaste e a corrosão das partes lubrificadas. Sua aditivação lhe garante ainda baixa oxidação.
LUBRAX EXTRA TURBO- é um lubrificante mineral cuja formulação encontra-se sustentada nos baixos níveis de emissões que devem cumprir os atuais motores 4 tempos, o qual exige do lubrificante um excelente tratamento de fuligem para evitar uma perda na fluidez, acumulação de depósitos e um desgaste prematuro
Atributos
· Controle da contaminação com fuligem, mantendo o cárter mais limpo e os trens de válvulas.
· Neutraliza eficazmente os ácidos, evitando a corrosão em mancais, anéis e camisas.
· Controla a formação de depósitos em áreas quentes do pistão, protegendo o cilindro do desgaste da camisa e diminuindo o consumo de óleo.
· Promove maior proteção contra desgaste.
· Fornece uma adequada resistência a oxidação evitando os aumentos da viscosidade.
· Permite alcançar altos intervalos de troca requeridos pelos fabricantes.
Aditivos - detergente, dispersante, antioxidante, anticorrosivo, antidesgaste, abaixador do ponto de fluidez, antiespumante, melhorador do índice de viscosidade e agente de reserva alcalina
Classificação - API CG-4/SJ, ACEA E2/B2, M.Benz 228.1, MACK EO-K/2, Volvo VDS, M.A.N. SHPDO
Grau - SAE 15W/40
Conteúdo - 20 litros
Tenho um Gol G3 8V Power 2004 e sempre usei o óleo recomendado pela Volkswagem, depois que passei a usar esse óleo, depois da 2º troca os resultados foram impressionantes.
· Não bate mais tucho de manhã na primeira partida
· Partidas mais rápidas mesmo com o motor frio
· Ventoinha liga com maior intervalo, ou seja, motor trabalha mais frio
· Menos barulho com o motor em marcha lenta
· Não baixa mais óleo
· Não criou borra no Anti-chama ao contrário do outro óleo (e quem tem Gol sabe que isso é um problema sério)
Óleo para motores Diesel tem mais aditivo porque os motores de caminhão sofrem com altas temperaturas e maiores poluentes devido a carbonização do Diesel.
Até o Engenheiro da Petrobrás Recomenda o uso do Óleo em carros, Veja a Resposta.
Pergunta realizada no SAC da Petrobrás
"Resposta a manifestação 175021
Saudações ao Sr. (editado),
Para veículos que requeiram óleo de nível API SL ou inferior, o LUBRAX
Top Turbo pode ser usado, pois atende simultaneamente aos níveis API CI-4 / SL, para veículos que requeiram óleo de nível API SJ ou inferior, o LUBRAX Extra Turbo pode ser usado, pois atende simultaneamente aos níveis API CG-4/ SJ sendo ambos lubrificantes ideais para uso em frota mista (diesel e gasolina). Os outros produtos da linha diesel não têm qualificação para uso em motores a gasolina.
Para os motores enquadrados nas classificações acima, não há nenhum malefício na utilização desses dois produtos, pelo contrário, pois esses
dois óleos foram concebidos para os motores diesel, que requerem uma
exigência superior ao lubrificante em comparação com os motores a gasolina/álcool.
Atenciosamente,
Paulo Cesar de O. Lima
Engenheiro Mecânico
************************************************** *********
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800 78 9001 / sac@br-petrobras.com.br
PETROBRAS Distribuidora S.A
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A PETROBRAS Distribuidora concorda com a utilização do conteúdo deste
e-mail, deste que apenas para utilização pessoal de seus usuários, sem
quaisquer propósitos comerciais e desde que a fonte seja citada."
Podem conferir no próprio site da Petrobrás
http://www2.petrobras.com.br/produtos_s ... tas.htm#27
Pesquisem no Google e em fóruns de carros pessoas que usam óleo de caminhões em carros e confiram o que elas dizem.
Ivan Couto
Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004
MSN: ivancouto@hotmail.com
e-mail: ivanfcouto@gmail.com
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ViniciusM
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Cara, poe o 5w30 e seja feliz, não é pq vc usou muito tempo um oleo mais grosso e talz que não pode usar o recomendado pela fabricante, normalmente o pessoal recomenda uso de oleo mais grosso pra carro que ta queimando oleo ou tacom problema no motor e talz (oque eu acho fake mas sei lah né) então, ja que começou, termine.ivanfcouto escreveu:Olá!
Tenho uma Montana 1.8 8V FlexPower + GNV, ano 2004, está com 145.000Km, porém o motor está justinho, roda liso, roda bem forte quando piso, não fuma nada e baixa muito pouco óleo.
Comprei esse carro com 65.000Km e já com o GNV instalado. Sou o 3º dono, o 2º comprou com 15.000Km e em seguida instalou o GNV, lá pra uns 30.000Km.
