[PROJETO] - GSI Turbo - Ritcho

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Ritcho
:: Millennium ::
Mensagens: 140
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Registrado em: Sábado 18 2012f Fevereiro 2012 07:53:38 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995
Contato:

Mensagem por Ritcho »

Fala Luisinho!

Cara, precisando de qualquer help é só falar!

Estou com quase tudo desse carro na cabeça ;-)

Se o vira estiver legal, ele aguenta bem um turbinho sem problemas.

Chipar esse carrinho é uma boa. Eu inclusive estou mexendo no módulo do meu nesse exato momento. Depois conto com calma o que estou fazendo. Eu tenho (ou pelo menos tinha) alguns arquivos que eu montei a um tempo atrás pro GSI e posso gravar pra você testar. Só preciso que me mande as eproms (27C512). Mas deixa eu procurar aqui os arquivos primeiro. Eu também vou precisar deles... O meu está com um chip que eu fiz pra turbo (eu gravei os chips quando o carro ainda era do meu primo) e como o carro vai rodar "original" inicialmente, vou gravar a programação original também.

Não sei se você já comprou todas as peças aí que você descreveu, mas lá vão duas dicas:

Junta do cabeçote da Meriva 1.8 16V (cabe como uma luva e é de aço) e bomba de óleo da Montana 1.8 (tem mais pressão). É preciso fazer um pequeno corte numa "orelha" bomba onde ficaria um sensor na Montana e que não tem utilidade no GSI.

Aproveitando... queria te pedir um favor, se possível.

Teria como você tirar uma foto do suporte do alternador? Aquele ferro com os parafusos que dão tensão à correia. Existem 3 tipos de suportes no catálogo e estou com dificuldade pra encontrar... então talvez eu fabrique um...

Grande abraço e boa sorte aí com o GSI, que por sinal está show de bola!
luizinhoboll
:: Millennium ::
Mensagens: 154
Registrado em: Domingo 05 2012f Agosto 2012 06:37:07 PM
Localização: Esteio - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luizinhoboll »

humm vlw pela ideia...
voce reprograma e grava o chip ?

trabalho em Auto peças... Amanha vou dar uma olhada na Junta da meriva e na bomba de oleo da montana 1.8..

por ser de aço ela se torna melhor, e sem risco de queimar ou oque?

Estou louco para ver o motor roncar tambem hehehe...
Eu que estou fazendo.. com ajuda do meu pai que é mecanico..
amanha vou tirar o virab do bloco para ver direitinho se vai retificar...
uma duvida... Meu gsi estava com um defeito antes de eu abrir o motor..
Tinha hora que ele ficava sem força.. Faltando AR ou combustivel..
n falhava nem nada mas ficava sem força. ai do nada parecia q liberava um certo tipo de valvula que o carro ficava uma bala dnv..

Na desmontagem nao notei nada fora do comum, apenas uma mangueira que vai da admissao até o tubo do filtro do ar..

Que estava solta no tubo.. nao estava fixada e vedada no tubo do filtro do ar corretamente.. e Sem contar que na mangueira do combustivel embaixo do carro tem uma que ta meia dobrada... nao sei se pode ser ela o defeito.. depois de montado tomará que resolva..
se n vo ter que ir atras do defeito...

Voce acha peças com facilidade ai no RJ?

Aqui no RS é raro...
e as que consigo sao Paralelas.. Como os pistoes.. nao Consegui achar uma marca boa..
Apenas 2ª linha ( mas nao foi preciso trocar , irei trocar apenas Aneis )

E sobre a valvula que libera a passagem de ar Da valvula Secundaria ali que libera com o vacuo. A minha Está retornado Gases para a secundaria de AR...

