[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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ivanfcouto
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Show de bola, vou de Lubrax Top Turbo (SL) ou Extra Turbo (SJ), 15w40 na próxima troca.
Ivan Couto
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awaked
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Tive um carro de motor AP 2.0. Sempre usava óleo BR SL 20w50.
Quando o carro tinha uns 150k devido ao estado geral do motor me recomendaram o Lubrax Tecno SM 15w40. Cara, o motor mudou de comportamento...
Tive uns probleminhas... o retentor do volante do motor começou a vazar depois de uns 10.000 km usando óleo SM. Mais tarde foram 2 retentores da frente, polia e o outro já não me recordo. Os retentores em questão estavam gastos, não foi o óleo que estragou, só que a limpeza mostrou o "problema".
Segundo o mecânico, amigo, bom e de confiança total, o que deve ter acontecido é que o SM limpa muito melhor do que o SL. E ele limpou alguns depositos que acabam se formando ao usar SL. Fazendo aparecer o vazamento. Destaco que os retentores em questão estavam gastos. Mas não vazavam provavelmente por consequencia desses depósitos.
Enfim, mandei arrumar os retentores, limpar o cárter e o pescador (medida apenas preventiva) e não me arrependi. O carro não queimava uma gota com SL 20w50. Depois com Tecno 15w40 SM ele passou a queimar um pouco menos de 500 ml a cada 5000 km, quando eu trocava, ou seja, totalmente aceitavel... mas ficou muito melhor. RECOMENDO.
Mais tarde ao abrir a tampa de válvulas pra trocar a junta a surpresa. Na ocasião tinha um Golf com 50.000 km rodados trocando a junta, feio, sujo, terrível por dentro. O meu já na época beirando os 200.000 limpo e sadio.
Conversando a algumas semanas atrás esse mesmo mecânico, me contou que vários carros com SM apresentaram sintomas parecidos na oficina dele. Alguns muito mais graves. O SM é forte, e bom, limpa muito melhor que o SL. Só que muita gente ainda usa SJ ou piores. E o SM pode ter um efeito muito parecido com os produtos do tipo FLUSH, que são extremamente criticados.
Quando o carro tinha uns 150k devido ao estado geral do motor me recomendaram o Lubrax Tecno SM 15w40. Cara, o motor mudou de comportamento...
Tive uns probleminhas... o retentor do volante do motor começou a vazar depois de uns 10.000 km usando óleo SM. Mais tarde foram 2 retentores da frente, polia e o outro já não me recordo. Os retentores em questão estavam gastos, não foi o óleo que estragou, só que a limpeza mostrou o "problema".
Segundo o mecânico, amigo, bom e de confiança total, o que deve ter acontecido é que o SM limpa muito melhor do que o SL. E ele limpou alguns depositos que acabam se formando ao usar SL. Fazendo aparecer o vazamento. Destaco que os retentores em questão estavam gastos. Mas não vazavam provavelmente por consequencia desses depósitos.
Enfim, mandei arrumar os retentores, limpar o cárter e o pescador (medida apenas preventiva) e não me arrependi. O carro não queimava uma gota com SL 20w50. Depois com Tecno 15w40 SM ele passou a queimar um pouco menos de 500 ml a cada 5000 km, quando eu trocava, ou seja, totalmente aceitavel... mas ficou muito melhor. RECOMENDO.
Mais tarde ao abrir a tampa de válvulas pra trocar a junta a surpresa. Na ocasião tinha um Golf com 50.000 km rodados trocando a junta, feio, sujo, terrível por dentro. O meu já na época beirando os 200.000 limpo e sadio.
Conversando a algumas semanas atrás esse mesmo mecânico, me contou que vários carros com SM apresentaram sintomas parecidos na oficina dele. Alguns muito mais graves. O SM é forte, e bom, limpa muito melhor que o SL. Só que muita gente ainda usa SJ ou piores. E o SM pode ter um efeito muito parecido com os produtos do tipo FLUSH, que são extremamente criticados.
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awaked
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Só acrescentando o meu carro era 2.0 e o ano 95.
Comprei ele com 110k, passei a usar SM com 150k e vendi com mais de 200k. E o motor em si nunca foi aberto.
E os carros citados pelo mecânico que os sintomas se assemelharam com o uso do FLUSH eram todos carros usados, 95~98, nessa faixa. Com km bem alta. 200 mil e até 300 mil km.
Comprei ele com 110k, passei a usar SM com 150k e vendi com mais de 200k. E o motor em si nunca foi aberto.
E os carros citados pelo mecânico que os sintomas se assemelharam com o uso do FLUSH eram todos carros usados, 95~98, nessa faixa. Com km bem alta. 200 mil e até 300 mil km.
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ivanfcouto
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Após uma leitura cansativa em vários fóruns, tanto de carros normais, quanto de 4x4 e até mesmo de motos, me decidi por usar o óleo da BR para uso severo em motores a diesel turboalimentados, que pode também ser considerado de uso misto (também em motores à Gasolina/Álcool/GNV). Lubrax Extra Turbo (SJ) ou Top Turbo (SL). Encontrei o Top Turbo apenas no balde de 20l, por R$185,00. Já o Extra Turbo, consegui encontrar o litro por R$10,00, hoje, Domingo.