Semana passada antes do carnaval pedi uma revisão geral no carro e especialmente dentro do capô, onde generalizo e chamo de parte "motor". Trocou as velas, colocou as Iridium Power da DENSO (IW20), as antigas saíram secas ainda boas sem presença de óleo, fez limpeza de bicos, trocou o radiador, revisou todos os sensores, embreagem completa trocada também, e trocou o filtro de ar comum de papel por um da K&N (in box) lavável, ou seja, ele é o mesmo formato do filtro original, inclusive vai instalado dentro da caixa original do filtro no carro, não é cônico, e com a vantagem de ser de maior fluxo de ar e com a qualidade da K&N vitalícia, que dispensa comentários. Trocou também o abafador que já estava se desfazendo, por um de Inox esportivo com saída de 2,5" e com um atenuador de barulho instalado na saída, o ronco está social, bem moderado mesmo, não incomoda em nada, mesmo em 5ª marcha na estrada. Enfim, a parte "motor" agora tá bem tratada!
Há pelo menos umas 10 trocas de óleo, tenho utilizado apenas mineral da BR, o mais barato mesmo, 20w50 SJ (em media R$10,00 o litro), sempre trocando o filtro junto, nunca deixando pra trocar na 2ª troca (acho essa a economia mais porca - R$15 - que existe), e deixando rodar apenas 5.000Km, nunca deixo a mais. Só que como coloquei velas e filtro de ar "bombados", estou querendo fazer uma experiência agora com um óleo mais fino, pois queria sentir o carro mais solto ainda, e tentar uma economia maior de combustível também, e além disso, quero utilizar um óleo mais moderno, de preferência um SM. Não posso reclamar muito do consumo do carro, antes das velas e filtro novos, rodava 150km em média por cilindro de GNV, o cilindro é de 16m³, agora já consegui fazer 180km, e detalhe, o ar-condicionado SEMPRE ligado. Ligo o motor e ligo logo ao ar, SEMPRE, mesmo no inverno, e não tenho pena de pisar no acelerador não, de verdade.
Gasolina sempre coloco no máximo 1/4 da capacidade do tanque, e sempre que posso coloco a Podium, o problema é que o posto BR com Podium fica longe de casa, mas se não, uso a Supra mesmo, que tem no BR mais perto. Coloco 1/4 pois ando no GNV a maior parte do tempo, a Gasolina é apenas para rodar de 2 a 3 minutos na 1ª partida do motor do dia e nos 2 a 3 minutos finais de funcionamento do motor no dia, o restante é sempre feito no GNV mesmo. Sendo assim, nunca completo na intenção de sempre ter uma gasoilina relativamente nova e boa no tanque. Apesar de não utilizar nunca Álcool no tanque, sempre completo o reservatório de partida a frio, e sempre com uma Gasolina Aditivada também, sei lá, deve ajudar na partida...
Sobre o óleo do motor, o manual diz que aceita SJ ou superior, 5w30, 15w40, 15w50, 20w40 e 20w50. O carro sai de fábrica com o 5w30 e vários funcionários da GM já me afirmaram que este é o óleo recomendado para o motor durante toda a sua vida. Eu particularmente acho que em motor com 145.000Km, mesmo bem cuidado, o 5w30 seria fino demais. Estava querendo tentar agora sair do 20w50 SJ e partir para um 15w40 SM mineral ou semi-sintétio pelo menos, que ainda é barato, em média uns R$15,00 o litro. O que acham dessa idéia? É viável ou arriscado?
Sei que em time que está ganhando não se deve mexer, mas como já comecei a mexer, agora vou em frente... mas acredito que seja para o bem do carro e para satisfazer minhas vaidades também, sei lá... rs...
Me desculpem pelo texto enorme.
Agradeço a ajuda, desde já!
Abraços.
Se achar que ta mudando "radicalmente" usa o 15w40 por um tempo, depois vai baixando
abraços !!
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pode usar qq um dentro do especificado, qnd o motor tiver com folga e queimando é hora de retifica e nao por oleo grosso
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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ViniciusM
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+1SemControle escreveu:pode usar qq um dentro do especificado, qnd o motor tiver com folga e queimando é hora de retifica e nao por oleo grosso
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SemControle
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sempre pergunto seu motor pedia 5W30 agora q tem umas folgas e ta queimando vc poe 20W60, sera q as galerias cresceram tmb pra passar essa quase graxa?
e o mesmo vale pra quem quer por oleo mais fino q o especificado pensando em lubrificar melhor, pura ilusao, a pressao no sistema vai cair, e vai chegar a faltar lubrificacao
e o mesmo vale pra quem quer por oleo mais fino q o especificado pensando em lubrificar melhor, pura ilusao, a pressao no sistema vai cair, e vai chegar a faltar lubrificacao
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1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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