Quando o carro ta ligado sai uma fumaçinha degases retornado pela mangueira...
Será que preciso troca-la? Minha Secundaria de Ar Derreteu... Creio eu que seja por causa desse retorno de gases para ela...
Se for ela creio que só na Net para achar ela..

vlw abraços
Amanha irei tirar fotos do Suporte do Alternador para te auxiliar...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26969
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vcs sao tudo doido usar um vira roido desse pra andar com turbo.....
se o cara for sovietico ja nao recomendo um vira comido assim nem pra aspirado...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Ritcho
:: Millennium ::
Mensagens: 140
Registrado em: Sábado 18 2012f Fevereiro 2012 07:53:38 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995
Contato:

Mensagem por Ritcho »

SemControle escreveu:vcs sao tudo doido usar um vira roido desse pra andar com turbo.....
se o cara for sovietico ja nao recomendo um vira comido assim nem pra aspirado...
Opa opa! :-D

Só recomendo usar o vira original se ele estiver em boas condições, como eu frisei na mensagem anterior. Nem virabrequim, nem qualquer outra peça fora das especificações pode ou deve ser utilizada no carro original, quanto mais num turbinado.

Abração!
luizinhoboll
:: Millennium ::
Mensagens: 154
Registrado em: Domingo 05 2012f Agosto 2012 06:37:07 PM
Localização: Esteio - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luizinhoboll »

opaa tirei umas foto do suporte do alternador como vc pedio...
está ai, tomara que te ajude.
abraçoo


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Ritcho
:: Millennium ::
Mensagens: 140
Registrado em: Sábado 18 2012f Fevereiro 2012 07:53:38 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995
Contato:

Mensagem por Ritcho »

Cara, PERFEITO!

Ajudou d+!!!

Ajudou tanto que já fui na GM e comprei um! ;-)

Muito obrigado mesmo!!!!!

PS: Já estou respondendo a sua outra mensagem.

Grande abraço!
Ritcho
:: Millennium ::
Mensagens: 140
Registrado em: Sábado 18 2012f Fevereiro 2012 07:53:38 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995
Contato:

Mensagem por Ritcho »

luizinhoboll escreveu:humm vlw pela ideia...
voce reprograma e grava o chip ?
Sim e não :-). Explicando: Eu tenho o gravador e alguns arquivos que fiz anos atrás (espero encontrá-los), mas não tenho mais o programa que usava pra gerar os arquivos. Na verdade eu nunca tive o programa, usava de uma loja de preparação pra acertar o carro no dinamômetro. Mas a loja não existe mais. :-(
luizinhoboll escreveu: trabalho em Auto peças... Amanha vou dar uma olhada na Junta da meriva e na bomba de oleo da montana 1.8..
Opa, legal! Bom saber ;-)
luizinhoboll escreveu: por ser de aço ela se torna melhor, e sem risco de queimar ou oque?
A junta por ser metálica, é mais resistente, principalmente a fadiga e queima por causa de altas temperaturas. No entanto, ela deixa o cabeçote um pouquinho mais alto, diminuindo um pouco a taxa de compressão, o que é desejável num motor turbo comprimido, mas pode gerar uma pequena perda quando aspirado original.
luizinhoboll escreveu: Estou louco para ver o motor roncar tambem hehehe...
Eu que estou fazendo.. com ajuda do meu pai que é mecanico..
amanha vou tirar o virab do bloco para ver direitinho se vai retificar...
uma duvida... Meu gsi estava com um defeito antes de eu abrir o motor..
Tinha hora que ele ficava sem força.. Faltando AR ou combustivel..
n falhava nem nada mas ficava sem força. ai do nada parecia q liberava um certo tipo de valvula que o carro ficava uma bala dnv..

Na desmontagem nao notei nada fora do comum, apenas uma mangueira que vai da admissao até o tubo do filtro do ar..

Que estava solta no tubo.. nao estava fixada e vedada no tubo do filtro do ar corretamente.. e Sem contar que na mangueira do combustivel embaixo do carro tem uma que ta meia dobrada... nao sei se pode ser ela o defeito.. depois de montado tomará que resolva..
se n vo ter que ir atras do defeito...
Cara, essa mangueira dobrada aí... pode não ser a causadora desse problema (grade chance de ser), mas que prejudica o desempenho eu não tenho dúvida nenhuma.