Para experiência, comprei o Extra Turbo mesmo, visto que já seria uma grande diferença em relação ao SJ 20W50 que vinha utilizando há varias trocas. Vou rodar com ele por apenas 2.000Km ou menos e trocar para o Top Turbo em seguida, por ser SL. E vou trocar sempre de 3.000 em 3.000Km, junto com o filtro.
Pelo que li, esses 2 óleos apesar de serem minerais, possuem muito mais aditivos e detergentes do que óleos de motor minerais convencionais, chegando a serem superiores a alguns óleos de base sintética. Eles são formulados basicamente para serem utilizados em motores diesel turboalimentados que trabalham em regime de porrada mesmo, e mesmo para esses motores, sua troca é bastante alongada (recomendam o mínimo de 20.000Km para esses motores de ônibus e caminhões com uma perna nas costas), fora que montadoras como Volvo, Mercedes e outras criaram testes que qualificam óleos para trabalharem em seus motores, e esses 2 foram aprovados. Mesmo sendo leigo nas siglas, o que li é que esses 2 óleos tem todas essas siglas que aprovam o uso em frota mista.
Troquei o óleo, peguei uma estradinha só pra dar uma esticada. Posso dizer que o carro está mais solto sim do que com o 20W50, o giro está subindo mais rápido, o motor continua silencioso e sereno, rodei só 200km, mas acho que já valeu.
E como o amigo disse acima, se limpar tudo e aparecer algum vazamento, que ótimo, é sinal de que o óleo estará cumprindo com o seu papel, deixando o motor sempre limpo e limpando as possíveis cagadas formadas no motor. Não vou me incomodar em trocar retentores sabendo que meu motor vai agradecer e durar mais por isso.
Vi também em um fórum que já existe óleo SN, só para informação mesmo. Mas vou ficar no SL Top Turbo mesmo.
Para experiência, comprei o Extra Turbo mesmo, visto que já seria uma grande diferença em relação ao SJ 20W50 que vinha utilizando há varias trocas. Vou rodar com ele por apenas 2.000Km ou menos e trocar para o Top Turbo em seguida, por ser SL. E vou trocar sempre de 3.000 em 3.000Km, junto com o filtro.
Pelo que li, esses 2 óleos apesar de serem minerais, possuem muito mais aditivos e detergentes do que óleos de motor minerais convencionais, chegando a serem superiores a alguns óleos de base sintética. Eles são formulados basicamente para serem utilizados em motores diesel turboalimentados que trabalham em regime de porrada mesmo, e mesmo para esses motores, sua troca é bastante alongada (recomendam o mínimo de 20.000Km para esses motores de ônibus e caminhões com uma perna nas costas), fora que montadoras como Volvo, Mercedes e outras criaram testes que qualificam óleos para trabalharem em seus motores, e esses 2 foram aprovados. Mesmo sendo leigo nas siglas, o que li é que esses 2 óleos tem todas essas siglas que aprovam o uso em frota mista.
Troquei o óleo, peguei uma estradinha só pra dar uma esticada. Posso dizer que o carro está mais solto sim do que com o 20W50, o giro está subindo mais rápido, o motor continua silencioso e sereno, rodei só 200km, mas acho que já valeu.
E como o amigo disse acima, se limpar tudo e aparecer algum vazamento, que ótimo, é sinal de que o óleo estará cumprindo com o seu papel, deixando o motor sempre limpo e limpando as possíveis cagadas formadas no motor. Não vou me incomodar em trocar retentores sabendo que meu motor vai agradecer e durar mais por isso.
Vi também em um fórum que já existe óleo SN, só para informação mesmo. Mas vou ficar no SL Top Turbo mesmo.
Ivan Couto
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ivanfcouto
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Tirando os problemas citados, que na verdade nem considero como "problemas", o que quis dizer com "o motor mudou de comportamento..."?awaked escreveu:Quando o carro tinha uns 150k devido ao estado geral do motor me recomendaram o Lubrax Tecno SM 15w40. Cara, o motor mudou de comportamento...
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awaked
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SJ é SJ , SL é SL assim por diante. Sintético ou não a classificação API serve justamente pra especificar a quantidade de aditivos. Não se engane com marketing, se ele tivesse mesmo mais aditivos ele seria de classificação superior. Bobear o SJ e SL devem ter uns bons 10 anos. Quando escreveram "muito mais aditivos" se referiam aos SI da vida.ivanfcouto escreveu: Pelo que li, esses 2 óleos apesar de serem minerais, possuem muito mais aditivos e detergentes do que óleos de motor minerais convencionais, chegando a serem superiores a alguns óleos de base sintética.
