[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
billy budd
:: Millennium ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por billy budd »

Experimenta um mineral 15W40, seu motor deve girar mais leve, mas deve beber mais óleo (fique atento) :!: Troque a cada 5.000 km
Juniko
:: Super ::

Mensagem por Juniko »

SemControle escreveu:
Juniko escreveu:Esta chegando a hora de troca o oleo do meu 95 efi 116 km ( nao sei se é real heheheh ) Tou pensando no SM 15W40 , o motor dele ta bala nao fuma , a pouco tempo troquei as juntas do motor e tava td limpinho sem borras... Vcs acham q devo ir de SM 15W40 ?
classificacao SM é muito boa, e a viscosidade ta dentro do especificado pelo fabricante

Msm sendo um carro 95 ?
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

Juniko escreveu:
SemControle escreveu:
Juniko escreveu:Esta chegando a hora de troca o oleo do meu 95 efi 116 km ( nao sei se é real heheheh ) Tou pensando no SM 15W40 , o motor dele ta bala nao fuma , a pouco tempo troquei as juntas do motor e tava td limpinho sem borras... Vcs acham q devo ir de SM 15W40 ?
classificacao SM é muito boa, e a viscosidade ta dentro do especificado pelo fabricante

Msm sendo um carro 95 ?
a classificacao API pode ser melhorada, porem a viscosidade nao deve mudar, assim como a base

tem q ver se tem muita borra, o SM tem bons detergentes q limpam o motor, se estiver em pessimas condicoes isso pode se tornar um problema mais grave
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Juniko

Mensagem por Juniko »

SemControle escreveu:
Juniko escreveu:
SemControle escreveu: classificacao SM é muito boa, e a viscosidade ta dentro do especificado pelo fabricante

Msm sendo um carro 95 ?
a classificacao API pode ser melhorada, porem a viscosidade nao deve mudar, assim como a base

tem q ver se tem muita borra, o SM tem bons detergentes q limpam o motor, se estiver em pessimas condicoes isso pode se tornar um problema mais grave
Por dentro tava limpo , pq tava com uns vazamentos , ai troquei as juntas do carter , tampa e cebolinha fico 100% nunca mais vazo 1 gota , vou por este ai msm hj , ai posto os resultados , acho q vai fica de boa , pq o moto ta 100% nao faz um barulho anormal , em ponto morto ou acelerando ...
SemControle

se ta limpinho maravilha, se ta pouco sujo deve ajudar, se tiver triste é melhor nao tentar
acho q essa é a melhor regra
Juniko

Mensagem por Juniko »

Coloquei o SM 15w40 msm

Ai no link tem o PDF dele

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/68 ... 0869efed74

Nao deu para senti muita diferença ,pq nao andei nem 2 km depois q coloquei... Ao passar do tempo posto aki o q achei
SemControle

muito interessante os dados, so fico com medo de tentar um oleo diferente no turbo pelo ponto de fulgor, ja tive oleo de motor mesmo virando agua no turbo

mas esse oleo coça pra tentar....
tanto pela viscosidade como pela API
PHNS

Mensagem por PHNS »

Eu uso Super Mobil 15w40
Nunca deu problema no Corsinha e n gasta tanto.
O melhor eh que pego esse oleo de graca, a empresa onde trampo tem patrocinio da Mobil...
Abracos
SemControle

tmb vou de mobil 4T no trubio e nunca virou agua hehe
ivanfcouto

Mensagem por ivanfcouto »

PHNS escreveu:Eu uso Super Mobil 15w40
Nunca deu problema no Corsinha e n gasta tanto.
O melhor eh que pego esse oleo de graca, a empresa onde trampo tem patrocinio da Mobil...
Abracos
@ PHNS: esse MOBIL Super 15W40 que vc tem usado é o de API-SM e base Mineral?

Se for, consegue me vender alguns litros dele num precinho "camarada" e de brother de CC Fórum? Já que você pega ele de graça onde trampa... :wink: :wink: :wink:

PM, se quiser. Ou e-mail (ivanfcouto@gmail.com), MSN, etc...

--------------------------------------------------------------------------------

@ TODOS:

Não acho esse MOBIL 15W40 SM Mineral por aqui. Por isso, tenho usado o BR Top Turbo (15W40 SL).

De ter mudado do 20W50 SJ (que já vinha sendo usado desde que comprei o carro, com uns 60-65k Km se ñ me falha a memória, até 2 ou 3 meses atrás, qdo o motor estava com uns +-130k Km) para esse atual Top Turbo 15w40 SL, já tive um vazamento de óleo na tampa do cárter e outro vazamento no retentor do volante do motor (foram 2 vazamentos que aconteceram em tempos separados, e só de MDO para esses 2 serviços, R$450,00!!!), sinal de que, o SL está limpando a cagada que o SJ deixou depositado.

A troca do retentor do volante que me deu raiva, pois só a peça "retentor" custou exatos R$20,00, da Sabó, já a MDO foi de R$250,00 e ainda tive que gastar depois com cambagem e alinhamento (+R$70,00), pois para conseguir chegar ao retentor, teve que desencaixar toda a parte inferior da suspensão dianteira (o que cagou a cambagem e o alinhamento), mais o quadro do carro teve q ser afrouxado, pra poder pendurar o motor no cavalete e separar ele da caixa, com isso, aproveitou que estava ali de cara e tirou fora também a embreagem para dar uma checada se estava sequinha, foi trabalho de 1 dia quase inteiro. Tomei uma fumada nessa brincadeira!!!

Consegui achar o novo óleo vendido e rotualdo pela GM, sendo 5W30 API-SM e base 100% Sintética, por R$20,00 o litro. Meu único receio é que, por ele ser 100% sintético e mesmo trocando com 5000Km (e não com 10mil como manda a embalagem), criar borra no cárter por causa da mistura de bases minerais (do combustível) com as sintéticas (do óleo). Meu cárter, como foi aberto, já estava bem limpinho, mas mesmo assim, ainda foi feita uma limpezinha (não-química), e aproveitou para limpar tb o pescador.

O manual do carro diz que esse motor pode usar desde o 5W30, passando pelo 15W40 logo em seguida, aumentando mais 2 até chegar ao 20W50 (o mais grosso que o motor pode aceitar, pelo manual), mas não fala nada sobre ser sintético ou mineral, apenas que seja de API-SJ ou superior.

De verdade, estou me coçando demais pra experimentar, e se der td certo, até passar a usar sempre esse lançamento da GM, mas por ele ser 100% sintético, ainda não fui de cara. Acho que meu carro sempre usou óleo mineral e SJ.

O SL já está mostrando serviço, mas quero passar a utilizar só SM de agora em diante.

Ah, desde que passei a usar o Top Turbo, não tenho deixado passar dos 3k Km lá dentro e já troco tudo de novo (tudo = óleo + filtro).

O que acham? Meto a cara de vez nesse 5W30 sintético SM (trocando de 5k em 5k), ou vou (mais prudente) no 15W40 mineral SM? O carro tem agora, pouco mais de 150k Km rodados.
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
Responder