Acho que você deve fazer isso mesmo. Monta o carro direitinho e depois verifica se o problema continua. Espero que não!
luizinhoboll escreveu: Voce acha peças com facilidade ai no RJ?

Aqui no RS é raro...
e as que consigo sao Paralelas.. Como os pistoes.. nao Consegui achar uma marca boa..
Apenas 2ª linha ( mas nao foi preciso trocar , irei trocar apenas Aneis )
Cara, algumas coisas eu até encontro sim. Mas é uma busca cansativa e muitas vezes frustrante. Você tem o CEP Chevrolet? O que eu faço normalmente é pegar a referência da peça no catálogo (ou na própria peça) e depois realizo uma busca com esse código no site http://www.pecas-on-line.com.br/. Quando eu não encontro nesse site, já sei que vai ser uma busca complicada. Mas me ajuda inclusive pra ter uma ideia de preço.

Como disse na outra mensagem, consegui achar o braço de ajuste do alternador na GM mesmo. Era o único! Mais uma vez muito obrigado pelas fotos! Se eu não encontrasse ia ver a possibilidade de um torneiro reproduzi-la.
luizinhoboll escreveu: E sobre a valvula que libera a passagem de ar Da valvula Secundaria ali que libera com o vacuo. A minha Está retornado Gases para a secundaria de AR...

Quando o carro ta ligado sai uma fumaçinha degases retornado pela mangueira...
Será que preciso troca-la? Minha Secundaria de Ar Derreteu... Creio eu que seja por causa desse retorno de gases para ela...
Se for ela creio que só na Net para achar ela..
Eu sei que não é ecologicamente correto... mas no meu carro essas válvulas e a bomba de ar secundário foram "limadas". A bomba estava ruim e uma nova, da última vez que perguntei numa autorizada custava "só" R$4.000,00 (isso mesmo, quatro mil reais). A natureza que me desculpe... mas, com esse precinho não dá.
luizinhoboll escreveu: vlw abraços
Amanha irei tirar fotos do Suporte do Alternador para te auxiliar...
Valeu meu amigo.
Mais uma vez obrigado pelas fotos!
Grande abraço!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26969
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ta chegando num ponto bom, muito interessante a questao da alta taxa e do turbo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
luizinhoboll
:: Millennium ::
Mensagens: 154
Registrado em: Domingo 05 2012f Agosto 2012 06:37:07 PM
Localização: Esteio - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luizinhoboll »

aee funcionou as fotos entao hehehe.
Cara hoje fui comprar os Aneis de pistao e levei junto o pistao para nao dar problema..
Chegando lá o encarregado pelas peças pegou meu Pistao e me falou o seguinte...
-Cara vc pode colocar os aneis novos, mas teu carro vai fica fumando, pois estas "valetas " desses pistoes antigos ( original do carro ) foi fabricado com defeito, essas "valetas " sao muitos abertas, fazendo com que o anel nao de conta de vedar fazendo com que o oléo suba e queime óleo..

Alguns mecanicos conhecidos meu falaram que isso nao tem nada haver, pois quanto maior ser as "valetas" mais será lubrificado os pistoes..

Agr estou na duvida, pois monto o motor ciom os pistoes originais da linha de montagem... ( que já estao no meu carro ) ou
se eu comprar novo vai ser da marca Suloy que eu nao gosto muito...

E aneis .. estou na duvida quais colocar..
tenho conhecidos que preparam carros e turbinam me indicaram usar o Sentrinel ( 2ª linha )
Pois é um anel mais rigido e senta melhor...

Mas tambem tem o Metal Leve e Cofap ( 1ª linha )
oque acham?

sobre a historia do pistao.. é uma coisa considerável?

abraços


foto da "valeta " que o encarregado afirmou ser defeito de fábrica por ser muito grande...
Imagem
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26969
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tinha q falar pro asno ai q se foram fabricadas com defeito nunca fumou enquanto em boas condicoes.....
o cara nao ter as pecas corretas e querer te empurrar outras cria varias desculpas....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”