Exatamente, perfeito. Pena poucas pessoas pensarem assim.ivanfcouto escreveu: E como o amigo disse acima, se limpar tudo e aparecer algum vazamento, que ótimo, é sinal de que o óleo estará cumprindo com o seu papel, deixando o motor sempre limpo e limpando as possíveis cagadas formadas no motor. Não vou me incomodar em trocar retentores sabendo que meu motor vai agradecer e durar mais por isso.
ABraço.
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awaked
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O motor ficou mais liso... mais redondo... mais leve pra girar, entende. Claro, nada milagroso, mas nítido de percebr. Outra coisa, sempre escutei um chiado, baixo e rouco, chiado... com óleo melhor o chiado desapareceu.
Outra mudança. Quando o carro ficava mais de 3 dias parado ao funcionar o motor ele batia tuchos, por 2 ou 3 segundos mais batia... depois com SM foi melhorando... foi sumindo o sintoma, a ponto de ficar 2 semanas parado e ao funcionar os tuchos não baterem. Provavelmente consequencia da limpeza, tucho hidráulico.
A luz do olho demorava uns 2 segundos pra apagar quando ligava o motor. Depois de um tempo usando SM foi ficando melhor, a ponto de o motor nem pegar direito e a luz já apagar.
Nos meus últimos 20.000 km de uso do carro nunca mais escutei 1 único tucho bater que fosse.
Eu penso que os maiores ganhos foi no API. Porque 20w50 pra 15w40 é pouca diferença.
Outra mudança. Quando o carro ficava mais de 3 dias parado ao funcionar o motor ele batia tuchos, por 2 ou 3 segundos mais batia... depois com SM foi melhorando... foi sumindo o sintoma, a ponto de ficar 2 semanas parado e ao funcionar os tuchos não baterem. Provavelmente consequencia da limpeza, tucho hidráulico.
A luz do olho demorava uns 2 segundos pra apagar quando ligava o motor. Depois de um tempo usando SM foi ficando melhor, a ponto de o motor nem pegar direito e a luz já apagar.
Nos meus últimos 20.000 km de uso do carro nunca mais escutei 1 único tucho bater que fosse.
Eu penso que os maiores ganhos foi no API. Porque 20w50 pra 15w40 é pouca diferença.
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ivanfcouto
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Não, não. Eles por serem óleo primeiramente voltados para os motores diesel turbo, e em seguida também classificados em SJ e SL (para veículos normais), possuem sim mais aditivos do que os SJ e SL normats vendidos para carros convencionais, exatamente pelo motivo já citado, serem produzidos primeiramente para motores de porrada.awaked escreveu:SJ é SJ , SL é SL assim por diante. Sintético ou não a classificação API serve justamente pra especificar a quantidade de aditivos. Não se engane com marketing, se ele tivesse mesmo mais aditivos ele seria de classificação superior. Bobear o SJ e SL devem ter uns bons 10 anos. Quando escreveram "muito mais aditivos" se referiam aos SI da vida.ivanfcouto escreveu: Pelo que li, esses 2 óleos apesar de serem minerais, possuem muito mais aditivos e detergentes do que óleos de motor minerais convencionais, chegando a serem superiores a alguns óleos de base sintética.
ABraço.
Ivan Couto
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Pode ser frescura minha, ou até algo psicológico, mas foi exatamente isso mesmo que senti hoje ao mudar do 20W50 para o 15W40.awaked escreveu:O motor ficou mais liso... mais redondo... mais leve pra girar, entende. Claro, nada milagroso, mas nítido de percebr.
Eu penso que os maiores ganhos foi no API. Porque 20w50 pra 15w40 é pouca diferença.
Agora, quando você diz que é pouca diferença, eu sei lá cara, o 15W40 ainda é considerado um óleo relativamente fino, o 20W50 é bem mais denso. Acho que tem bastante diferença de um para o outro sim, e essa diferença pode sim fazer diferença no funcionamento do motor, desempenho e consumo.
[]'s
Ivan Couto
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...e quando eu disse: "chegando a serem superiores a alguns óleos de base sintética."
...quis dizer que a limpeza e lubrificação que eles proporcionam ao motor e seus componentes secundários, pode ser melhor que a de um óleo mineral convencional ou até mesmo de um semi sintético. Mas que é claro, mineral é mineral, semi é semi e sintético é sintético.
É que não me pego muito nas siglas, mas eles além de terem secundariamente a classificação API, têm também uma classificação comercial, exatamente essa a voltada para sua função inicial que é motores diesel turbo, e que começa com C, e termina com I ou J, e tem um 4 no final não me lembro exatamente. Ex.: CJ-4 ou CI-4.
...quis dizer que a limpeza e lubrificação que eles proporcionam ao motor e seus componentes secundários, pode ser melhor que a de um óleo mineral convencional ou até mesmo de um semi sintético. Mas que é claro, mineral é mineral, semi é semi e sintético é sintético.
É que não me pego muito nas siglas, mas eles além de terem secundariamente a classificação API, têm também uma classificação comercial, exatamente essa a voltada para sua função inicial que é motores diesel turbo, e que começa com C, e termina com I ou J, e tem um 4 no final não me lembro exatamente. Ex.: CJ-4 ou CI-4.
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